sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Mamã SAV em apuros

Isto de falar quando estamos de fora, é muito bonito e tal, mas quando estamos com as situações em mãos, isso é outra conversa! Confesso que tinha muitas teorias de que vou fazer e acontecer quando a Sabrininhas nascer, mas o certo é que não está a sair nada como eu pensei...

A princesinha do agreste, está cada vez pior para dormir, isto é, dorme... se for no colo! Para adormecer à noite tenho de a deitar ao meu lado ou ficar adormecer no colo depois de mamar. De dia se adormece no colo e lá fica dorme horas, se a deito 10 min no máximo, de noite (ultimamente) ao deita-la no berço ela simplesmente faz "Alvorada"!!!! Já tentei deita-la, ficar ao lado a cantar, a pegar na mão... o raio a sete! Nada resulta! A rotina, tutti tutti está instalado!
E agora deito-a lá e passado umas duas horas acorda, deve se sentir com mais frio (mas o quarto esta aquecido e ela quentinha) acho que é mesmo de estar sozinha.

Como vai ser para a fazer dormir no quarto dela? Se até agora para dormir no berço é uma aventura!?? Não a vou passar já pois está muito frio para fazer a transição ( e ainda tem 4 meses) mas queria ver se ela se habituava adormecer mais autonomamente! E confesso... confesso por vezes adormecemos e ela fica no quentinho connosco (raras vezes, certo) mas já aconteceu!

Mamãs sábias da blogosfera, tiveram este "problema"? Como fizeram para eles se habituarem?

21 comentários:

  1. Olá Olá ora ora a ver se te posso ajudar.
    A minha Luciana felizmente sempre foi optima para dormir, mas podes experimentar por ao pé dela uma coisa com o teu cheiro por exemplo um lenço que uses durante o dia ao pescoço em vez da fralda de pano uma coisa do genero sei de casos em que ajudou...
    Sei que é dificil mas o mais importante é não cederes logo deixa a chorar um pouco a ver se adormece sozinha. Tenta sei que é duro...

    Beijokas espero que tenha ajudado

    ResponderEliminar
  2. olá:)

    infelizmente nao te posso ajudar e só te vou preocupar ainda mais. a minha tambem era assim e ainda hoje nao fica sozinha no quarto e só adormece no sofá agarrada á minha orelha.
    agr o pior, ela tem 4 anos :)

    boa sorte. insiste em po-la no berço e deixa chorar, doi mas pode ser que resulte. eu não sou uma boa ajuda :)
    mas não me arrependo, teve e tem muitos mimos e é muito feliz assim e nós tambem:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tens de praticar o método Estivill e podes comprar o livro na fnac: Método Estivill – Guia Rápido para os Pais Ensinarem os Filhos a Dormir; de Eduard Estivill; da Dom Quixote.

    É uma técnica super eficaz, o problema é que os pais acham que dá mais trabalho do que adormecer com a criança, mas pensa que é apenas um período de tempo para resolveres o problema definitivamente.

    ResponderEliminar
  4. Olha SAV, eu até te podia dizer como fiz, mas sinceramente temo as críticas destrutivas. Se calhar envio-te um email, é melhor.

    Beijo

    PS - Não foi nada de especial... mas as más línguas... ui!

    ResponderEliminar
  5. A mim aconteceu-me isso, e foi um trinta e um. Ela adormecia comigo e depois quando estava ferrada eu passava-a para a cama dela. Se tivesse sorte ela não acordava e eu podia descansar um bocado. Ainda hoje para adormecer temos de estar ao lado dela no quarto dela. Não gosta de adormecer sozinha e como eu já tentei...
    Boa sorte e muita paciência.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O 'problema' é que nós somos tão boas mães que elas não se querem separar de nós nem um bocadinho :-)

    Não vou dizer para fazeres como eu porque cada um sabe de si, mas eu nunca consegui aplicar o Estivill. Não duvido da eficácia mas também não duvido do sentimento de desespero que a criança sente até se habituar.

    Quando a quiseres passar para o quartinho tens de deixá-la brincar muitooooo lá durante o dia, habituá-la a dormir lá a sesta e gostar/estar à vontade no quarto/cama dela. Depois aos poucos vai. A MI tem dois anos e muitas vezes ainda quer ir (e vai mesmo) para a nossa cama quando acorda durante a noite.

