segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Minha querida Sogra


Este fim de semana, enquanto tomava um café com o "macho lá de casa", a nossa conversa foi interrompida pela conversa do casal ao lado. Impossível a conversa deles não ter parado a nossa. A mulher falava com o esposo em tom consideravelmente enervado. Questionava o seu marido pelas acções e conversas da sua sogra. O pobre homem estava visivelmente sem saber o que responder à esposa.

Não consegui evitar de dizer para o "macho lá de casa" que deve ser o inferno na vida do casal quando existe um conflito com a "mítica" sogra.
Para ele, como filho, deve ser horrível ter de lidar com "as duas mulheres da sua vida" constantemente a gladiar-se. Ter de mediar um conflito entre duas pessoas que ama. Os filhos do casal  a serem bombardeados com balas de uma guerra que não é deles mas ainda assim são feridos. E acima de tudo, para ambas que não conseguem viver a vida em plena harmonia e usufruir o que a vida tem de melhor, a paz e o amor.

Detestaria ter uma sogra diabólica e ter de constantemente levantar as barreiras de protecção e o escudo antí míssil. Discutir com o meu marido por causa da sua bela mãe, e estar sempre atenta a possíveis estratégias secretas do inimigo para minar o seio familiar. Arrepio-me só de pensar. 
Não compreendo estas pessoas que só conseguem estar bem com intrigas e venenos. 
Sei que as pessoas nem sempre são fáceis e mesmo nós temos os nossos dias mas para o bem e a paz mundial familiar, deveríamos tentar evitar estas verdadeiras batalhas familiares. Para bem de todos. A vida é tão curta...

Quantas famílias são desagregadas por causa destes assuntos? Quantas pessoas vivem uma vida infeliz por causa destas guerras? Não faz sentido.
Infelizmente um assunto tão antigo mas sempre actual.

22 comentários:

  1. é mesmo assim...infelizmente.A vida de casal fica completamente revirada e devassada.A sobrinha da minha sogra (prima do meu marido e sua melhor amiga)já me disse que a estratégia da minha sogra é levar-me à exaustão para que eu me separe e o seu rico filho fique novamente debaixo da asa dela. A mesma sogra que compete comigo em roupa, penteado, decoração de casa etc etc...É de loucos, acredita...eu vou tentando relativizar, pois a verdade é que o meu marido não tem culpa e jamais o colocarei numa situaçãod e escolha, pois tal como eu, iria sempre escolher a minha familia se tivesse de o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Vera, deve ser mesmo horrível :( mas a senhora deve ter uma desordem qualquer "para querer" o filho de volta"... incompreensível!

      Eliminar
  2. Infelizmente e como diz a Vera é verdade. Já tive alturas em que a minha sogra estava todos os dias em casa a dar palpites de como as coisas deveriam ser feitas. Mas foi algum tempo em constante conflito pq infelizmente trabalhávamos todos no mesmo sitio. Depois de várias vezes expor a situação ao meu marido ele chegou a dar-me razão até que houve uma altura em que explodi. E ele também. Expulsei-a da minha casa e ele apoiou-me e fez o mesmo. Passado um mês foi como se nada tivesse passado. Agora está mais calma porque sabe que não vale a pena entrar em conflito directo comigo.

    Mas há a nossa sogra e a sogra dos nossos maridos. Ou sogros. (In)felizmente trabalhamos todos juntos e o ambiente do trabalho por mais que não queiramos misturar acaba sempre por afectar o ambiente familiar. O meu marido não se dá muito bem com os meus pais, mas tentamos sempre acalmar o clima. Por vezes é inevitável, por outras pacífico. Mas porque tb tenho um marido cabeça dura. Mas é outro tema. Por isso, e desculpa-me o testamento, não podemos escolher a família dos nossos cônjuges, mas nunca podemos deixar que esse mau ambiente se transmita para o casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana... trabalhar com a familia deve ser dose, então com a sogra, jesus! Muita força. Beijinhos

      Eliminar
    2. A sogra já saltou do barco há mais de um ano. Foi o melhor. Mas não é mesmo nada fácil.
      Obrigada.

