segunda-feira, 21 de novembro de 2011
Os pais são todos iguais?
23 comentários:


Eu não tenho pais e nunca fui miuda de sair até porque não me deixavam...Feliz ou infeliz acho que também nao quero dar a educação que vejo hoje nas ruas...
ResponderEliminar
A semana passada fui ao teatro no porto e quando terminou vim no metro e via miúdas de 16/17 máx. com garrafas de vinho na mão e a beberem como se aquilo fosse algo muito "fixe"...
não sei não...
beijinhos
Olá, também vi a reportagem e fiz-me a mesma pergunta, onde andam os pais dessas crianças, é que nem adolescentes são, eu tenho um rapaz, mas com essa idade ele não saía de casa à noite sem mim, aliás, a primeira vez que ele saiu de casa à noite, foi o mês passado, e ele já tem 19 anos e já trabalha, e mesmo assim, eu não dormi até ele chegar a casa, isto por volta das 7h da manhã, e a mãe da namorada foi buscá-los e trouxe-os de carro a casa, mas mesmo assim, só fui capaz de adormecer quando ele entrou em casa, não entendo esses pais, não têm amor aos filhos!!! Eles nessas idades estão ainda em formação física e psicológica, tanto álcool até lhes deve prejudicar o crescimento mental, enfim, acredita, não estás a ser uma mãe diferente e sim uma mãe preocupada e normal.
ResponderEliminar
Nunca te culpes de não a deixares fazer o mesmo que os outros, na altura eles resmungam, mas mais tarde agradecem. Bjos docesQuero acreditar que somos muitas mais a pensar assim. Também me perturbou a reportagem e a leveza com que se acha tudo natural na idade...eu não acho! E também já tive 13 anos!!! Tal como tu, nessa altura ainda brincava com bonecas ;), e não me fez mal nenhum...tive bastante tempo para sair de noite...Eu já nem falo no sentido de responsabilidade dos miúdos, mas...e onde está a responsabilidade dos pais???? Como é que conseguem deitar a cabeça no travesseiro sem saber o que andam os filhos a fazer até às tantas da noite na rua??????
ResponderEliminar


Não és a unica ave rara acredita, assustei me imenso com a reportagem e fiquei a imaginar como sera o meu filho daqui a 10 anos, não sei prever o futuro dele, ms irei transmitir valores educacionais e mostrar a dura realidade da vida.
ResponderEliminar
Eu com 13/14 anos ainda brincava as bonecas e era uma miuda que adorava brincar com as amigas... Hoje pelos visto Sexo, Drogas alcool é normal nestas idades.
Preocupante
Eu comecei a poder sair à noite lá para os 14 ou 15 anos... mas a minha mãe sabia perfeitamente que eu nunca toquei em álcool... nem nunca fumei nem nunca experimentei outras coisas. E à meia noite estava em casa. :p
ResponderEliminar
A reportagem de ontem chocou-me. Quer dizer, se não lhes derem dinheiro, eles não podem beber. Se não os deixarem sair até ao nascer do dia, não têm tanta probabilidade de se dar mal. Os pais têm uma responsabilidade muito grande.
Não és nada uma ave rara, estás mais do que certa, e se estas situações acontecem é mesmo por culpa dos pais. Eles são saem de casa à noite e chegam de manhã porque os pais autorizam isso. Eu nunca tive isso, tal como tu, com 12/13 anos andava a brincar com bonecas. E vejo o meu que tem 15, pode ir uma vez por festa a um jantar de aniversário dos amigos, que normalmente é na casa dos amigos, mas fica-se por aí, e pela meia noite vem para casa.
ResponderEliminar
Como mãe de uma menina de 15 anos, já quase com 16 anos, sinto o mesmo que tu. A minha filha ainda não frequenta estes meios nocturnos, em parte porque nós como pais achamos que é demasiado cedo e porque Lisboa é muito grande .
