quarta-feira, 11 de março de 2009
Ainda a propósito de identidade!
39 comentários:
Há coisas que não fazem sentido quando nos casamos. Uma delas é esse mudar de nome. Qual é o efeito prático disso?! A meu ver, nenhum. Chega até a ser um pouco ridículo, mas cada um é livre de o fazer. Com isso, não concordo nem discordo. Cada um é livre de fazer o que quer (às vezes). Outra coisa que não faz muito sentido é o uso de alianças, como se fossem elas a dizer e demonstrar o que sentimos pelo outro. Não me choca que um casal não use aliança. Isso não quer dizer absolutamente nada!
ResponderEliminar
Beijinho,
Nuno.Por acaso é um assunto que temos abordado, pois vamos casar em outubro. Faz-me confusão pois adoro o meu nome como ele é, e ter de mudar assinatura depois... E isso não demonstra o tamanho do nosso amor!
ResponderEliminar
Costumo dizer-lhe que se ele quer que adopte o nome dele, ele que adopte o meu! Diz que sim, mas não muito convincentemente! LOL
^Por isso, acho que este assunto ainda vai dar pano para mangas! LOL
A ver vamos qual será a decisão final!
*.*- Anónimomarço 12, 2009
A minha irmã casou com um Holandês e adoptou o nome dele... e ele o dela :)!
ResponderEliminar Concordo contigo.
ResponderEliminar
Quando casei á 28 aninhos, o conservador zangou-se comigo porque eu tinha de ficar com o nome do marido e como eu não queria, isso chateava-o porque tinha que preencher mais papelada.
E quando cheguei a França nada me perguntaram e meteram-me em tudo o que era papeis o nome dela......nem imaginas a guerra que fiz.
Porque não ficam eles com o n/nome, foi o que eu perguntei???
E não sou eu que tenho filhos porque raio é o marido que tem que lhes dar o nome de família??????
Será que é ele mesmo o pai??????
Mas essa batalha em França não a ganhei, tive mesmo que ficar com o nome dele.
Tambem eu acho que os n/pais é que nos dão o nome e não gostamos mais ou menos dos n/maridos só porque temos o nome deles.
Eh pá hoje estiquei-me....ahahaha
Beijokitas- Anónimomarço 12, 2009
bom dia!
ResponderEliminar
concordo com cada palavra que escreveste. será necessário entender a perspectiva histórica da situação. antigamente, a mulher precisava de se casar para ganhar (a) identidade (do marido), através da adopção do seu nome de família. hoje em dia, esta situação não faz sentido! no entanto, cada um é livre de optar e sei que há casais (poucos, mas há!) que trocam apelidos.
beijo bom - Anónimomarço 12, 2009
É só mais um problema para resolver no acto do divórcio.
ResponderEliminar
Sinceramente nunca achei piada nem utilidade a isso.
O que é que tem a ver o casamento com o nome?
Antigamente só as famílias "importantes" é que seguiam esse "guião", mas como vivemos numa saciedade de "faz de conta", onde as aparências contam mais do que a realidade, as pessoas começaram a achar que adoptar o apelido do marido era chique e fazia delas pessoas importantes.
Seis meses depois o casamento vai com os porcos, porque ninguém está para ceder um milímetro de terreno onde o parceiro possa expandir as suas ideias, e vá de andar uma porrada de tempo com o apelido do outro às costas enquanto não se resolve o litígio.
É comprar a televisão antes de ter dinheiro para o frigorífico eheheh.
Beijinho. De blog, em blog... cheguei aqui e gostei logo do que li:
ResponderEliminar
Casamento vs identidade(ou anulação dela)... não podia estar mais de acordo!!!
Quando alguém acha que alguém irá mudar para agradar e ser "aquela pessoa" que realmente deseja, na minha opinião o fim já está traçado!!!... mas não me refiro à anulação da identidade pela adopção do nome do outro...isso é pouco relevante!!!
O importante, mesmo é o sentimento!!!
E há tantas outras formas de demonstrar a FELICIDADE.
É isso que te desejo... muitas FELICIDADES!"Para mim o meu nome é a minha identidade! Desde que nasci que tenho o meu santo nome, porque carga de água iria muda-lo quando me casei???"
ResponderEliminar
100% de acordo!
Mudar de identidade? É quase passar a ser propriedade do marido!
