terça-feira, 14 de junho de 2011

Momentos

A vida é feita de momentos, uns bons outros maus e outros de escolhas que fazemos na vida.
Uns acreditam no destino outros acham que a vida e os seus episódios acontecem só porque sim.
Eu acredito que vamos construindo o nosso destino mediante as nossas escolhas ao longo da vida.
Nada acontece se não fizermos por isso, logo a nossa participação é fulcral nisto de destino (digo eu).

E depois existem aqueles momentos de viragem na vida que nos fazem pensar "e se"? Se tivéssemos escolhido isto e não aquilo? Como seria a minha vida? Se tivesse sido aceite naquele emprego? Se aquele amor proibido e algo petrarquiano tivesse sido concretizado?

Há uns bons anitos (1998), vi o filme "Sliding Doors" que retrata exactamente isto, se ela naquele momento consegui-se apanhar o metro e se não, as duas histórias desenrolam-se ao mesmo tempo. Não é o filme de uma vida mas é curioso o assunto.

A certeza é que não vale a pena condicionar a nossa vida com os "ses" mas sim direccionar a nossa vida para o que realmente tem significado para nós.

Contem-me tudo, qual foi o momento que fez toda a diferença na vossa vida? Se não fosse esse momento, como estariam agora? Já pensaram?

21 comentários:

  1. O momento que fez toda a diferença na minha vida foi aquele em que entrei num avião com destino a Fortaleza e conheci o Ricardo... entretanto casamos... entretanto tivemos um filho... entretanto queremos outro... e somos muito felizes.
    Esse momento marcou profundamente o rumo da minhaa vida :)

    Beijinhos SAV

    ResponderEliminar
  2. Se nao me tivesse inscrito num curso não teria conhecido o J. não teria de todo qualquer hipotese de o conhecer... :D

    ResponderEliminar
  3. Ohhh Savzita eu tenho tantos momentos que me marcaram..... O dia em que comecei a trabalhar finalmente na minha área, o dia em que fomos morar juntos... o dia em que entrei para a faculdade...
    E tantos mas tantos pequenos momentos que de uma forma ou de outra marcaram a minha vida...
    Até mesmo alguns jantares de amigos me marcaram profundamente! beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Passatempo Oriflame no meu blog!
    Se estiveres interessada, participa!

    ResponderEliminar
  5. oh querida SAV, sei perfeitamente esse momento. Há pouco mais de 5 anos! :)
    hoje estaria com o curso terminada (outro curso) com outros amigos e provavelmente não estaria sozinha como estou.

    há alturas em que pergunto se fiz bem (naqueles dias não, que todas temos). Mas em 90% do meu tempo sei que fiz bastante bem! sem sombra de duvida. Lutei por um sonho. e até agora, ganhei.

    ResponderEliminar
  6. Dois momentos:
    - O dia em que liguei para uma rádio a pedir estágio de borla e consegui e lá o conheci

    - O dia em que deixei tudo e me meti num avião para o Reino Unido para entrar num novo emprego

    - O dia em que ele me disse que ia ter comigo porque não aguentava mais a distancia e deixou tudo também

    ResponderEliminar
  7. O momento em que deixei Portugal e vim para o estrangueiro. Se não tivesse acontecido, provavelmente ainda estava no relacionamento que tinha na altura, já seria licenciada num curso que não gostava.

    Se não tivesse vindo para o estrangueiro não teria conhecido tantas culturas e pessoas de todo o Mundo, não estava a estudar o meu sonho, não sabia que não tinha o relacionamento ideal e que o amor não superava a distancia. Se não tivesse vindo, não seria tão feliz e estaria num patamar muito abaixo da famosa pergunta "quem és?"

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito que nada acontece por acaso, acredito que por mais que se lute, se não estiver destinado, nunca será nosso. E acredito na força do pensamento.

    Estava no Algarve, amigos com jantar marcado em Lisboa. Eu queria vir a Lisboa, mas tb não queria dizer às minhas amigas que queria voltar, porque tínhamos acabado de chegar. E se num dia estávamos a torrar ao sol, no outro estava a chover a cântaros, e regressamos a Lisboa. Assim começou a nossa história de amor , com altos e baixos, mas com muito amor. Desse amor nasceu o nosso Amor mais precioso, o Salvador.

    Se naquele dia (dias depois engravidei) nos tivéssemos separado, hoje toda a história seria diferente. Estaria sozinha ou não, sem filhos, poderia ser igualmente feliz, mas não seria mais do que o sou!