    Sem stresses, tudo corre bem!

    Beijinhos

    PS O mundo é muito pequenino mesmo! Nem queria acreditar quando eles passaram os 3 à minha frente! lolll Tens uma filhada linda e uns compadres muito simpáticos :-)

    ResponderEliminar
  7. Pode parecer cruel, mau, mas foi o que fizemos e resultou na perfeição. Deitámos o nosso bebe no berço e deixamo-lo lá a chorar um bom bocado até que acabou por adormecer. Na noite seguinte (não sei se por sorte ou não), quando o deitámos, ficou lá calminho:)

    ResponderEliminar
  8. O meu filho com 19 meses ainda acorda uma média de duas vezes por noite e só adormece comigo ao pé dele. Dorme na cama dele mas ao lado da minha. Pelo que li e reli o Método Estivill resulta e é bastante eficaz porque aprendem a adormecer sozinhos, no entanto, eu nunca fui capaz de o aplicar mas não condeno quem o tenha feito.

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Como se costuma a dizer cada caso é um caso e é bem verdade! Mas.. existe sempre um mas!
    Posso dizer que tenho duas meninas, muito diferentes uma da outra mas usei a mesma técnica nas duas, já sei que me vão criticar mas cá vai.
    Foram para o quarto delas ao fim de uma semana e o problema do frio punha-se, uma é de Abril a outra de Dezembro, como tal deixava o aquecimento ligado toda a noite. A mais velha de noite nunca me deu muitas chatices, de dia simplesmente não dormia. A mais nova nem dia dia nem de noite dormia, mas sempre insisti em deita-la na cama e não a adormecer ao colo (é o pior hábito, vejo pela minha afilhada que com 3 anos e 18 Kg a mãe desespera com dores nas costas porque ela só adormece ao colo). Levantava-me quinhentas vezes é um facto, mas como eu não conseguia dormir com ela com medo de a aleijar, sufocar ou deixar cair nunca me arrisquei a deita-la connosco. Pode parecer cruel ou exagero mas não é, amo as minhas meninas como ninguém e nunca senti que isso afecta-se a nossa relação!
    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de mencionar que sempre as deitei até aos 6 meses +/- com um gorrinho de algodão na cabeça. Li no meu livro de puericultura que se perde muita da temperatura corporal pela cabeça e como na maternidade o faziam fiz sempre em casa também.

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar tenho de dizer-te contra todas as expectativas de que a Clara começou a dormir muito melhor desde que está no quarto dela, provavelmente pela ausência de ruído, não sei.
    Mas como sabes tb só adormecia ao colo. Ainda hoje tenho de a embalar um bocadinho. Mas é mesmo só um bocadinho. Depois deito-a no berço e tenho de a abanar. Não é ao berço, é a ela mesmo =D ponho a mão no rabo dela e ou dou palmadas leves ou abano. 15 minutos e fica. Ou então adormece na mama. Dizem os pediatras que os bebés demoram cerca de 20 minutos a atingir um sono profundo. Quando me adormece na mama é mais ou menos esse o tempo que a deixo estar antes de a deitar.
    Põe-lhe bonequinhos com o teu cheiro, coisas que toquem baixinho... nem sei que te diga, com calma vai lá. Método Estivill para mim não serve. Deixar a chorar um bebé pequeno que se sente sozinho não concordo. Claro que acaba por adormecer de cansaço. E de tristeza provavelmente. Cada um com a sua teoria, mas essa para o meu feitio não dá. Pelo pouco que te conheço não me parece que te sirva também...

    Tem de ser com calma. Nos primeiros dias embalava um pouco e deitava. Ela chorava eu ia lá e embalava mais um bocadinho. Podia demorar mas acabava por adormecer e ficar no berço. E cada vez foi demorando menos e hoje, tirando dias em que tem de ser abanada porque tem dificuldade a adormecer, fica no berço dela.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de ser mae de 3 babies, o ultimo estragou-me as teorias todas, pelo que acho que seria a pior pessoa do mundo para te dar conselhos acerca deste tema!
    Bjinhos querida

    ResponderEliminar
  13. O tomas felizmente adormece bem, mas ao colo tb...na cama é dificil...normalmente dou-lhe o leite e ele adormece...quando o meto na cama ele nao acorda.