      Eliminar
  3. Tens razão sim, mas por vezes as ditas sogras são mesmo umas víboras, e falo do caso da minha avó paterna. Eu no lugar do meu pai, nem lhe dirigia a palavra. Há casos e casos...

    ResponderEliminar
  4. Eu não me posso comparar a isto que acabaste de escrever, pois deve ser infernal, mas a minha tira-me do serio é por querer ajudar lolll
    Todas as semanas me manda cmida já feita, acomida é boa, mas ás vezes não me patece comer aquilo....
    Todas as semanas vamos lá comer pelo menos uma vez...... não aguentam uma semana sem ver aneta, se a neta nao vai lá, vão eles lá a casa, por isso..... ok nós vamos ai jantar loll
    De resto não posso refilar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL sim! Bem melhor lá ir do que ela ir lá para casa :D

      Eliminar
  5. A mãe do meu namorado é " tão boa pessoa " que a ultima vez que a vi e discuti com ela a sra virou se a mim para me bater...Como vivemos juntos chega a ligar a meia noite para minha casa a insultar me , liga as 7 da manha para discutir com o filho.

    O que a sra tem contra mim sou divorciada e com um filho, palavras da minha sogra sou rodada...


    As piores discussões que tenho com o meu namorado são por causa da família dele,a mãe dele proibiu o outro filho de falar comigo que obedece, estamos a falar de uma pessoa com 37 anos casado e já com um filho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita... ouvir falar disto na primeira pessoa ainda torna isto mais horrível. Isso é completamente louco. Muita força! Beijinhos

      Eliminar
  6. Tens toda a razão! Deve ser terrível.

    ResponderEliminar
  7. é horrivel mesmo e já vivi isso em primeira mão. não o desejo a ninguém!

    ResponderEliminar
  8. Olá, realmente é lamentável, não consigo compreender, eu também tenho um filho e adoro-o e não sei que tipo de sogra vou ser, mas se seguir o exemplo da minha, a nora não se vai queixar, pois a minha sogra é das melhores pessoas que conheço e no entanto adora os filhos, mas trata-me como uma filha, temos um relacionamento óptimo.
    Tenho muito orgulho nela.
    Bjos doces

    ResponderEliminar
  9. Graças a deus a minha sogra é santa.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Infelizmente a minha sogra é mesmo mázinha! Já tive imensas desavenças com ela.. Ela nunca queria que o "menino dela" tivesse saído de casa. As únicas discussões que tenho com o meu marido é quando ela se quer meter demais na nossa vida.. Quer andar sempre atrás de nós e depois não nos dá qualquer tipo de privacidade.Às vezes já nem lhe contamos onde estamos ou o que fizemos (para teres uma noção como ela é uma colas). Ela também me quer imitar na roupa (comprou uns óculos de sol super parecidos aos meus, uma semana depois de eu os ter comprado). Isto são só alguns episódios... Se me pusesse a escrever todos não saia daqui nem amanhã! Já me mentalizei que isto vai ser sempre assim. Há fases piores e fases melhores, mas pode ser que um dia melhore!

    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, isso deve ser horrível... imitar-te?? Mas a senhora deve ter problemas graves de personalidade! Muita força para enfrentar tudo isso. Beijinhos

      Eliminar
    2. Acredita que problemas graves de personalidade é só uma pequena parte de todos os problemas que ela tem! Obrigado pela força :)

      Mariana

      Eliminar
  11. Ainda bem que a minha sogra é boazinha!
    :-))

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Eu criei aversão a esse membro da familia, namorei 2 anos, comprei casa tinha uma sogra excelente, no dia que casei mudou completamente. Decidiu que mandava na minha casa, que eu tinha que andar sempre com eles, até ao dia que perdi as estribeiras e a coloquei fora da minha casa. Ao fim de 4 meses de casada estava a sair da casa que tinha comprado porque não aguentei mais. Voltei para casa dos meus pais com 43 kg e uma anorexia nervosa. O meu casamento terminou ao fim de 4 meses por causa da mae dele que queria mandar em mim e nele. 3 anos antes acabou com o primeiro casamento dele que durou 6 meses. Estamos a falar de um rapaz que hoje tem 28 anos!
    Sogras para mim é como diz o velho ditado "Sogras e arados só debaixo da terra é que dão resultados"