ResponderEliminar
Nem é por ela porque confiamos na educação que lhe damos e orgulho-me de ter uma filha responsável com valores e princípios e não era por eu a deixar ir que ela se iria embebedar, é mesmo pelos outros e a segurança e o tempo de ela sair e se divertir há-de chegar.
Ao princípio preocupou-me o facto de ter amigas/os que o fazem desde os 13 ainda e o que muitos pais alegam…ah se não os deixamos sair eles são discriminados pelos amigos e bláblá…pois isso para mim isso não é argumento é mesmo uma desculpa para os pais se desresponsabilizar.
Por isso confia na educação que lha dás e mais tarde colherás os frutos.
Lol
ResponderEliminar
Afinal somos muitas aves raras neste país.
Eu com 13 anos não brincava com bonecas, nem perto disso, era muito adulta para a minha idade, mas a primeira vez que bebei, foi com os meus pais....aos 14 anos, um dedo de martini antes de um almoço de festa e uma flute de champagne no final para comemorar.
Sair à noite, so depois de ter começado a namorar, com o conhecimento dos meus pais aos 15 anos e mesmo nessa altura, porque podia entrar nos bares sem me pedirem identificação porque parecia ter 18 anos, bebia, um vodka com laranja, ou limão para toda a noite! Mas note-se, à meia noite tinha de estar em casa e verdade seja dita, não havia nada que eu pudesse fazer depois da meia noite, que não pudesse fazer antes das doze badaladas.
Mas desta forma a minha mãe dormia descansada e podia voltar a sair na semana seguinte.
Aprendi com os meus pais a beber socialmente, a beber um copo de vinho às refeições (raramente dispenso este prazer), um aperitivo antes, e em noites de festa bebo até que me digam, já te ris que nem uma parva...acabou. Ainda estou a ver tudo, dou conta da profundidade, não tropeço, não enrolo a língua, apenas fico mais desinibida... é tudo e não passo disso.
Apanhei uma bebedeira quando tinha 8 anos, pois a minha mãe usava anis para bolos e pudins e eu gostava do cheiro. Um dia cheguei ao carro das bebidas, cheirei e bebi...era doce, sabia a xarope para a tosse e a rebuçados, não faço ideia quanto é que bebi, mas fiquei mal disposta e comecei a vomitar. A minha mãe nunca mais deixou as bebidas desprotegidas até termos 13 anos.
Não percebo como é que uma criança com menos de 16 anos chega a casa depois da meia noite... não entendo! Sinceramente não entendo.
Passei muitas noites na minha adolescência longe de casa, fora da minha caminha quente, mas era porque ia acampar... com os escuteiros.
Eu também tenho um e confeço que ultimamente tenho-me preocupado um pouco mais que o habitual. Quer dizer, ele só vai fazer 8 e tal... mas sinceramente acho que os miudos de hoje querem tudo de uma vez, crescer o mais rapidamente possivel para chegarem aos 18 e ninguem mandar neles. Acho uma pouca vergonha. Mas a culpa é de quem os deixa fazer porque se não deixassem não saiam dessa maneira todos os dias... Isto tem conversa que nunca mais acaba! Desculpa, mas como mãe estas situações revoltam-me. Beijinho
ResponderEliminar
eu comecei a sair aos 15 e só até à meia noite! Aos 16 já alargava até às 2h da manhã. Mas nunca me meti em porcarias e por isso tinha esta liberdade. Com 12 anos brincava com as amigas e com bonecas... não vi a reportagem mas descansa que não és a única a pensar assim. Espero não ser retrógrada, mas a minha filha com 12 anos não andará na noite de certeza! E as figuras que os vês a fazer na rua, elas vestidas como se tivessem 20 e muitos anos, mas por vezes de tal forma exagerado que quase parecem "meninas da rua" (tu entendes...) e eles ainda com a voz aos guinchos, perdidos de bêbados caídos nos passeios. Eu teria vergonha de ver a minha filha nestes disparates. Eu tb já saí e já fiz os meus, mas bolas mantive sempre a dignidade e a compostura ao menos.
