Costumo muita vezes questionar-me se algumas pessoas que eu conheço ou vou conhecendo ao longo do meu caminho de vida, são simplesmente uma profissão e nada mais! A sociedade de hoje faz questão em vincar a porcaria dos títulos que em muitos casos não serve para mesmo nada, simplesmente para aumentar egos de pessoas pobres em auto estima.
Irritam-me sinceramente as pessoas com quem estamos, e que somente sabem falar da profissão que exercem ou fazem questão de introduzir o tema para tentarem saber o que a outra pessoa faz ou se tem título académico! Se estamos a falar num contexto que se enquadre, tudo bem, mas quando começam do nada a me dizer "ah eu sei do que falo pois estou na área da saúde" e eu penso: queres que te pergunte o que fazes, certo?
Existe uma necessidade intrínseca à personalidade de se afirmar que são Engenheiros ou professores e usam o título como se de um carimbo de inteligência e status se tratasse! Errado! Conheço pessoas, que são bem otárias e estão cheias de títulos académicos! E então, com falta de educação, graças ao nosso senhor! Foram completamente abençoadas!
Somos o que somos pelos valores e pela educação e nunca pelos títulos! Não precisamos de nos afirmar com tão pouco, somos muito mais que isso!
Quando me perguntam se me devem tratar por Dr.ª, costumo dizer a rir, se quer saber muitas vezes sou... mas veterinária, à quantidade de animais que tenho de lidar todos os dias!











Esta ultima parte, foi muito bem vista... Eu penso que hoje em dia as coisas, já não são tanto assim!! Mas sei que ainda existem pessoas, que gostam de mostrar aquilo que são e muitas vezes, fazem-se valer disso! Eu não tenho nunhum crso superior, mas respeito tanto quem os tem, como que não os tem... Muitos, não têm porque não quiseram, outros não têm porque por algum motivo, não o puderam ter!! Mas não deixam de ter todos o mesmo valor...
ResponderEliminarBjinho*
Isso é mesmo típico do nosso país... a importância que se dá às aparências e portanto aos títulos, ao andar engravatado e afins, é estupidamente ridícula!
ResponderEliminarAssino por baixo! Não suporto pessoas que só falam da profissão, que exigem ser tratadas por Dr., Sr. Engenheiro...é de uma total arrogãncia! Bj:-)
ResponderEliminarOláQuando me dizem Drº~fulano tal...eu costumo perguntar se é nome proprio :=)))
ResponderEliminarBeijocas
Oh como te compreendo...lê este diálogo: http://eudaminhajanela.blogspot.com/2010/01/como-e-possivel.html
ResponderEliminarbig kiss
Ahahaha!Que giro! costumo usar a mesma piada q tu! Eu digo que trabalho no Zoo! ;)
ResponderEliminarDaniela
Bolas é mesmo verdade.
ResponderEliminarNinguém contesta que terminar uma licenciatura, um mestrado, um MBA, whatever tem o seu mérito, mas quer dizer não se esfrega títulos e teorias na cara dos outros por dá cá aquela moeda.
E ao agir assim estas pessoas acabam por ser um pouco insolentes ou até mal educadas.
Enfim vamos acreditar que com os novos tempos esta tendência irá desaparecer.
Beijinhu
Eu concordo com o que disseste. Ainda assim também acredito haver muito preconceito hoje em dia perante quem tem um titulo. Por vezes as pessoas acreditam apenas no titulo, não como forma de se evidenciaram como melhores que os outros, mas apenas como a validação dos seus conhecimentos na área que praticam.
ResponderEliminarDentro da empresa ninguém se trata pelo titulo, mas tenho clientes que o fazem e não sinto que seja para me afirmarem como melhor ou pior, mas apenas para validar a os meus conhecimentos. É um facto que isto nem sempre é uma relação directa, mas ainda assim não se pode ser radical quer numa perspectiva quer noutra. E se é verdade que por vezes as pessoas mencionam isso com intenções de se evidenciarem, também há as que não têm essa intenção.
concordo totalmente! beijinho
ResponderEliminarSaltinhos costumo achar que essas pessoas, sempre se anularam a si mesmas e têm uma auto-estima do tamanho de uma ervilha ou menor.
ResponderEliminarEntão como defesa ou tentativa de obterem valorização social ou de alguém em especial saiem-se com essas pérolas:
Ha e tal eu sei bem do que falo sou isto ou aquilo.