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia... Meu Deus, que senhora é essa? Mais vale só que mal acompanhada... sempre ouvi dizer! Beijinhos

      Eliminar
  13. O meu comentário vem tarde, mas... A minha sogra persegue-me desde que estou com o meu marido. Sempre tenta colocar abaixo de tudo. Sempre houve intrigas com ela e a filha que na altura que me juntei ao meu marido tinha apenas 13 anos. Por se acharem inferiores a mim, sempre me criticaram em tudo.
    Mas fui-me calando. Eram a família do meu marido. E, na altura viviamos em casa delas. Até que nasceu o meu filho.
    Pelo que via, sabia que nos iriamos chatear por causa disso, mas nunca pensei que chegasse a esse ponto...
    A minha cunhada com 16 anos agrediu-me duas vezes com o meu filho ao colo e a mãe dela naturalmente não a castigou e ainda me ofendeu e à minha família. Anda há 3 anos a difamar-me, ofende-me cada vez que tem hipótese, quer pôr o meu marido e o meu filho contra mim (até Agora Sem sucesso). Ameaça-me que me tira o filho que me denuncia à polícia de agressões (falsas) contra o meu filho. Depois passados 3 anos decie vir com uma prenda a qual prontamente recusei e a sua resposta foi parti-la à minha entrada... etc, etc, etc... Agora diz qze quer pedir perdão.
    Eu dou-lhe o perdão. e mesmo assim mente. diy que eu não a deixo ver o meu filho. Ela é que não quer saber dele para nada. USA-o só para ver se cria discussões em minha casa. Uma tristeza...

    nunca pensei conhecer Pessoas tão reles na minha vida, não fui educada assim e não quero que o meu filho tenha de passar por isto, não tendo ele culpa de nada. Tenho aguentado muito, porque acabao sempre a discutir com o meu marido por causa dela e sou sempre eu que falho, porque a ela não se pode pedir muito já que ela não é capaz, eu é que tenho de me calar, deixa-la entrar em minha casa....


    Mas chegou o momento em que realmente não aguento mais. Ela quer desgastar-me e stá a conseguir. eu ^não quero nem consigo viver isto o resto da minha vida.

    Eu nunca quis encostar o meu marido à parede. Mas se isto continua e se ela volta a entrar na minha casa... ele vai ter de escolher quem mais importante para ele é.

    Eu não aguento isto tudo. Não sou de Ferro e o pior de tudo e a falta de uma atitude. Depois de ser chamada de p**a e agredida, se fosse ao contrário, eu nunca mais falaria para a minha mãe... porque é que ele insiste numa relação com a mãe dele, se ele nunca a teve.
    Ela sempre o abandonou.
    Rejeitou-o e ele não quer aceitar isso...

    Por favor, acham assim tão errado que eu a qualquer momento dê um ultimato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como disse, deve ser um inferno viver assim :( não imagino o stress de viver uma vida assim. E cortar relações com ela? Muita força!

      Eliminar

🦸‍♀️

22 comentários:

  1. é mesmo assim...infelizmente.A vida de casal fica completamente revirada e devassada.A sobrinha da minha sogra (prima do meu marido e sua melhor amiga)já me disse que a estratégia da minha sogra é levar-me à exaustão para que eu me separe e o seu rico filho fique novamente debaixo da asa dela. A mesma sogra que compete comigo em roupa, penteado, decoração de casa etc etc...É de loucos, acredita...eu vou tentando relativizar, pois a verdade é que o meu marido não tem culpa e jamais o colocarei numa situaçãod e escolha, pois tal como eu, iria sempre escolher a minha familia se tivesse de o fazer.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bem Vera, deve ser mesmo horrível :( mas a senhora deve ter uma desordem qualquer "para querer" o filho de volta"... incompreensível!

      Eliminar
  2. Infelizmente e como diz a Vera é verdade. Já tive alturas em que a minha sogra estava todos os dias em casa a dar palpites de como as coisas deveriam ser feitas. Mas foi algum tempo em constante conflito pq infelizmente trabalhávamos todos no mesmo sitio. Depois de várias vezes expor a situação ao meu marido ele chegou a dar-me razão até que houve uma altura em que explodi. E ele também. Expulsei-a da minha casa e ele apoiou-me e fez o mesmo. Passado um mês foi como se nada tivesse passado. Agora está mais calma porque sabe que não vale a pena entrar em conflito directo comigo.