    Acho que nunca me arrependi de decisões que tenha tomado, porque TODAS elas me deram uma lição! :)

    ResponderEliminar
  9. o dia em que decidi mudar de curso, entrei na nova universidade e conheci o Telmo. Ainda hoje não sei bem explicar a motivação que me fez mudar de curso naquele ano, mas achei que sim. E pronto, daí para a frente já conheces parte da história. Este ano faz 10 anos que estamos juntos e temos uma filha muito fofa. :) foi a grande viragem. E deste-me tema para um post, por isso vou "roubar-te" e ver o que me dizem lá pelo blog

    ResponderEliminar
  10. O dia em que contra tudo, e contra todos, decidi seguir em frente com o meu bebe! Vai-me afectar a vida toda, e sim , existiriam muitas outras situações 'se', mas ... Eu acho que foi o meu melhor caminho escolhido e não me arrependo!

    ResponderEliminar
  11. Adorei o tema!
    Para mim o momento de viragem foi a mudança para Coimbra acabadinha de fazer os 18 anos. Sou filha única e andei sempre juntinho aos papis. Tinha cá os meus amigos mas sinceramente...nada de tão forte assim que me prendesse. A entrada na universidade a 400 e muitos km deu-me a oportunidade de conhecer quem sou.
    Uma bjoca grande e se não te importares, vou comentar no meu blog tb.

    ResponderEliminar
  12. Acho que nunca experimentei um grande momento de viragem na minha vida.

    "se's " há sempre. Acredito que tudo o que faço está condicionado por escolhas que fiz.

    nada acontece por acaso, e cada vez acredito mais nisso :) *

    ResponderEliminar
  13. "Eu acredito que vamos construindo o nosso destino mediante as nossas escolhas ao longo da vida.

    Nada acontece se não fizermos por isso, logo a nossa participação é fulcral nisto de destino."

    As palavras são tuas mas eu SUBCREVO TOTALMENTE...

    Já dei tantos 180º na minha vida, já fiz tantas vezes marcha atrás que não saberia dizer qual é o momento.

    ResponderEliminar
  14. Adorei este post! Ainda ontem tive uma conversa com o meu namorado sobre o suposto destino ou não. Há situações que parece mesmo que têm que acontecer! Hoje em dia estamos juntos e para isso parece que o destino quis mesmo juntar-nos! Aconteceram várias situações que, mesmo sem fazermos por isso, parecia que a vida queria mostrar que deviamos ficar juntos. Não dá para contar mas foi mesmo assim. E, hoje em dia, tenho a certeza que não poderia encontrar ninguém mais perfeiro para mim. Sou memso muito feliz! E, se é obra do destino, não sei...mas foi o melhor que me aconteceu até hoje!

    Beijinhos*

    http://miminhoscom.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. :))))
    Momentos:
    - Há muitos anos atrás estava eu de casamento marcado e a cumprir serviço militar.
    Num fim de semana com direito a vir a casa, cheguei mais cedo do que era habitual e fui logo ao encontro da minha amada. Dei com ela no... "coisa e tal" com um colega de curso :o)
    Esse momento fez toda a diferença e mudou a minha vida por completo.

    - Há um ano, precisamente no dia 20de Maio de 2010 por volta das 15 e qualquer coisa, tive uma paragem cardio-respiratória no ginásio que frequento, e enquanto falava com o meu personal trainer.
    Esse momento fez toda a diferença...se a referida paragem cardio respiratória (morte súbita) tivesse ocorrido em casa...eu não estaria agora aqui a deixar este comentário neste blogue cuja autora eu "sigo" há muitos anos.:)))

    Chega?

    Beijinhos e TUDO de bom;)

    ResponderEliminar
  16. Tens razão, o destino até pode já estar meio traçado, mas a verdade é que se ficarmos sentados à espera que as coisas aconteçam, se calhar não acontecem.

    ResponderEliminar
  17. Eu acredito que as coisas nao acontecem por acaso... as vezes penso como e' que eu resolvi aceitar um convite para umas ferias aos US, um pais que nunca me chamou atencao e para uma cidade que eu so ouvi falar por causa do Elvis lol
    mas tive de vir ca' de ferias conhecer o homem da minha vida, lutar contra tudo e todos, deixar a minha familia e amigos e entrar num aviao sozinha com duas malas de roupa...
    e ainda bem que o fiz, que nao tive medo da mudanca, e hoje passado 3 anos ja namoramos muito ja casamos 2 vezes lol e somos felizes...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O meu momento não foi feliz...mas virou a minha vida de pernas para o ar.
    A morte da minha irmã tornou-me uma pessoa diferente e mudou o rumo da minha vida...mas não de forma positiva...

    ResponderEliminar
  19. Pois que vou roubar também porque literalmente tiraste-me as palavras da boca e do pensamento.

    beijinhos

    Alex

    ResponderEliminar
  20. Penso muitas vezes nisso...Sou ainda muito jovem, julgo, mas um momento que me faz pensar muitas vezes que a minha vida poderia ser, neste momento, completamente diferente, era se tivesse ficado a tirar o mestrado na mesma cidade em que tirei a licenciatura... Não o fiz, e a maior parte dos dias estou bem com a minha decisão. no entanto, existem outros em que esta dúvida não me sai da cabeça.