    Ha uma coisa que ele adora...musica...entao coloco sempre enquanto ele esta sozinho....talvez resulte com a sabrininhas...e ela se sinta mais acompanhada!

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  14. Realmente o que se devia fazer era deixá-los na sua caminha, chorarem e acabarem por adormecer mas eu nunca fiz isso...e depois como "poupei" muito o Pai ele acaba por adormecer na minha mama (e eu também lol) ou ao meu lado ...hoje, passados (quase) 4,5 anos faz tudo no quarto dele menos dormir ...não dorme no meio de nós porque o pus sempre na ponta do meu lado (e não nunca caiu, nunca o sufoquei pois vamos dando sempre espaço mesmo a dormir) mas já mede 1,10 e pesa 25 quilos portanto já "enche" e muito.
    As vezes vou com ele para a cama mas andava estafada de lá estar, adormecer e acordar às 2, às 5 ou nem sequer acordar afinal são 90 cms para os 2 ...por outro lado adoro estar na cama com ele porque ele gosta muito de pôr a mão e sentir-me ...desejo-lhe boa sorte mas vai ser um trabalho árduo mas tente senão já sabe que vai ser pior (mas também é tão bom :-))

    ResponderEliminar
  15. comadre, comadre... já sabes a minha história de sonos difíceis. passei por de tudo um pouco (menos esse método do chorar até à exaustão, sei que resulta, conheço quem o pratica, e digo não, obrigada).
    aos 2 anos de idade simplesmente pede, ouve bem, pede, para dormir. ela, que sempre lutou contra o sono.

    o que te posso dizer é que ser mãe é isto mesmo. ao mesmo tempo que a conheces, ela também conhece o que se passa à volta. cresce. mais depressa do que imaginas.
    e se uns dormem mal, outros têm otites, dores de dente, não páram quietos, partem tudo, não comem bem... são fases. faz o melhor que puderes, deita-a quentinha, fica por perto, e ela daqui a nada expulsa-te do quarto. quando tu lá quiseres ficar.;)

    beijão.

    ResponderEliminar
  16. Como te entendo...o grande problema da minha é a luta para dormir. Juro que não percebo, luta imenso e só consigo que ela durma se a embalar, e a mt custo, pq ela está spr a lutar, resmunga,resmunga até cair. Depois nem gosta de dormir no colo, gosta da cama dela, mas até lá chegar...

    ResponderEliminar
  17. Olá, gosto do teu blogue e venho cá com frequência, mas raramente comento, hoje porém achei que devia dar a minha humilde opinião, o meu filhote já é um homem, tem 18 anos, mas tenho muitas saudades de quando ele era assim pequenito, e acredita que crescem demasiado depressa, mas voltando ao assunto, o meu foi para o quarto dele aos 6 meses, já era verão, que ele é de Janeiro, e claro que ele chorou, mas, embora tenha doído no coração, nós decidimos deixá-lo chorar um bocado, ele acabou por adormecer, chorou mais dois ou três dias, mas acabou por se adaptar, nesta altura eles começam a ter as manhas deles, mas com paciência tudo se consegue, o Fábio nunca adormeceu na minha cama, nem no colo, não digo que nunca dormiu connosco, claro que sim, algumas vezes, mas não por hábito.
    Por volta dos 2 anos de idade, acordava a meio da noite e vinha ter connosco à cama, mas nós íamos levá-lo de volta à dele, por vezes ficava lá eu um pouco, ou o marido, e um dia ou outro ele chorou, mas voltava a adormecer e lá ficava o resto da noite. O maior erro dos pais é mesmo deixá-los dormir na mesma cama, a minha afilhada com 12 anos ainda dormia no meio dos pais, já imaginas-te, nunca dormiu sozinha, não pode ser, nós precisamos descansar de noite para estarmos completamente despertas e dar-lhes atenção durante o dia inteiro, pronto, já me alarguei muito lol, aqui fica mais uma opinião, espero que corra tudo bem com a tua sabrininhas e que consigas dar a volta à situação, bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  18. Ha, esqueci-me de referir que ele se habituou a dormir com uma fralda, porque eu lhe aconchegava a carinha com uma para ele dormir mais quentinho, e ele dormiu com com fralda até já ser grandito, mas era o único vicio, pois nunca usou chupeta lol, bjos

    ResponderEliminar
  19. Eu gostaria de salientar que o método Estivill não é nenhuma tortura maldosa que se faz às criancinhas e que as deixa chorar até à exaustão. Pretende-se que gradualmente a criança vá adquirindo competências individuais de relaxamento. Se a criança conseguir acalmar por si mesma e adormecer, quando a meio da noite voltar a acordar (porque acontece a todos, até a eles) não necessita de voltar a chorar para que a mãe a venha acalmar para voltar a adormecer, e sabe fazê-lo sozinha.