    Mas há a nossa sogra e a sogra dos nossos maridos. Ou sogros. (In)felizmente trabalhamos todos juntos e o ambiente do trabalho por mais que não queiramos misturar acaba sempre por afectar o ambiente familiar. O meu marido não se dá muito bem com os meus pais, mas tentamos sempre acalmar o clima. Por vezes é inevitável, por outras pacífico. Mas porque tb tenho um marido cabeça dura. Mas é outro tema. Por isso, e desculpa-me o testamento, não podemos escolher a família dos nossos cônjuges, mas nunca podemos deixar que esse mau ambiente se transmita para o casal.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ai Ana... trabalhar com a familia deve ser dose, então com a sogra, jesus! Muita força. Beijinhos

      Eliminar
    2. A sogra já saltou do barco há mais de um ano. Foi o melhor. Mas não é mesmo nada fácil.
      Obrigada.

      Eliminar
  3. Tens razão sim, mas por vezes as ditas sogras são mesmo umas víboras, e falo do caso da minha avó paterna. Eu no lugar do meu pai, nem lhe dirigia a palavra. Há casos e casos...

    ResponderEliminar
  4. Eu não me posso comparar a isto que acabaste de escrever, pois deve ser infernal, mas a minha tira-me do serio é por querer ajudar lolll
    Todas as semanas me manda cmida já feita, acomida é boa, mas ás vezes não me patece comer aquilo....
    Todas as semanas vamos lá comer pelo menos uma vez...... não aguentam uma semana sem ver aneta, se a neta nao vai lá, vão eles lá a casa, por isso..... ok nós vamos ai jantar loll
    De resto não posso refilar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. LOL sim! Bem melhor lá ir do que ela ir lá para casa :D

      Eliminar
  5. A mãe do meu namorado é " tão boa pessoa " que a ultima vez que a vi e discuti com ela a sra virou se a mim para me bater...Como vivemos juntos chega a ligar a meia noite para minha casa a insultar me , liga as 7 da manha para discutir com o filho.

    O que a sra tem contra mim sou divorciada e com um filho, palavras da minha sogra sou rodada...


    As piores discussões que tenho com o meu namorado são por causa da família dele,a mãe dele proibiu o outro filho de falar comigo que obedece, estamos a falar de uma pessoa com 37 anos casado e já com um filho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Rita... ouvir falar disto na primeira pessoa ainda torna isto mais horrível. Isso é completamente louco. Muita força! Beijinhos

      Eliminar
  6. Tens toda a razão! Deve ser terrível.

    ResponderEliminar
  7. é horrivel mesmo e já vivi isso em primeira mão. não o desejo a ninguém!

    ResponderEliminar
  8. Olá, realmente é lamentável, não consigo compreender, eu também tenho um filho e adoro-o e não sei que tipo de sogra vou ser, mas se seguir o exemplo da minha, a nora não se vai queixar, pois a minha sogra é das melhores pessoas que conheço e no entanto adora os filhos, mas trata-me como uma filha, temos um relacionamento óptimo.
    Tenho muito orgulho nela.
    Bjos doces

    ResponderEliminar
  9. Graças a deus a minha sogra é santa.

    ResponderEliminar
  10. Olá! Infelizmente a minha sogra é mesmo mázinha! Já tive imensas desavenças com ela.. Ela nunca queria que o "menino dela" tivesse saído de casa. As únicas discussões que tenho com o meu marido é quando ela se quer meter demais na nossa vida.. Quer andar sempre atrás de nós e depois não nos dá qualquer tipo de privacidade.Às vezes já nem lhe contamos onde estamos ou o que fizemos (para teres uma noção como ela é uma colas). Ela também me quer imitar na roupa (comprou uns óculos de sol super parecidos aos meus, uma semana depois de eu os ter comprado). Isto são só alguns episódios... Se me pusesse a escrever todos não saia daqui nem amanhã! Já me mentalizei que isto vai ser sempre assim. Há fases piores e fases melhores, mas pode ser que um dia melhore!