ResponderEliminar
beijinho
Não és nenhuma ave rara, disso podes ter a certeza. Eu não sou mãe (ainda), e até sou bastante nova, próxima até destas idades que foram faladas na reportagem (bem, mais próxima dos 17/18 do que dos 13/14 é certo), e não consigo compreender esta gente. Eu quando tinha a idade deles não era assim. Ouvi um miúdo dizer que "quando a noite precisa de mais diversão, bebe umas litrosas". Mas que é isto? Agora beber é sinónimo de diversão? É triste termos adolescentes/jovens que pensam deste modo. Mais triste são os pais, que os deixam lançar-se neste mundo em idades tão precoces. Enfim, é uma tristeza!
ResponderEliminar
Então também sou uma ave rara :)
ResponderEliminar
Tenho dois filhos, um com 8 anos e uma princesa com 11 e não sei o que me espera. Sei sim, que esse tipo de situações só acontecem se os pais permitirem, tal como dizes...quem os deixa sair?! Como tem dinheiro?! Enfim, é o mundo em que vivemos e não há muito volta a dar, apenas podemos sim educar e proteger os nossos filhos para evitar "senas" parecidas e outras igualmente más ou piores.
Beijinhos
faz muito bem. O cumprimento de regras nunca fez mal a ninguém. Com o caminho que isto leva, qualquer dia os filhos começam a primária e exigem sair à noite, uma vez que no meu tempo era impensável sair à noite, mesmo com 18 anos; agoora é cada vez mais cedo. E sim, querida SAV, eu também sou uma ave raríssima: o meu filho tem quase 22 anos, estuda fora de casa e, sempre que regressa à cidade onde estuda, sabe que tem de me ligar a dizer que chegou. Não é para o controlar, aliás seria estúpido da minha parte até porque está a 300 km de distância e era impossível isso acontecer. Quero é saber que chegou bem e poder dormir descansada. Sou mãe galinha, sim senhor, mas não me consigo sequer imaginar a viver se lhe acontecesse algo. Tenha a idade que tiver, serei sempre mãe e ele filho. Desculpe o "testamento" mas realmente não entendo a displicência de certos pais com o argumento de que vivem no séc. XXI.
ResponderEliminar
Eu sou mais uma ave rara!
ResponderEliminar
Ainda sou do tempo de ter 15 anos e para poder ir à discoteca ia ao domingo de tarde, porque à noite era impensavel para a minha mãe...
Também tenho um filho de 6 anos e não sei como será o futuro, mas será certamente menos, muito menos saidas do que vejo por aí...


Também não compreendo bem estas coisas. Nem 19 tenho e os meus pais controlam onde vou; não querendo dizer tudo, mas uma grande parte das coisas, eles sabem que faço.
ResponderEliminar
Mas o que acho mais estranho é alguns saírem mesmo antes dos 12/13 e eu aos 15 foi uma sorte que só se voltou a repetir aos 17.

















São pais apenas biológicos, porque ser pai é educar, dar estrutura, e essas crianças estão a crescer sem nada disso...
ResponderEliminarEu não tenho pais e nunca fui miuda de sair até porque não me deixavam...Feliz ou infeliz acho que também nao quero dar a educação que vejo hoje nas ruas...
ResponderEliminarA semana passada fui ao teatro no porto e quando terminou vim no metro e via miúdas de 16/17 máx. com garrafas de vinho na mão e a beberem como se aquilo fosse algo muito "fixe"...
não sei não...
beijinhos
Olá, também vi a reportagem e fiz-me a mesma pergunta, onde andam os pais dessas crianças, é que nem adolescentes são, eu tenho um rapaz, mas com essa idade ele não saía de casa à noite sem mim, aliás, a primeira vez que ele saiu de casa à noite, foi o mês passado, e ele já tem 19 anos e já trabalha, e mesmo assim, eu não dormi até ele chegar a casa, isto por volta das 7h da manhã, e a mãe da namorada foi buscá-los e trouxe-os de carro a casa, mas mesmo assim, só fui capaz de adormecer quando ele entrou em casa, não entendo esses pais, não têm amor aos filhos!!! Eles nessas idades estão ainda em formação física e psicológica, tanto álcool até lhes deve prejudicar o crescimento mental, enfim, acredita, não estás a ser uma mãe diferente e sim uma mãe preocupada e normal.