    Esta competência é fundamental para outras aquisições futuras como: entrar para a escola, lidar com problemas, com a ansiedade dos testes, com os medos.

    Agora pensem nisto: se a criança aprende que para adormecer precisa de colo, embalos, cama dos pais é natural que seja dessa forma que vai conseguir dormir. Pensem naqueles adultos que começam a dormir no sofá e depois têm dificuldade em adormecer no quarto.

    Por isso, este método é importante, eficaz e não é uma punição, é antes uma ferramenta fundamental para o futuro dos vossos filhos.

    E questionem-se: não será antes uma dificuldade das mães em vê-lo chorar, do que propriamente um sacrifício para a criança?

    ResponderEliminar
  20. Olá! Sei que não vou dizer nada de novo, mas aqui vai na mesma: todos os bebés são difernetes e todos os conselhos q te possam dar valem o que valem...
    Lá em casa, o bebé dormiu no berço, ao meu lado, até deixar de mamar durante a noite, q foi aos 7 meses. Custou-me mto mais a mim do que a ele! Adormeceu ao colo, da mamã, do papá, da avó, até ... hum.... quase ao ano de idade! (se nao lhe der colo agora, qdo é que vou poder dar!? - pensava eu!).
    A seguir, e pq as costas já não aguentavam, passei a adormece-lo ao meu lado, na minha cama, no quentinho de um Inverno rigoroso. Qdo adormecia, ou qdo estava quase, quase óó, ia deitá-lo na caminha. Se acordava de noite, e ainda agr é assim, como o objectivo principal é ele e nós, papás, dormirmos, toca de o trazer para a cama grande! :)
    Ele tem 2 anos e 4 meses. De vez em qdo adormece na caminha dele, com um de nós ali por perto pq nos chama para um ou outro miminho. MAs fica. Sem problemas. Já entende q aquela é a caminha dele e é ali que deve adormecer. Aos fins de semana ou qdo está doente ou rabujento, adormece na cama dos papás. Sem dramas. Lá em casa é assim. Mas todos os bebés são diferentes! Pareces-me uma mãe sensata. Faz o que o teu coração mandar e vais ver q corre td lindamente!
    Boa sorte!
    Bjsss

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

21 comentários:

  1. Olá Olá ora ora a ver se te posso ajudar.
    A minha Luciana felizmente sempre foi optima para dormir, mas podes experimentar por ao pé dela uma coisa com o teu cheiro por exemplo um lenço que uses durante o dia ao pescoço em vez da fralda de pano uma coisa do genero sei de casos em que ajudou...
    Sei que é dificil mas o mais importante é não cederes logo deixa a chorar um pouco a ver se adormece sozinha. Tenta sei que é duro...

    Beijokas espero que tenha ajudado

    ResponderEliminar
  2. olá:)

    infelizmente nao te posso ajudar e só te vou preocupar ainda mais. a minha tambem era assim e ainda hoje nao fica sozinha no quarto e só adormece no sofá agarrada á minha orelha.
    agr o pior, ela tem 4 anos :)

    boa sorte. insiste em po-la no berço e deixa chorar, doi mas pode ser que resulte. eu não sou uma boa ajuda :)
    mas não me arrependo, teve e tem muitos mimos e é muito feliz assim e nós tambem:)

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Tens de praticar o método Estivill e podes comprar o livro na fnac: Método Estivill – Guia Rápido para os Pais Ensinarem os Filhos a Dormir; de Eduard Estivill; da Dom Quixote.

    É uma técnica super eficaz, o problema é que os pais acham que dá mais trabalho do que adormecer com a criança, mas pensa que é apenas um período de tempo para resolveres o problema definitivamente.

    ResponderEliminar
  4. Olha SAV, eu até te podia dizer como fiz, mas sinceramente temo as críticas destrutivas. Se calhar envio-te um email, é melhor.