Se a minha mulher (quando me casar) quiser o meu nome, tudo bem, mas será opção dela! Agora impor? ou pedir para que o ponha? NUNCA!
concordo com este salto alto vermelho!Olha eu casei-me civilmente já há uns bons anitos e embora nesses anos não fosse muito normal, eu fiquei-me pelo meu nome de familia. Não fazia sentido, eu tinha conta bancária, tinha cheques, profissionalmente era conhecida por GP por que raio ia mudar tudo isso? Acho que na altura o meu marido não achou muita piada, mas passados estes anos todos já não lhe faz confusão.Aliás a minha Mãe uma mulher extremamente independente (para a época)sempre me ensinou a não depender de ninguém, nem mesmodo marido. E não me tenho dado mal. claro que nos ajudamos
ResponderEliminar
mutuamente mas sempre com uma boa dose de independencia pelo meio.Desculpem lá mas acho que há aqui alguma confusão: uma mulher por por o nome do marido não fica a depender dele, apenas adopta (hoje em dia por opção) um nome e se não quer não o faz. Eu adoptei o do meu marido, embora tb achasse, antes de casar, que não o faria. Na hora, comecei a pensar em nós como uma família e fez-me sentido que tivessemos o mesmo nome - não deixo de ser quem sou por isso, não anulei a minha identidade e não estou a ceder em nada. São opções e continuo a usar o meu nome de sempre.
ResponderEliminar- Anónimomarço 12, 2009
Engraçado que ainda agora estava a pensar nisto...
ResponderEliminar
O meu nome é estrangeiro, não sei se ligará muito bem com um português! :S @ Bê: Bê não digo que perdes a tua identidade, digo simplesmente que a escolha é tua! Desde que te sintas bem em ter adoptado o nome e foi uma escolha tua, acho muito bem!
ResponderEliminar
Sempre digo aquilo que é bom para mim, não o será para os outros! E vice versa!
Só falei em relação adoptar o nome do marido não estando convicto disso! ;)
Bem...eu pus o nome do moço, porque na altura deu-me para isso. Agora uso o meu nome próprio, o meu apelido de sempre e
ResponderEliminaràs vezes lembro-me do dele ;) - só faz confusão é certo, mas não me arrependo, porque somos uma família. São opções!
Concordo contigo....pode ser que um dia qualquer me de uma onda de paixão e até abdique do meu nome, mas acho isso quase impossivel.
ResponderEliminarconcordo contigo a 200%
ResponderEliminareu tb digo k nunca mudarei o meu rico nome, nunca, never, jamais salomé!!!
lol
eu concordo ctg... acho q nenhum apelido é melhor ou pior que o do outro para se adoptar. e, a junção pode ocorrer mais tarde, no nome dos filhos.
ResponderEliminarbj
fiz esta besteira e me arrependi
ResponderEliminarPah, desde que ela grite por mim, é na boa....
ResponderEliminarde resto, se ela gosta de assinar com ou sem...
claro está, nos putos faço questão de colocar a assinatura de ambos.
[fomos nós que fizemos]
[é uma obra de ambos]
[em principio]
[espero eu]
Tb acho que não faz muito sentido... É quase como que perder a identidade própria. Mas respeito quem o faça.
ResponderEliminarBj
Não poderia estar mais de acordo Saltinhos ;)
ResponderEliminarConcordo contigo! acho uma parvoíce adoptar o nome do marido. Por que raio havemos de adoptar um nome que nunca foi nosso?
ResponderEliminarBjs
Olha, se "ele" tivesse um apelido fenomenal tipo d´Eça, ou Garret..
ResponderEliminarMimi La Rose D´Eça ;)
Ok sempre achei o mesmo... lol
Concordo... quando eu me divorciei ela tirou o apelido! Eu não lhe tinha pedido nada, nem para pôr, nem para tirar... mas gostei... detestava que andasse por aí uma barbie com o meu apelido! :D
ResponderEliminarBeijos
Concordo totalmente contigo, também não quero mudar de nome!!!