Dasssss parece que nasceram com o canudo agarrado ao cordão umbilical!
:)
ResponderEliminarConcordo contigo...
Eu sou da opinião que o respeito por nós enquanto pessoas e profissionais é conseguido pelas nossas acções, pelo nosso desempenho... e não necessáriamente por títulos académicos...
Mas hoje em dia, qualquer licenciado em qualquer área é chamado de dr e drª...
kiss
De que adianta ter um título se se for uma besta?
ResponderEliminarEu acho que as coisas estão a mudar. Eu vejo a necessidade de se ser conhecido (não reconhecido) pelo título uma caracteristica de uma geração mais velha, não tanto da nossa onde a formação académica é mais banal.
ResponderEliminarAh como eu te entendo! E tenho de lidar com eles todos os dias.
ResponderEliminarFica bem!
Bjs
Pra Saltinhos e pra Sabrinas Vermelhas, um post de um blog nosso.
ResponderEliminarE porque hoje e dia do Beijo, e não só por isso, beijinhosssssssssssssss a Mamã e à SAV
***********
DA MINHA VIDA
Aos fixos com todo o meu Amor*
Nasci com a perna direita 2 centímetros maior do que a esquerda. Andar não foi tão doloroso como escutar. Tive que praticar muita ginástica não só do corpo com do espírito. Os braços? Tive melonoma, faz pouco. Foram operados e raspados quase até o osso, +++++ mais ginástica. Há 5 meses, os médicos declararam solenemente que a minha vida tinha chegado ao limite. Eu e lhes disse: Não! O limite da minha vida é o meu desejo de vida e o meu desejo de vida é ilimitado. E eu amo viver e vivo por amor* Desde sempre, dou amor. Nem sempre recebo, já pronta para outro: os contratempos da vida me ensinaram* Ninguém limita a minha vida! Faço tudo e de tudo.
Há 3 meses meu coração bate com marcapasso e pulsa e ama e vive em êxtase. Os olhos já não são verdes, são negros. Sem luz enxergam um pouco. Maravilhoso* Ler com os dedos, também o é; para escrever, pouca luz basta e para amar é muito melhor sentir, tocar do que dizer. Mas estas três palavras mágicas: *Eu te amo* têm de ser ditas bem alto 300 mil vezes por dia. Quem sabe assim, outras palavras sejam banidas para sempre. Mais do que Palavras, são precisos Gestos*
Os meus desejos cristalizados nas minhas lágrimas verdes simplesmente se quebraram nas ondas do Desejo Mayor*
Como foi a minha vida? Meu querido, como É a minha vida* Deslumbrante* Muito amada e admirada por homens e mulheres muito adorados. Muitas fotografias, passarelas, viagens, culturas diferentes. Ah, cultura, ou melhor, currículo* Que lindo* Filosofia na USP, Pós em Tradução na USP, papai e mamãe jamais gastaram um centavo, com muito orgulho, Hautes Études en Traduction en France. Francês inglês italiano espanhol hebraico latim grego japonês árabe andaluzo e egípcio e por aí vai. A vida é a maior escola, meu querido. Só que eu não preciso pôr no meu perfil. Não sou obra pronta e acabada. O que faço? Poso só para a Escola de Belas Artes em São Paulo, quando posso, e não cobro. Tradutora pública e intérprete comercial, cargo vitalício. Dá para mim e a malta toda.
Beleza? Não é esta lindeza do rosto e do corpo, é a vida intensa de uma pessoa e o que ela demonstra. Assusta e leva à fixação. Que os fixos se resolvam. Como é intimamente? Só alguns têm este privilégio.
Agora, vou repousar um pouco. Já que é fixo, repouse também.
Beijos Renata ou superação para você
Adorei, adorei, adorei :) e nem costumo achar grande piada a discussoes sobre este tema, embore concorde consigo.. (e nao sei se foi propositado ou nao, mas deliciei-me com um pequeno pormenor ali pelo meio, uma ironia delicadissima!)
ResponderEliminar(foi a primeira vez que decidi comentar, mas este já começa a ser um dos meus blogs diários!) um beijinho *
É um dos motivos pelos quais gosto tanto de viver aqui (em Madrid). Toda a gente se trata por tu, ninguém se trata por doutor ou engenheiro.
ResponderEliminar