    Beijo

    PS - Não foi nada de especial... mas as más línguas... ui!

    ResponderEliminar
  5. A mim aconteceu-me isso, e foi um trinta e um. Ela adormecia comigo e depois quando estava ferrada eu passava-a para a cama dela. Se tivesse sorte ela não acordava e eu podia descansar um bocado. Ainda hoje para adormecer temos de estar ao lado dela no quarto dela. Não gosta de adormecer sozinha e como eu já tentei...
    Boa sorte e muita paciência.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. O 'problema' é que nós somos tão boas mães que elas não se querem separar de nós nem um bocadinho :-)

    Não vou dizer para fazeres como eu porque cada um sabe de si, mas eu nunca consegui aplicar o Estivill. Não duvido da eficácia mas também não duvido do sentimento de desespero que a criança sente até se habituar.

    Quando a quiseres passar para o quartinho tens de deixá-la brincar muitooooo lá durante o dia, habituá-la a dormir lá a sesta e gostar/estar à vontade no quarto/cama dela. Depois aos poucos vai. A MI tem dois anos e muitas vezes ainda quer ir (e vai mesmo) para a nossa cama quando acorda durante a noite.

    Sem stresses, tudo corre bem!

    Beijinhos

    PS O mundo é muito pequenino mesmo! Nem queria acreditar quando eles passaram os 3 à minha frente! lolll Tens uma filhada linda e uns compadres muito simpáticos :-)

    ResponderEliminar
  7. Pode parecer cruel, mau, mas foi o que fizemos e resultou na perfeição. Deitámos o nosso bebe no berço e deixamo-lo lá a chorar um bom bocado até que acabou por adormecer. Na noite seguinte (não sei se por sorte ou não), quando o deitámos, ficou lá calminho:)

    ResponderEliminar
  8. O meu filho com 19 meses ainda acorda uma média de duas vezes por noite e só adormece comigo ao pé dele. Dorme na cama dele mas ao lado da minha. Pelo que li e reli o Método Estivill resulta e é bastante eficaz porque aprendem a adormecer sozinhos, no entanto, eu nunca fui capaz de o aplicar mas não condeno quem o tenha feito.

    ResponderEliminar
  9. Olá
    Como se costuma a dizer cada caso é um caso e é bem verdade! Mas.. existe sempre um mas!
    Posso dizer que tenho duas meninas, muito diferentes uma da outra mas usei a mesma técnica nas duas, já sei que me vão criticar mas cá vai.
    Foram para o quarto delas ao fim de uma semana e o problema do frio punha-se, uma é de Abril a outra de Dezembro, como tal deixava o aquecimento ligado toda a noite. A mais velha de noite nunca me deu muitas chatices, de dia simplesmente não dormia. A mais nova nem dia dia nem de noite dormia, mas sempre insisti em deita-la na cama e não a adormecer ao colo (é o pior hábito, vejo pela minha afilhada que com 3 anos e 18 Kg a mãe desespera com dores nas costas porque ela só adormece ao colo). Levantava-me quinhentas vezes é um facto, mas como eu não conseguia dormir com ela com medo de a aleijar, sufocar ou deixar cair nunca me arrisquei a deita-la connosco. Pode parecer cruel ou exagero mas não é, amo as minhas meninas como ninguém e nunca senti que isso afecta-se a nossa relação!
    Espero ter ajudado

    ResponderEliminar
  10. Esqueci-me de mencionar que sempre as deitei até aos 6 meses +/- com um gorrinho de algodão na cabeça. Li no meu livro de puericultura que se perde muita da temperatura corporal pela cabeça e como na maternidade o faziam fiz sempre em casa também.