    Mariana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, isso deve ser horrível... imitar-te?? Mas a senhora deve ter problemas graves de personalidade! Muita força para enfrentar tudo isso. Beijinhos

      Eliminar
    2. Acredita que problemas graves de personalidade é só uma pequena parte de todos os problemas que ela tem! Obrigado pela força :)

      Mariana

      Eliminar
  11. Ainda bem que a minha sogra é boazinha!
    :-))

    ResponderEliminar
  12. Olá,

    Eu criei aversão a esse membro da familia, namorei 2 anos, comprei casa tinha uma sogra excelente, no dia que casei mudou completamente. Decidiu que mandava na minha casa, que eu tinha que andar sempre com eles, até ao dia que perdi as estribeiras e a coloquei fora da minha casa. Ao fim de 4 meses de casada estava a sair da casa que tinha comprado porque não aguentei mais. Voltei para casa dos meus pais com 43 kg e uma anorexia nervosa. O meu casamento terminou ao fim de 4 meses por causa da mae dele que queria mandar em mim e nele. 3 anos antes acabou com o primeiro casamento dele que durou 6 meses. Estamos a falar de um rapaz que hoje tem 28 anos!
    Sogras para mim é como diz o velho ditado "Sogras e arados só debaixo da terra é que dão resultados"

    Sofia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sofia... Meu Deus, que senhora é essa? Mais vale só que mal acompanhada... sempre ouvi dizer! Beijinhos

      Eliminar
  13. O meu comentário vem tarde, mas... A minha sogra persegue-me desde que estou com o meu marido. Sempre tenta colocar abaixo de tudo. Sempre houve intrigas com ela e a filha que na altura que me juntei ao meu marido tinha apenas 13 anos. Por se acharem inferiores a mim, sempre me criticaram em tudo.
    Mas fui-me calando. Eram a família do meu marido. E, na altura viviamos em casa delas. Até que nasceu o meu filho.
    Pelo que via, sabia que nos iriamos chatear por causa disso, mas nunca pensei que chegasse a esse ponto...
    A minha cunhada com 16 anos agrediu-me duas vezes com o meu filho ao colo e a mãe dela naturalmente não a castigou e ainda me ofendeu e à minha família. Anda há 3 anos a difamar-me, ofende-me cada vez que tem hipótese, quer pôr o meu marido e o meu filho contra mim (até Agora Sem sucesso). Ameaça-me que me tira o filho que me denuncia à polícia de agressões (falsas) contra o meu filho. Depois passados 3 anos decie vir com uma prenda a qual prontamente recusei e a sua resposta foi parti-la à minha entrada... etc, etc, etc... Agora diz qze quer pedir perdão.
    Eu dou-lhe o perdão. e mesmo assim mente. diy que eu não a deixo ver o meu filho. Ela é que não quer saber dele para nada. USA-o só para ver se cria discussões em minha casa. Uma tristeza...

    nunca pensei conhecer Pessoas tão reles na minha vida, não fui educada assim e não quero que o meu filho tenha de passar por isto, não tendo ele culpa de nada. Tenho aguentado muito, porque acabao sempre a discutir com o meu marido por causa dela e sou sempre eu que falho, porque a ela não se pode pedir muito já que ela não é capaz, eu é que tenho de me calar, deixa-la entrar em minha casa....


    Mas chegou o momento em que realmente não aguento mais. Ela quer desgastar-me e stá a conseguir. eu ^não quero nem consigo viver isto o resto da minha vida.

    Eu nunca quis encostar o meu marido à parede. Mas se isto continua e se ela volta a entrar na minha casa... ele vai ter de escolher quem mais importante para ele é.

    Eu não aguento isto tudo. Não sou de Ferro e o pior de tudo e a falta de uma atitude. Depois de ser chamada de p**a e agredida, se fosse ao contrário, eu nunca mais falaria para a minha mãe... porque é que ele insiste numa relação com a mãe dele, se ele nunca a teve.
    Ela sempre o abandonou.
    Rejeitou-o e ele não quer aceitar isso...

    Por favor, acham assim tão errado que eu a qualquer momento dê um ultimato?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como disse, deve ser um inferno viver assim :( não imagino o stress de viver uma vida assim. E cortar relações com ela? Muita força!

      Eliminar

🦸‍♀️