Não acho piadinha nenhuma à forma como elaboraram e decidiram, que a partir de agora iria escrever-se desta ou daquela maneira! A linguagem vai evoluindo é certo, e como normalmente vamos nos adaptando a uma ou outra nova palavra, mas agora lembrarem-se e mudarem uma "catrafada" de vocábulos e comerem uns tantos acentos e começar a ler palavras que a mim me soam a brasileiro...
Desculpem-me os brasileiros que nada tenho contra como escrevem, mas eles são eles e têm a maneira deles de escreverem e nós cá no canto da Europa, temos o nosso bem anterior, certo?
Que eu saiba, já se escrevia português, aqui em Portugal antes de descobrirem o Brasil, e este acordo parece-me mais um "agrado" a eles que nós!
Eu entendo quando me escrevem português do Brasil e entendo português de Portugal, serei sobredotada?
É como eu entender a maior parte dos espanhóis e eles me dizerem que não compreendem português! Mas Ok, depende do esforço de cada um!
Sou "old fashion" sou retrógrada, conservadora, queiram chamar o que quiserem mas eu não gosto deste acordo e não me parece que o vá usar!
Até posso não escrever bem, e meter umas boas palavras chamadas de "calão" mas escrevo como gosto e como sempre escrevi!













Eu sou apenas uma Eng. Informática a trabalhar numa grande editora de dicionários...
ResponderEliminarMas acreditas que o acordo só muda 4% das palavras existentes no dicionário de lingua portuguesa?
E que no fundo só 1% das palavras que usamos no dia-a-dia é que serão afectadas?
Eu não fazia ideia até estar num projecto ligado a isto, achava que iam ser afectadas muitas mais palavras...
No fundo no fundo, se não adotares o novo acordo só vais errar 1% das palavras que escreves ;)
Eu olho para aí e só me apetece desatar a fazer correCções... GRRR
ResponderEliminarPara ser sincera esta ideia também não me agrada. Se é para aproximar as Línguas "Brasileira" e a Portuguesa, porque não aproximar a deles à nossa? Se a nossa é a Língua-Mãe faz todo o sentido!
ResponderEliminarEngraçado é que podiam tratar de outros pormenores antes. Saí do Secundário há 2 anos, e nesses meus 3 anos não havia uma gramática certa. Ora se usava a nova, ora a antiga. Aprendíamos a nova para esquecer a antiga, e afinal ainda não era aquela que estava correcta e tínhamos de esquecer a nova e relembrar a antiga.
Tratar da nossa Língua primeiro antes de pensar em mudá-la e adaptá-la aos outros, não?
não conheço o suficiente para opinar de forma segura mas às vezes penso em como deve ter sido substituir palavras do tipo pharmácia por farmácia... grande contestação que deve ter havido!;)
ResponderEliminarbeijos!
fui!
A língua portuguesa necessita de números para não ser considerada uma língua morta. Só com 11 milhões a falar não é suficiente; precisa dos 200 milhões de brasileiros.
ResponderEliminarEu não quero saber do novo acordo ortográfico! Eu vou continuar a escrever como me ensinaram na escola! :)
ResponderEliminarVou repetir o que disseste, e tb não tenho nada contra os brasileiros.. Mas o nosso vocabulário é NOSSO... PONTO!
Acho este acordo uma estupidez!
Como dizia a minha professora de latim, "o latim não é uma língua morta, é uma língua não falada"!!
ResponderEliminarSinceramente sou contra este acordo, não me interessa se somos poucos ou muitos a falar/escrever assim ou se é pouco ou muito o que muda. E estou como tu, não quero saber se me chamam de conservadora ou comodista ... foi a língua que aprendi.
Com todo respeito, mas é o povo português que gosta de estar no Livro dos Recordes. E com uma língua não falada não vai ser possível estar lá.
ResponderEliminarEu tb não estou nadinha a favor... mas enfim!!!!
ResponderEliminar* beijocas
Eu assino em baixo!
ResponderEliminarMais uma vez estamos a deixar que matem a nossa identidade. Se somos nós a língua-mãe, porque raio temos de nós re-aprender a escrever? Nada contra os brasileiros, mas eu vou continuar a escrever como sempre escrevi, como aliás me ensinaram na faculdade que devia ensinar aos meus alunos.
Bjs
Eu também não concordo nadinha! :S
ResponderEliminartotalmente verdade!
ResponderEliminarconcordo! a gente escrevia de uma forma agora querem nos obrigar a mudar! preocupem-se com outras coisas lol
ResponderEliminarBom eu também sou daqueles que não quero aderir...ainda ontem via a capa da Caras e quando vejo "atriz" ...errrrrrrr...ia tendo uma coisa má.
ResponderEliminarAlém de termos perdido já tanta coisa (nomeadamente o escudo) também vou perder as características da minha língua Mãe?
Não quero e não ensino isso ao meu filho sequer ...que mania de fazerem tudo e não nos consultarem para nada irraaaaaa
_ba_
Se alguém queria mudar mudassem os brasileiros.
ResponderEliminarÀ uns anos atrás a nossa língua foi considerada a mais bonita e rica do mundo, e em vez de nos orgulharmos disso vamos desatar a mudar? Parece que este país não tem mais nada em que pensar. Completamente desnecessário.
E eu estou contigo também!
ResponderEliminarE eu a ficar cada vez mais viciada no teu blog.. :)) isto ja começa a ser habito dar sempre um saltinho; .. e lá tenho k fazer log in pra comentar haaa.
ResponderEliminarcontinua assim :)
Também me dá uma certa "urticária" o novo acordo ortográfico... mesmo que "poucas" palavras sejam alteradas, são as nossas palavras!
ResponderEliminarTambém não me parece que adira...
Tambem acho uma perfeita idiotice!!!Mas que ideias são estas?Não percebo onde está a necessidade,há tanta coisa a precisar de ser alterada e vão alterar o que aquilo que faz um pais unico!
ResponderEliminar