    ResponderEliminar
  11. Em primeiro lugar tenho de dizer-te contra todas as expectativas de que a Clara começou a dormir muito melhor desde que está no quarto dela, provavelmente pela ausência de ruído, não sei.
    Mas como sabes tb só adormecia ao colo. Ainda hoje tenho de a embalar um bocadinho. Mas é mesmo só um bocadinho. Depois deito-a no berço e tenho de a abanar. Não é ao berço, é a ela mesmo =D ponho a mão no rabo dela e ou dou palmadas leves ou abano. 15 minutos e fica. Ou então adormece na mama. Dizem os pediatras que os bebés demoram cerca de 20 minutos a atingir um sono profundo. Quando me adormece na mama é mais ou menos esse o tempo que a deixo estar antes de a deitar.
    Põe-lhe bonequinhos com o teu cheiro, coisas que toquem baixinho... nem sei que te diga, com calma vai lá. Método Estivill para mim não serve. Deixar a chorar um bebé pequeno que se sente sozinho não concordo. Claro que acaba por adormecer de cansaço. E de tristeza provavelmente. Cada um com a sua teoria, mas essa para o meu feitio não dá. Pelo pouco que te conheço não me parece que te sirva também...

    Tem de ser com calma. Nos primeiros dias embalava um pouco e deitava. Ela chorava eu ia lá e embalava mais um bocadinho. Podia demorar mas acabava por adormecer e ficar no berço. E cada vez foi demorando menos e hoje, tirando dias em que tem de ser abanada porque tem dificuldade a adormecer, fica no berço dela.

    ResponderEliminar
  12. Apesar de ser mae de 3 babies, o ultimo estragou-me as teorias todas, pelo que acho que seria a pior pessoa do mundo para te dar conselhos acerca deste tema!
    Bjinhos querida

    ResponderEliminar
  13. O tomas felizmente adormece bem, mas ao colo tb...na cama é dificil...normalmente dou-lhe o leite e ele adormece...quando o meto na cama ele nao acorda.

    Ha uma coisa que ele adora...musica...entao coloco sempre enquanto ele esta sozinho....talvez resulte com a sabrininhas...e ela se sinta mais acompanhada!

    Boa sorte!

    ResponderEliminar
  14. Realmente o que se devia fazer era deixá-los na sua caminha, chorarem e acabarem por adormecer mas eu nunca fiz isso...e depois como "poupei" muito o Pai ele acaba por adormecer na minha mama (e eu também lol) ou ao meu lado ...hoje, passados (quase) 4,5 anos faz tudo no quarto dele menos dormir ...não dorme no meio de nós porque o pus sempre na ponta do meu lado (e não nunca caiu, nunca o sufoquei pois vamos dando sempre espaço mesmo a dormir) mas já mede 1,10 e pesa 25 quilos portanto já "enche" e muito.
    As vezes vou com ele para a cama mas andava estafada de lá estar, adormecer e acordar às 2, às 5 ou nem sequer acordar afinal são 90 cms para os 2 ...por outro lado adoro estar na cama com ele porque ele gosta muito de pôr a mão e sentir-me ...desejo-lhe boa sorte mas vai ser um trabalho árduo mas tente senão já sabe que vai ser pior (mas também é tão bom :-))

    ResponderEliminar
  15. comadre, comadre... já sabes a minha história de sonos difíceis. passei por de tudo um pouco (menos esse método do chorar até à exaustão, sei que resulta, conheço quem o pratica, e digo não, obrigada).
    aos 2 anos de idade simplesmente pede, ouve bem, pede, para dormir. ela, que sempre lutou contra o sono.

    o que te posso dizer é que ser mãe é isto mesmo. ao mesmo tempo que a conheces, ela também conhece o que se passa à volta. cresce. mais depressa do que imaginas.
    e se uns dormem mal, outros têm otites, dores de dente, não páram quietos, partem tudo, não comem bem... são fases. faz o melhor que puderes, deita-a quentinha, fica por perto, e ela daqui a nada expulsa-te do quarto. quando tu lá quiseres ficar.;)

    beijão.

    ResponderEliminar
  16. Como te entendo...o grande problema da minha é a luta para dormir. Juro que não percebo, luta imenso e só consigo que ela durma se a embalar, e a mt custo, pq ela está spr a lutar, resmunga,resmunga até cair. Depois nem gosta de dormir no colo, gosta da cama dela, mas até lá chegar...

