A sério que fico envergonhada de pertencer a uma sociedade em que o civismo não é uma palavra que conste no dicionário de muita boa gente.
Não será expectável, que se muitos "pais" que não têm valores enraizados como os da limpeza e respeito pelos espaços públicos, esperar que os filhos (os teenagers de hoje em dia e não só) os tenham assim vindo do nada.
Domingo de manhã, passava eu pela zona das famosas "Galerias" no Porto e fiquei simplesmente "chocada" com a quantidade de lixo que é deixado na rua pelos foliões que estiveram nas ruas na noite anterior. É uma vergonha!
Já fui às "Galerias" e adorei agitação nocturna que por lá se vive, o convivio acima de tudo. Gente bonita, fashion, alternativa mas pelos vistos, só por fora! Pois pessoas que são capazes de deixar toneladas de lixo na rua, são TUDO menos bonitas!
Que pessoas são estas que gostam de andar no ultimo "grito da moda", que dentro do seu género andam todas "pipis" e são incapazes de pegar num copo de plástico e deitá-lo no lixo??
Que Homens e Mulheres são estes que procuram uma certa perfeição no outro e são incapazes de cultivá-la em si mesmos através do respeito público?
Não me venham com "balalelas" mas isto é uma questão de valores, respeito pelos outros. Será que são assim em casa?
A tipica ideia de que existem serviços de limpeza de manhã é a teoria de gente parva e porque não dizê-lo, porca. É respeito, meu senhores!
Tão simples como respeito!
Não pensem que a beleza só está nos belos Saltos Altos que envergam ou na camisola masculina da moda, está sim nas pessoas com valores.










Devias voltar lá de novo para ver também que caixotes do lixo não abundam, os poucos que há terias de te deslocar o que é complicado visto o monte de gente que ali está concentrada.
ResponderEliminarExistem "balcões" improvisados na rua onde metem os copos e afins, mas convenhamos que muita gente quando passa, aquilo acaba por cair!
Depois vejamos os bebados que lá há, e se não tem noção do caminho para casa muito menos se estão a deitar lixo ao chao.
Sei que não é bonito, mas num sitio como aquele é dificil deixar algo limpo!
É como me dizeres que os bares não ficam sujos, e as wc também não porque tem de haver direito civico!
Há casos e casos!
Beijinhos
Andreia
Isto era uma conversa que dava pano para mangas como o povo diz!
ResponderEliminarConcordo plenamente contigo...
Baci*
concordo! fico doente quando vejo pessoas a atirarem lixo para o chão e ás vezes ainda arrisco em chama a atenção ás pessoas. A minha mala anda cheia de papeis e papelitos mas prefiro assim do que deitar no chão. bjo**
ResponderEliminartal como a Andreia disse, os caixotes do lixo não abundam e a verdade é que a zona não estava preparada para o crescente número de pessoas que por lá passa...
ResponderEliminarMAS
...podemos sempre arranjar desculpas para tudo. é como não reciclar porque o ecoponto está longe. eu já vi urinar na rua... e puxo pela cabeça mas não consigo arranjar desculpa para isso...
Meninas, concordo que possam não abundar mas desculpas realmente podemos arranjar para tudo e mais alguma coisa! Lá está, urinam nas esquinas porque não tinham casas de banho perto ou estão bêbedos ou têm incontinência súbita naquele momento ... enfim, estaria aqui a tarde toda!
ResponderEliminarÉ mais prático, certo?
Civismo e povo português combina tãooo mal.
ResponderEliminarQuem diz essa zona diz muitas outras, a zona dos leões é horrível de manhã, com copos e pior vidros, espalhados por tudo o que é lado. Não há muitos caixotes é verdade, mas por favor um bocadinho de civismo, de bom senso até e deixarem o lixo nos sítios próprios. Na maior parte das vezes já estão tão bêbados que nem sequer pensam nisso. Pena
ResponderEliminarOlá, muito se pode dizer, mas realmente tudo vai do que se ensina em casa, sempre ensinei o meu filho a trazer o lixo para casa, se não tiver onde o colocar. Ainda hoje, com 19 anos, é vê-lo a tirar os papelitos da mochila para deitar no balde do lixo, fico orgulhosa de lhe ter passado estes e outros valores.
ResponderEliminarBoa semana, bjos doces
Aqui onde estou é igual. Infelizmente moro ao pé de um MacDonald's cujo "drive in" (ou como raio se diz) está aberto 24 horas. Quando saio de casa,por volta das 7h00 para ir para o paredeão, é ver copos, embalagens, garrafas e sabe Deus que mais na estrada e por todo o lado ...sim podem não abundar os caixotes do lixo mas se comem dentro dos carros porque raio não levam o lixo para casa????
