
Agora, vem mais esta noticia fantástica de ter de fazer prova de rendimentos, contas bancárias e propriedades para quem recebe prestações familiares.
Grande questão: Eu também tenho de fazer esta prova por receber (um dia destes, CLARO) a licença de maternidade? E por causa do abono?
Que valente bosta estes serviços que não disponibilizam informação em condições, e ficamos assim, sem saber muito bem. Já agora deveriam avisar as pessoas de uma forma mais eficaz, digo eu! Eu por exemplo, ouvi nas noticias... mas que em nada me esclarece as dúvidas! E a linha de atendimento? Nem me falem, que liguei 500 mil vezes e ficaram de me ligar para esclarecer o ponto da situação e ainda estou eu aqui sentada à espera! Mas compreende-se, perderam o meu processo... SAV querias que eles ligassem para te dizer o quê???
Alguém entendido na matéria?
A segurança social informa por carta todos os beneficiários que devem fazer essa prova. Também me tinha colocado essa questão, já que a minha relação com eles roça o "kafkiano" :)
ResponderEliminarEm relação à prova do abono, terá mesmo que ser realizada... E deverás ser notificada via carta, informando da necessidade de fazer a prova - única e exclusivamente através da Segurança Social Directa.
ResponderEliminarEu procuraria esclarecer a situação junto dos serviços, uma vez que mediante o cronograma proposto pela SS já deverias ter sido notificada.
Em relação à licença de maternidade, uma vez que és trabalhadora, trata-se de uma prestação de tipo contributivo e não de um subsídio social de parentalidade, penso que não será necessário fazeres prova para esse efeito.
De qualquer das formas, o melhor será confirmares com os serviços, até porque a prova do abono, em caso de não haverem mais prestações sociais terminam a 15 de outubro...
Olá Sav, eu estou grávida de 22 semanas, e eianda ando a volta comos papeis para o subsidio pré-natal, a minha sorte é que um amigo meu tem a mae que trabalha na segurança social e ele leva-me os papeis e trata de tudo.
ResponderEliminarAgora para receber qualquer tipo de subsidio, tens de abdicar do teu sigilo bancário, e entregar uma cópia da folha do IRS (formulário).
Eles andam com atrazos por causa desse novo sistema, ou seja, mais uma vez, neste pais primeiro implantam as regras depois pensam se o sistema é compativel.
Boa sorte
SAV, eu recebi uma carta para fazer prova de rendimentos, por causa do abono da pipoquinha.
ResponderEliminarNão sei se recebeste a carta, mas o melhor mesmo é ligar para a linha de (des)informação da SS e perguntar
E sim, eu sei que eles não dizem nada nem respondem a nada (pela linha ou por mail ou mesmo por carta registada com, aviso de recepção), porque estou à meses a aguardar que respondam a uma questão... mas é o que temos.
Se recebes abono (ou vais receber... um dia) deves ter de fazer essa prova de rendimentos.
beijocas
É quase impossível obter informações via telefone e as filas das lojas do cidadão têm estado impossíveis.
ResponderEliminarDe qualquer forma terás sempre de efectuar a tal "prova de recursos" para o teu bebé usufruir do abono.
Se não tens ainda acesso à Segurança Social Directa, tens de te registar no site e aguardar pela senha (tipo Finanças) e depois é só seguir as instruções.
Atenção que te pedem informação que quase de certeza terás de obter junto do teu banco. Pedem o valor das tuas contas bancárias (à ordem e a prazo) e de todas as pessoas que vivem contigo à data de 31 de Dezembro de 2009, assim como de todas as tuas aplicações financeiras (acções, títulos, etc...).
Espero ter ajudado e boa sorte.
Mas já recebeu o devido pela licença de maternidade? Já começou a receber o abono da Sabrininhas?
ResponderEliminarPenso que somente para o ano é que terá que fazer isto senão como é que pode fazer prova duma coisa que ainda não recebe?
No primeiro ano de vida do meu Becas ele não teve direito a abono porque a soma dos rendimentos da Mãe e Pai eram elevados; no 2º ano tornei a ir lá e pus só o meu rendimento e lá começamos a receber os 22 euros/mês.
Agora tenho que fazer prova porque ele já é beneficiário há 4 anos mas, no seu caso, não me parece :-)
Mas isto de ter de pôr os saldos das contas a Dezembro de 2009 não me agrada nada arghhhh
Não digas essas coisas sobre a Segurança Social porque eu estou a acabar o eu estágio e a concorrer a vagas de emprego, uma delas é...na Segurança Social! lol Mas talvez seja o lugar correcto para mim, sou diabo...um diabo lixa a vida às pessoas..tal como a Segurança Social! lol
ResponderEliminarSim para receberes abono da Sabrininhas é necessário.
ResponderEliminarNeste endereço tem a informação necessária com exemplos e tudo
http://www1.seg-social.pt/left.asp?03.18.05
:)
Esqueci de escrever...
ResponderEliminarMas só se recebeste a carta. Nem todas as pessoas receberam.
pro desemprego a cartinha é igual...o problema é querer saber isso tudo também das pessoas com quem se vive...enfim vão atrasando e depois devem pagar uma milharia, a malta vai viver do ar.
ResponderEliminarQuando entrares na tua pagina da seg social directa, vais ver que é muito simples aquilo que eles pedem ;) é so colocar os valores nos quadros ;)
ResponderEliminarO ideal é pedires a senha da segurança social directa. O preenchimento do referido documento é simples e só tens de pedir informação ao banco nesta situação (copiei de lá): "Possuem, na presente data, valores depositados em contas bancárias, acções, fundos de investimento, títulos de dívida pública ou outros valores mobiliários cujo o valor total seja superior a 100.612,80 € (1)?"
ResponderEliminarMas aconselho-te mesmo a inscreveres-te porque até podes enviar e-mails através deste serviço porque o telefone não está a funcionar.
Querida SAV também estamos à nora com a SS...a senhora que trata do meu processo quer do abono da baby quer da licença foi de ferias e como tal não ficou ninguem a tratar do assunto, vai dai temos de esperar. Sera que posso ligar para a EDP e para as águas a dizer que leles tem de esperar para eu lhes pagar que fui de férias?? Que os pariu!!
ResponderEliminarbeijoca
martinha, noseocao.blogspot.com