ResponderEliminarNunca te culpes de não a deixares fazer o mesmo que os outros, na altura eles resmungam, mas mais tarde agradecem. Bjos doces
Quero acreditar que somos muitas mais a pensar assim. Também me perturbou a reportagem e a leveza com que se acha tudo natural na idade...eu não acho! E também já tive 13 anos!!! Tal como tu, nessa altura ainda brincava com bonecas ;), e não me fez mal nenhum...tive bastante tempo para sair de noite...Eu já nem falo no sentido de responsabilidade dos miúdos, mas...e onde está a responsabilidade dos pais???? Como é que conseguem deitar a cabeça no travesseiro sem saber o que andam os filhos a fazer até às tantas da noite na rua??????
ResponderEliminarPois, concordo com o que escreves.
ResponderEliminarO ano passado fui ao Azurara Beach Party e saí de lá horrorizada tal era a quantidade de miúdos bêbados!!!
Outra coisa.Sabes o que é feito da NAP? Já há algum tempo que não tem aparecido.
Beijinho
pois eu cá tbém sou uma Mãe á moda
ResponderEliminarantiga. Com 12/13 anos? realmente...
Que pena não ter visto a reportagem, e os pais destes miudos, não foram entrevistados?
Maggie
Não és a unica ave rara acredita, assustei me imenso com a reportagem e fiquei a imaginar como sera o meu filho daqui a 10 anos, não sei prever o futuro dele, ms irei transmitir valores educacionais e mostrar a dura realidade da vida.
ResponderEliminarEu com 13/14 anos ainda brincava as bonecas e era uma miuda que adorava brincar com as amigas... Hoje pelos visto Sexo, Drogas alcool é normal nestas idades.
Preocupante
Eu comecei a poder sair à noite lá para os 14 ou 15 anos... mas a minha mãe sabia perfeitamente que eu nunca toquei em álcool... nem nunca fumei nem nunca experimentei outras coisas. E à meia noite estava em casa. :p
ResponderEliminarA reportagem de ontem chocou-me. Quer dizer, se não lhes derem dinheiro, eles não podem beber. Se não os deixarem sair até ao nascer do dia, não têm tanta probabilidade de se dar mal. Os pais têm uma responsabilidade muito grande.
Não és nada uma ave rara, estás mais do que certa, e se estas situações acontecem é mesmo por culpa dos pais. Eles são saem de casa à noite e chegam de manhã porque os pais autorizam isso. Eu nunca tive isso, tal como tu, com 12/13 anos andava a brincar com bonecas. E vejo o meu que tem 15, pode ir uma vez por festa a um jantar de aniversário dos amigos, que normalmente é na casa dos amigos, mas fica-se por aí, e pela meia noite vem para casa.
ResponderEliminarComo mãe de uma menina de 15 anos, já quase com 16 anos, sinto o mesmo que tu. A minha filha ainda não frequenta estes meios nocturnos, em parte porque nós como pais achamos que é demasiado cedo e porque Lisboa é muito grande .
ResponderEliminarNem é por ela porque confiamos na educação que lhe damos e orgulho-me de ter uma filha responsável com valores e princípios e não era por eu a deixar ir que ela se iria embebedar, é mesmo pelos outros e a segurança e o tempo de ela sair e se divertir há-de chegar.