ResponderEliminarOntem na praia também assisti a uma rica cena: estava uma Avó, um Pai e uma criança. Usaram protector, deram iogurte mas como a maré estava a subir mudaram de sítio e aquilo lá ficou. Quando chegou perto do antigo lugar mencionei que talvez aquilo lhe pertencesse. Pois pegou no protector e na embalagem de iogurte e enfiou num buraco na rocha mais perto!!!! Fiquei com vontade de lhe perguntar se lá em casa também varria para debaixo da carpete ...isto passa tudo pela educação mas parece ser uma coisa muito rara nos dias que correm.
como já disseram os caixotes do lixo não abundam naquela zona, são minúsculos para a quantidade de pessoas que lá param. no sábado aquilo estava impossível, imensa gente.
ResponderEliminarmas claro que deviam ter mais atenção.
http://beautyshinewoman.blogspot.com/
Uma das coisas em que mais notei a diferença aqui na Alemanha foi nisso, é comum as pessoas andarem com o lixo nos bolsos até encontrarem um caixote.
ResponderEliminarBeijinhos grandes
Sem dúvida. Eu por exemplo não gosto nada que me ponham pubicidade no pára-brisas, mas sou incapaz de deitar os papéis para o chão. Ponho-os dentro do carro e quando junto uns quantos, deito-os no lixo.
ResponderEliminarTrato os espaços públicos como se fossem a minha casa e não faço das pessoas que limpam, meus criados.
Como bem dizes, é uma questão de educação.
Passo todos os dias pela Praça dos Leões por volta das 8 da manhã e até mete impressão a quantidade de copos de plástico e garrafas de cerveja que se vê TODOS os dias no chão.
ResponderEliminarCivismo e educação são valores em desuso e eu apercebo-me disso todos os dias. Ou não trabalhasse eu com o público...
ResponderEliminarSe formos a falar de gente que faz xixi no chão, que deita papeis para o chão ai sim acho que é mesmo falta de civismo. Sabes que me gozam porque o meu carro está cheio de lixo, mas não entendem que não deito nada para a rua nem para o chão depois amontoa até que me lembro de levar um saco e deitar tudo lá dentro e depois num caixote de lixo.
ResponderEliminarDai eu ter dito, "há casos e casos". As galerias é quase como um festival, e se fores a um ves que aquilo fica tudo porco!
Não é desculpa, mas é a realidade das coisas!
;)
Beijinhos
Andreia
"Mai" nada !!!
ResponderEliminarConcordo. Se há coisa que me faz confusão é isso! E vejo tantos casos desses.. é gente a atirar lixo para o chão sem vergonha nenhuma.. até já vi abrirem a janela do autocarro para deitarem um pacote de batatas para a rua. Meu Deus, fiquei chocada!
ResponderEliminarO comentário da Andreia não faz qualquer sentido e até me choca.. ai tanto trabalhinho que me dá guardar um copo ou dois na mão -.-
Tal como a Maria, também eu ando sempre com a mala cheia de lixo (literalmente) pois se não tenho nenhum caixote do lixo perto de mim, toca de ir para a mala até achar algum.. mas ele lá vai ficando LOL, prefiro assim do que deitá-lo para o chão. Uma coisa que eu e os meus amigos costumamos fazer quando vamos a festas do género, se não houver caixote do lixo perto, é ir empilhando os copos de plástico uns nos outros.. vão-me dizer que isso pesa e é desconfortável é? Poupem-me..
***
O incrível é que algumas destas pessoas são assim sempre! Tive uma vizinha cuja porta do apartamento era mesmo ao lado da minha,(fizmente saí de lá!) ora essa senhora TODOS os dias á noite punha um saco com lixo á porta!Ou seja junto á minha porta, num espaço comum a mais 4 apartamentos...Por vezes por vergonha e pq iria receber alguém, cheguei a levar o saco dela para o lixo que ficava tão longe quanto descer 2 andares e atravessar a rua!!!! Acham que se tocou? Só mudou o alguma coisa quando começou a aparecer uma mancha no chão, aí passou a pousar o saco no tapete...E era uma pessoa que com a formação que tem,tinha obrigação de ter um pouco de civismo... Se algumas pessoas não respeitam um espaço que de alguma forma lhes pertence, como vão respeitar o espaço que é de todos?
ResponderEliminarAna C.