    ResponderEliminar
  21. O livro "A Ponte para a Eternidade" de Richard Bach retrata muito bem esses "caminhos paralelos".

    Quanto ao momento da minha vida... Só pode ser quando caí da cama ainda bebé e bati com a cabeça na mesinha da cabeceira. Nunca mais fui muito fino...

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

21 comentários:

  1. O momento que fez toda a diferença na minha vida foi aquele em que entrei num avião com destino a Fortaleza e conheci o Ricardo... entretanto casamos... entretanto tivemos um filho... entretanto queremos outro... e somos muito felizes.
    Esse momento marcou profundamente o rumo da minhaa vida :)

    Beijinhos SAV

    ResponderEliminar
  2. Se nao me tivesse inscrito num curso não teria conhecido o J. não teria de todo qualquer hipotese de o conhecer... :D

    ResponderEliminar
  3. Ohhh Savzita eu tenho tantos momentos que me marcaram..... O dia em que comecei a trabalhar finalmente na minha área, o dia em que fomos morar juntos... o dia em que entrei para a faculdade...
    E tantos mas tantos pequenos momentos que de uma forma ou de outra marcaram a minha vida...
    Até mesmo alguns jantares de amigos me marcaram profundamente! beijo

    ResponderEliminar
  4. Olá!
    Passatempo Oriflame no meu blog!
    Se estiveres interessada, participa!

    ResponderEliminar
  5. oh querida SAV, sei perfeitamente esse momento. Há pouco mais de 5 anos! :)
    hoje estaria com o curso terminada (outro curso) com outros amigos e provavelmente não estaria sozinha como estou.

    há alturas em que pergunto se fiz bem (naqueles dias não, que todas temos). Mas em 90% do meu tempo sei que fiz bastante bem! sem sombra de duvida. Lutei por um sonho. e até agora, ganhei.

    ResponderEliminar
  6. Dois momentos:
    - O dia em que liguei para uma rádio a pedir estágio de borla e consegui e lá o conheci

    - O dia em que deixei tudo e me meti num avião para o Reino Unido para entrar num novo emprego

    - O dia em que ele me disse que ia ter comigo porque não aguentava mais a distancia e deixou tudo também

    ResponderEliminar
  7. O momento em que deixei Portugal e vim para o estrangueiro. Se não tivesse acontecido, provavelmente ainda estava no relacionamento que tinha na altura, já seria licenciada num curso que não gostava.

    Se não tivesse vindo para o estrangueiro não teria conhecido tantas culturas e pessoas de todo o Mundo, não estava a estudar o meu sonho, não sabia que não tinha o relacionamento ideal e que o amor não superava a distancia. Se não tivesse vindo, não seria tão feliz e estaria num patamar muito abaixo da famosa pergunta "quem és?"

    ResponderEliminar
  8. Eu acredito que nada acontece por acaso, acredito que por mais que se lute, se não estiver destinado, nunca será nosso. E acredito na força do pensamento.

    Estava no Algarve, amigos com jantar marcado em Lisboa. Eu queria vir a Lisboa, mas tb não queria dizer às minhas amigas que queria voltar, porque tínhamos acabado de chegar. E se num dia estávamos a torrar ao sol, no outro estava a chover a cântaros, e regressamos a Lisboa. Assim começou a nossa história de amor , com altos e baixos, mas com muito amor. Desse amor nasceu o nosso Amor mais precioso, o Salvador.

    Se naquele dia (dias depois engravidei) nos tivéssemos separado, hoje toda a história seria diferente. Estaria sozinha ou não, sem filhos, poderia ser igualmente feliz, mas não seria mais do que o sou!

    Acho que nunca me arrependi de decisões que tenha tomado, porque TODAS elas me deram uma lição! :)

    ResponderEliminar
  9. o dia em que decidi mudar de curso, entrei na nova universidade e conheci o Telmo. Ainda hoje não sei bem explicar a motivação que me fez mudar de curso naquele ano, mas achei que sim. E pronto, daí para a frente já conheces parte da história. Este ano faz 10 anos que estamos juntos e temos uma filha muito fofa. :) foi a grande viragem. E deste-me tema para um post, por isso vou "roubar-te" e ver o que me dizem lá pelo blog

    ResponderEliminar
  10. O dia em que contra tudo, e contra todos, decidi seguir em frente com o meu bebe! Vai-me afectar a vida toda, e sim , existiriam muitas outras situações 'se', mas ... Eu acho que foi o meu melhor caminho escolhido e não me arrependo!