Ao princípio preocupou-me o facto de ter amigas/os que o fazem desde os 13 ainda e o que muitos pais alegam…ah se não os deixamos sair eles são discriminados pelos amigos e bláblá…pois isso para mim isso não é argumento é mesmo uma desculpa para os pais se desresponsabilizar.
Por isso confia na educação que lha dás e mais tarde colherás os frutos.
Lol
ResponderEliminarAfinal somos muitas aves raras neste país.
Eu com 13 anos não brincava com bonecas, nem perto disso, era muito adulta para a minha idade, mas a primeira vez que bebei, foi com os meus pais....aos 14 anos, um dedo de martini antes de um almoço de festa e uma flute de champagne no final para comemorar.
Sair à noite, so depois de ter começado a namorar, com o conhecimento dos meus pais aos 15 anos e mesmo nessa altura, porque podia entrar nos bares sem me pedirem identificação porque parecia ter 18 anos, bebia, um vodka com laranja, ou limão para toda a noite! Mas note-se, à meia noite tinha de estar em casa e verdade seja dita, não havia nada que eu pudesse fazer depois da meia noite, que não pudesse fazer antes das doze badaladas.
Mas desta forma a minha mãe dormia descansada e podia voltar a sair na semana seguinte.
Aprendi com os meus pais a beber socialmente, a beber um copo de vinho às refeições (raramente dispenso este prazer), um aperitivo antes, e em noites de festa bebo até que me digam, já te ris que nem uma parva...acabou. Ainda estou a ver tudo, dou conta da profundidade, não tropeço, não enrolo a língua, apenas fico mais desinibida... é tudo e não passo disso.
Apanhei uma bebedeira quando tinha 8 anos, pois a minha mãe usava anis para bolos e pudins e eu gostava do cheiro. Um dia cheguei ao carro das bebidas, cheirei e bebi...era doce, sabia a xarope para a tosse e a rebuçados, não faço ideia quanto é que bebi, mas fiquei mal disposta e comecei a vomitar. A minha mãe nunca mais deixou as bebidas desprotegidas até termos 13 anos.
Não percebo como é que uma criança com menos de 16 anos chega a casa depois da meia noite... não entendo! Sinceramente não entendo.
Passei muitas noites na minha adolescência longe de casa, fora da minha caminha quente, mas era porque ia acampar... com os escuteiros.
Eu também tenho um e confeço que ultimamente tenho-me preocupado um pouco mais que o habitual. Quer dizer, ele só vai fazer 8 e tal... mas sinceramente acho que os miudos de hoje querem tudo de uma vez, crescer o mais rapidamente possivel para chegarem aos 18 e ninguem mandar neles. Acho uma pouca vergonha. Mas a culpa é de quem os deixa fazer porque se não deixassem não saiam dessa maneira todos os dias... Isto tem conversa que nunca mais acaba! Desculpa, mas como mãe estas situações revoltam-me. Beijinho
ResponderEliminareu comecei a sair aos 15 e só até à meia noite! Aos 16 já alargava até às 2h da manhã. Mas nunca me meti em porcarias e por isso tinha esta liberdade. Com 12 anos brincava com as amigas e com bonecas... não vi a reportagem mas descansa que não és a única a pensar assim. Espero não ser retrógrada, mas a minha filha com 12 anos não andará na noite de certeza! E as figuras que os vês a fazer na rua, elas vestidas como se tivessem 20 e muitos anos, mas por vezes de tal forma exagerado que quase parecem "meninas da rua" (tu entendes...) e eles ainda com a voz aos guinchos, perdidos de bêbados caídos nos passeios. Eu teria vergonha de ver a minha filha nestes disparates. Eu tb já saí e já fiz os meus, mas bolas mantive sempre a dignidade e a compostura ao menos.