ResponderEliminarHá coisas que não fazem sentido quando nos casamos. Uma delas é esse mudar de nome. Qual é o efeito prático disso?! A meu ver, nenhum. Chega até a ser um pouco ridículo, mas cada um é livre de o fazer. Com isso, não concordo nem discordo. Cada um é livre de fazer o que quer (às vezes). Outra coisa que não faz muito sentido é o uso de alianças, como se fossem elas a dizer e demonstrar o que sentimos pelo outro. Não me choca que um casal não use aliança. Isso não quer dizer absolutamente nada!
ResponderEliminarBeijinho,
Nuno.
Nunca mudarei o meu apelido, nem quem sou por ninguém!
ResponderEliminarBeijos prometidos
Por acaso é um assunto que temos abordado, pois vamos casar em outubro. Faz-me confusão pois adoro o meu nome como ele é, e ter de mudar assinatura depois... E isso não demonstra o tamanho do nosso amor!
ResponderEliminarCostumo dizer-lhe que se ele quer que adopte o nome dele, ele que adopte o meu! Diz que sim, mas não muito convincentemente! LOL
^Por isso, acho que este assunto ainda vai dar pano para mangas! LOL
A ver vamos qual será a decisão final!
*.*
Eu tb sempre disse que não ia por.. Agora nao sei porque ainda nao chegou a hora final de decidir... mas continuo a pensar o mesmo... Acho que não é isso que muda o sentimento para com o outro elemento... O meu nome já é enorme demais para estar a acrescentar mais um... :p
ResponderEliminarA minha irmã casou com um Holandês e adoptou o nome dele... e ele o dela :)!
ResponderEliminarConcordo contigo! Até porque estou convencida que o meu nome soa muito bem.
ResponderEliminarSó me demovem se na altura o moço tiver um daqueles nomes que dão muito cenário como "Tavares y Telles". lolol
Eu também tenho a certeza que não o vou fazer! Acho que não tem logica nenhuma! para mim isso não...
ResponderEliminarbj*
Concordo contigo.
ResponderEliminarQuando casei á 28 aninhos, o conservador zangou-se comigo porque eu tinha de ficar com o nome do marido e como eu não queria, isso chateava-o porque tinha que preencher mais papelada.
E quando cheguei a França nada me perguntaram e meteram-me em tudo o que era papeis o nome dela......nem imaginas a guerra que fiz.
Porque não ficam eles com o n/nome, foi o que eu perguntei???
E não sou eu que tenho filhos porque raio é o marido que tem que lhes dar o nome de família??????
Será que é ele mesmo o pai??????
Mas essa batalha em França não a ganhei, tive mesmo que ficar com o nome dele.
Tambem eu acho que os n/pais é que nos dão o nome e não gostamos mais ou menos dos n/maridos só porque temos o nome deles.
Eh pá hoje estiquei-me....ahahaha
Beijokitas
bom dia!
ResponderEliminarconcordo com cada palavra que escreveste. será necessário entender a perspectiva histórica da situação. antigamente, a mulher precisava de se casar para ganhar (a) identidade (do marido), através da adopção do seu nome de família. hoje em dia, esta situação não faz sentido! no entanto, cada um é livre de optar e sei que há casais (poucos, mas há!) que trocam apelidos.
beijo bom
É só mais um problema para resolver no acto do divórcio.
ResponderEliminarSinceramente nunca achei piada nem utilidade a isso.
O que é que tem a ver o casamento com o nome?
Antigamente só as famílias "importantes" é que seguiam esse "guião", mas como vivemos numa saciedade de "faz de conta", onde as aparências contam mais do que a realidade, as pessoas começaram a achar que adoptar o apelido do marido era chique e fazia delas pessoas importantes.
Seis meses depois o casamento vai com os porcos, porque ninguém está para ceder um milímetro de terreno onde o parceiro possa expandir as suas ideias, e vá de andar uma porrada de tempo com o apelido do outro às costas enquanto não se resolve o litígio.
É comprar a televisão antes de ter dinheiro para o frigorífico eheheh.
Beijinho.
Aqui não podia estar mais de acordo, alias ja fui casada e ja não sou e o meu nome é o mesmo, sem qualquer alteração, desde q os meus pais mo deram, eheheh
ResponderEliminarAcho muito bem, o meu nome é só meu e não o partilho assim com qualquer uma, era o que mais me faltava! Querem nomes giros? Arranjem pais com bom gosto!
ResponderEliminarBeijoca!