    ResponderEliminar
  11. Adorei o tema!
    Para mim o momento de viragem foi a mudança para Coimbra acabadinha de fazer os 18 anos. Sou filha única e andei sempre juntinho aos papis. Tinha cá os meus amigos mas sinceramente...nada de tão forte assim que me prendesse. A entrada na universidade a 400 e muitos km deu-me a oportunidade de conhecer quem sou.
    Uma bjoca grande e se não te importares, vou comentar no meu blog tb.

    ResponderEliminar
  12. Acho que nunca experimentei um grande momento de viragem na minha vida.

    "se's " há sempre. Acredito que tudo o que faço está condicionado por escolhas que fiz.

    nada acontece por acaso, e cada vez acredito mais nisso :) *

    ResponderEliminar
  13. "Eu acredito que vamos construindo o nosso destino mediante as nossas escolhas ao longo da vida.

    Nada acontece se não fizermos por isso, logo a nossa participação é fulcral nisto de destino."

    As palavras são tuas mas eu SUBCREVO TOTALMENTE...

    Já dei tantos 180º na minha vida, já fiz tantas vezes marcha atrás que não saberia dizer qual é o momento.

    ResponderEliminar
  14. Adorei este post! Ainda ontem tive uma conversa com o meu namorado sobre o suposto destino ou não. Há situações que parece mesmo que têm que acontecer! Hoje em dia estamos juntos e para isso parece que o destino quis mesmo juntar-nos! Aconteceram várias situações que, mesmo sem fazermos por isso, parecia que a vida queria mostrar que deviamos ficar juntos. Não dá para contar mas foi mesmo assim. E, hoje em dia, tenho a certeza que não poderia encontrar ninguém mais perfeiro para mim. Sou memso muito feliz! E, se é obra do destino, não sei...mas foi o melhor que me aconteceu até hoje!

    Beijinhos*

    http://miminhoscom.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. :))))
    Momentos:
    - Há muitos anos atrás estava eu de casamento marcado e a cumprir serviço militar.
    Num fim de semana com direito a vir a casa, cheguei mais cedo do que era habitual e fui logo ao encontro da minha amada. Dei com ela no... "coisa e tal" com um colega de curso :o)
    Esse momento fez toda a diferença e mudou a minha vida por completo.

    - Há um ano, precisamente no dia 20de Maio de 2010 por volta das 15 e qualquer coisa, tive uma paragem cardio-respiratória no ginásio que frequento, e enquanto falava com o meu personal trainer.
    Esse momento fez toda a diferença...se a referida paragem cardio respiratória (morte súbita) tivesse ocorrido em casa...eu não estaria agora aqui a deixar este comentário neste blogue cuja autora eu "sigo" há muitos anos.:)))

    Chega?

    Beijinhos e TUDO de bom;)

    ResponderEliminar
  16. Tens razão, o destino até pode já estar meio traçado, mas a verdade é que se ficarmos sentados à espera que as coisas aconteçam, se calhar não acontecem.

    ResponderEliminar
  17. Eu acredito que as coisas nao acontecem por acaso... as vezes penso como e' que eu resolvi aceitar um convite para umas ferias aos US, um pais que nunca me chamou atencao e para uma cidade que eu so ouvi falar por causa do Elvis lol
    mas tive de vir ca' de ferias conhecer o homem da minha vida, lutar contra tudo e todos, deixar a minha familia e amigos e entrar num aviao sozinha com duas malas de roupa...
    e ainda bem que o fiz, que nao tive medo da mudanca, e hoje passado 3 anos ja namoramos muito ja casamos 2 vezes lol e somos felizes...
    beijinhos

    ResponderEliminar
  18. O meu momento não foi feliz...mas virou a minha vida de pernas para o ar.
    A morte da minha irmã tornou-me uma pessoa diferente e mudou o rumo da minha vida...mas não de forma positiva...

    ResponderEliminar
  19. Pois que vou roubar também porque literalmente tiraste-me as palavras da boca e do pensamento.

    beijinhos

    Alex

    ResponderEliminar
  20. Penso muitas vezes nisso...Sou ainda muito jovem, julgo, mas um momento que me faz pensar muitas vezes que a minha vida poderia ser, neste momento, completamente diferente, era se tivesse ficado a tirar o mestrado na mesma cidade em que tirei a licenciatura... Não o fiz, e a maior parte dos dias estou bem com a minha decisão. no entanto, existem outros em que esta dúvida não me sai da cabeça.

    ResponderEliminar
  21. O livro "A Ponte para a Eternidade" de Richard Bach retrata muito bem esses "caminhos paralelos".

    Quanto ao momento da minha vida... Só pode ser quando caí da cama ainda bebé e bati com a cabeça na mesinha da cabeceira. Nunca mais fui muito fino...

    ResponderEliminar

🦸‍♀️