ResponderEliminarbeijinho
Não és nenhuma ave rara, disso podes ter a certeza. Eu não sou mãe (ainda), e até sou bastante nova, próxima até destas idades que foram faladas na reportagem (bem, mais próxima dos 17/18 do que dos 13/14 é certo), e não consigo compreender esta gente. Eu quando tinha a idade deles não era assim. Ouvi um miúdo dizer que "quando a noite precisa de mais diversão, bebe umas litrosas". Mas que é isto? Agora beber é sinónimo de diversão? É triste termos adolescentes/jovens que pensam deste modo. Mais triste são os pais, que os deixam lançar-se neste mundo em idades tão precoces. Enfim, é uma tristeza!
ResponderEliminarEntão também sou uma ave rara :)
ResponderEliminarTenho dois filhos, um com 8 anos e uma princesa com 11 e não sei o que me espera. Sei sim, que esse tipo de situações só acontecem se os pais permitirem, tal como dizes...quem os deixa sair?! Como tem dinheiro?! Enfim, é o mundo em que vivemos e não há muito volta a dar, apenas podemos sim educar e proteger os nossos filhos para evitar "senas" parecidas e outras igualmente más ou piores.
Beijinhos
Eu nem saía à noite até aos 15. Aos 15 comecei a sair, uma vez por semana, no máximo até à uma da manhã. Aos 17 fui viver para outra cidade (estudar) e nunca mias me controlaram nisso... não toco em alcool, a minha irmã também não, o meu irmão com 27 anos também não. É da educação.
ResponderEliminarfaz muito bem. O cumprimento de regras nunca fez mal a ninguém. Com o caminho que isto leva, qualquer dia os filhos começam a primária e exigem sair à noite, uma vez que no meu tempo era impensável sair à noite, mesmo com 18 anos; agoora é cada vez mais cedo. E sim, querida SAV, eu também sou uma ave raríssima: o meu filho tem quase 22 anos, estuda fora de casa e, sempre que regressa à cidade onde estuda, sabe que tem de me ligar a dizer que chegou. Não é para o controlar, aliás seria estúpido da minha parte até porque está a 300 km de distância e era impossível isso acontecer. Quero é saber que chegou bem e poder dormir descansada. Sou mãe galinha, sim senhor, mas não me consigo sequer imaginar a viver se lhe acontecesse algo. Tenha a idade que tiver, serei sempre mãe e ele filho. Desculpe o "testamento" mas realmente não entendo a displicência de certos pais com o argumento de que vivem no séc. XXI.
ResponderEliminarNão és ave rara nenhuma qualquer pessoa se assusta e choca com a reportagem de ontem!!
ResponderEliminarSe a forma como os miudos são educados, a influência dos pares também é muito importante na existência deste tipo de comportamentos...
Enfim... é triste esperemos que tudo melhore.
É triste vermos a nossa juventude com estes "valores". Que será da nossa sociedade "amanhã"?
ResponderEliminarEu sou mais uma ave rara!
ResponderEliminarAinda sou do tempo de ter 15 anos e para poder ir à discoteca ia ao domingo de tarde, porque à noite era impensavel para a minha mãe...
Também tenho um filho de 6 anos e não sei como será o futuro, mas será certamente menos, muito menos saidas do que vejo por aí...
Não és nenhuma ave rara!!! Eu não tenho filhos, nem os vou ter tão cedo, mas para mim esse tipo de coisas são impensáveis... Eu vi a reportagem e senti-me chocada! Mas pior que isso, é saíres à noite e perceberes em primeira mão, que isso é completamente verdade!!
ResponderEliminarOs meus pais também não me deixavam sair de casa aos 13 anos (e muito bem) e eu não me tornei pior pessoa nem fui rejeitada por ninguém!
ResponderEliminarSó que hoje em dia eles tem a cabeça já formatada pela TV, pelas novelas para "adolescentes" etc...
Também não compreendo bem estas coisas. Nem 19 tenho e os meus pais controlam onde vou; não querendo dizer tudo, mas uma grande parte das coisas, eles sabem que faço.
ResponderEliminarMas o que acho mais estranho é alguns saírem mesmo antes dos 12/13 e eu aos 15 foi uma sorte que só se voltou a repetir aos 17.