Já tive uma valente discusão com uma amiga minha a respeito disso!!! Eu digo e repito que quando me casar não irei adoptar o nome do meu Gajo, mesmo sendo todo giro, e estrangeiro e o que for, não vou, porque eu nasci SN e morrerei SN!!! e mais nada!
ResponderEliminar:-)
Miminho no meu cantinho para ti!
ResponderEliminarBeijinhos·*•fifi·*•
De blog, em blog... cheguei aqui e gostei logo do que li:
ResponderEliminarCasamento vs identidade(ou anulação dela)... não podia estar mais de acordo!!!
Quando alguém acha que alguém irá mudar para agradar e ser "aquela pessoa" que realmente deseja, na minha opinião o fim já está traçado!!!... mas não me refiro à anulação da identidade pela adopção do nome do outro...isso é pouco relevante!!!
O importante, mesmo é o sentimento!!!
E há tantas outras formas de demonstrar a FELICIDADE.
É isso que te desejo... muitas FELICIDADES!
"Para mim o meu nome é a minha identidade! Desde que nasci que tenho o meu santo nome, porque carga de água iria muda-lo quando me casei???"
ResponderEliminar100% de acordo!
Mudar de identidade? É quase passar a ser propriedade do marido!
Se a minha mulher (quando me casar) quiser o meu nome, tudo bem, mas será opção dela! Agora impor? ou pedir para que o ponha? NUNCA!
concordo com este salto alto vermelho!
Olha eu casei-me civilmente já há uns bons anitos e embora nesses anos não fosse muito normal, eu fiquei-me pelo meu nome de familia. Não fazia sentido, eu tinha conta bancária, tinha cheques, profissionalmente era conhecida por GP por que raio ia mudar tudo isso? Acho que na altura o meu marido não achou muita piada, mas passados estes anos todos já não lhe faz confusão.Aliás a minha Mãe uma mulher extremamente independente (para a época)sempre me ensinou a não depender de ninguém, nem mesmodo marido. E não me tenho dado mal. claro que nos ajudamos
ResponderEliminarmutuamente mas sempre com uma boa dose de independencia pelo meio.
Desculpem lá mas acho que há aqui alguma confusão: uma mulher por por o nome do marido não fica a depender dele, apenas adopta (hoje em dia por opção) um nome e se não quer não o faz. Eu adoptei o do meu marido, embora tb achasse, antes de casar, que não o faria. Na hora, comecei a pensar em nós como uma família e fez-me sentido que tivessemos o mesmo nome - não deixo de ser quem sou por isso, não anulei a minha identidade e não estou a ceder em nada. São opções e continuo a usar o meu nome de sempre.
ResponderEliminarconcordo contigo... e se o casamento acaba como é,
ResponderEliminare quando ouves ah e tal ele queria essa então fico "pasmada"
beijooooooo
Engraçado que ainda agora estava a pensar nisto...
ResponderEliminarO meu nome é estrangeiro, não sei se ligará muito bem com um português! :S
@ Bê: Bê não digo que perdes a tua identidade, digo simplesmente que a escolha é tua! Desde que te sintas bem em ter adoptado o nome e foi uma escolha tua, acho muito bem!
ResponderEliminarSempre digo aquilo que é bom para mim, não o será para os outros! E vice versa!
Só falei em relação adoptar o nome do marido não estando convicto disso! ;)
tmb sou da tua opiniao. acredita. sem tirar nem por
ResponderEliminarbatom
Eu acho que hoje em dia o homem também já pode adoptar o nome da mulher...
ResponderEliminarNão acho que haja necessidade, mas há quem goste de o fazer, e quem sabe se quando eu me casar não ponho o nome dele...
Bjs
Concordo contigo! O meu nome é quem eu sou, é a minha origem, é o meu orgulho pela minha família, nunca o tiraria!
ResponderEliminarXoxo
M
concordo completamente contigo!!nao entendo essa tradição, para mim não dava mesmo.
ResponderEliminare o trabalhão que eu tive a inventar uma assinatura e rubrica qd era novinha?ia ter de passar por isso outra vez? eheheheheheh
Ah Saltos, não estava a falar em relação ao teu post, mas sim alguns comentários que associaram o facto de se por o nome com perda de identidade ;) - quando acho que são duas coisas diferentes!
ResponderEliminarConcordo plenamente!
ResponderEliminarAliás, mantive o meu:)