    ResponderEliminar
  17. Olá, gosto do teu blogue e venho cá com frequência, mas raramente comento, hoje porém achei que devia dar a minha humilde opinião, o meu filhote já é um homem, tem 18 anos, mas tenho muitas saudades de quando ele era assim pequenito, e acredita que crescem demasiado depressa, mas voltando ao assunto, o meu foi para o quarto dele aos 6 meses, já era verão, que ele é de Janeiro, e claro que ele chorou, mas, embora tenha doído no coração, nós decidimos deixá-lo chorar um bocado, ele acabou por adormecer, chorou mais dois ou três dias, mas acabou por se adaptar, nesta altura eles começam a ter as manhas deles, mas com paciência tudo se consegue, o Fábio nunca adormeceu na minha cama, nem no colo, não digo que nunca dormiu connosco, claro que sim, algumas vezes, mas não por hábito.
    Por volta dos 2 anos de idade, acordava a meio da noite e vinha ter connosco à cama, mas nós íamos levá-lo de volta à dele, por vezes ficava lá eu um pouco, ou o marido, e um dia ou outro ele chorou, mas voltava a adormecer e lá ficava o resto da noite. O maior erro dos pais é mesmo deixá-los dormir na mesma cama, a minha afilhada com 12 anos ainda dormia no meio dos pais, já imaginas-te, nunca dormiu sozinha, não pode ser, nós precisamos descansar de noite para estarmos completamente despertas e dar-lhes atenção durante o dia inteiro, pronto, já me alarguei muito lol, aqui fica mais uma opinião, espero que corra tudo bem com a tua sabrininhas e que consigas dar a volta à situação, bom fim de semana, bjos doces

    ResponderEliminar
  18. Ha, esqueci-me de referir que ele se habituou a dormir com uma fralda, porque eu lhe aconchegava a carinha com uma para ele dormir mais quentinho, e ele dormiu com com fralda até já ser grandito, mas era o único vicio, pois nunca usou chupeta lol, bjos

    ResponderEliminar
  19. Eu gostaria de salientar que o método Estivill não é nenhuma tortura maldosa que se faz às criancinhas e que as deixa chorar até à exaustão. Pretende-se que gradualmente a criança vá adquirindo competências individuais de relaxamento. Se a criança conseguir acalmar por si mesma e adormecer, quando a meio da noite voltar a acordar (porque acontece a todos, até a eles) não necessita de voltar a chorar para que a mãe a venha acalmar para voltar a adormecer, e sabe fazê-lo sozinha.

    Esta competência é fundamental para outras aquisições futuras como: entrar para a escola, lidar com problemas, com a ansiedade dos testes, com os medos.

    Agora pensem nisto: se a criança aprende que para adormecer precisa de colo, embalos, cama dos pais é natural que seja dessa forma que vai conseguir dormir. Pensem naqueles adultos que começam a dormir no sofá e depois têm dificuldade em adormecer no quarto.

    Por isso, este método é importante, eficaz e não é uma punição, é antes uma ferramenta fundamental para o futuro dos vossos filhos.

    E questionem-se: não será antes uma dificuldade das mães em vê-lo chorar, do que propriamente um sacrifício para a criança?

    ResponderEliminar
  20. Olá! Sei que não vou dizer nada de novo, mas aqui vai na mesma: todos os bebés são difernetes e todos os conselhos q te possam dar valem o que valem...
    Lá em casa, o bebé dormiu no berço, ao meu lado, até deixar de mamar durante a noite, q foi aos 7 meses. Custou-me mto mais a mim do que a ele! Adormeceu ao colo, da mamã, do papá, da avó, até ... hum.... quase ao ano de idade! (se nao lhe der colo agora, qdo é que vou poder dar!? - pensava eu!).
    A seguir, e pq as costas já não aguentavam, passei a adormece-lo ao meu lado, na minha cama, no quentinho de um Inverno rigoroso. Qdo adormecia, ou qdo estava quase, quase óó, ia deitá-lo na caminha. Se acordava de noite, e ainda agr é assim, como o objectivo principal é ele e nós, papás, dormirmos, toca de o trazer para a cama grande! :)
    Ele tem 2 anos e 4 meses. De vez em qdo adormece na caminha dele, com um de nós ali por perto pq nos chama para um ou outro miminho. MAs fica. Sem problemas. Já entende q aquela é a caminha dele e é ali que deve adormecer. Aos fins de semana ou qdo está doente ou rabujento, adormece na cama dos papás. Sem dramas. Lá em casa é assim. Mas todos os bebés são diferentes! Pareces-me uma mãe sensata. Faz o que o teu coração mandar e vais ver q corre td lindamente!
    Boa sorte!
    Bjsss

    ResponderEliminar

🦸‍♀️