quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

E o Pai Natal ainda não chegou...

Eu que sou uma gaja pacifica e compreensiva, vou tentando ser compreensiva, até ao dia que me enchem as medidas e eu expludo!
Eu decididamente devo ter sido colocada numa empresa tipicamente portuguesa para que eu sinta na pele o que é a nossa mesquinhez e pequenez de mentalidade! Já que tenho a mania de ter uma mentalidade de país desenvolvido! Não interessa a empresa ser média ou grande, o que faz realmente a diferença é se o gestor/patrão/gerente seja típico português ou não!

A falta de consideração pelos funcionários, a tendência achar que ninguém precisa de uma explicação, ou que afinal os funcionários TALVEZ sejam pessoas... é algo que a mim me tira do sério!
A Omnipotência, que julgam ter sido bafejados só porque gerem uma empresa e "alimentam" postos de trabalho, é algo que demonstra a nossa (deles) pequenez!!!
Quando se fala em aumentos salariais de 25€ acham que é um absurdo, num salário mínimo que sinceramente, nem devia ser permitido alguém se governar com "aquilo", quanto mais famílias inteiras! Enquanto eles, continuam a passear as barrigas gordas nos seus automóveis XPTO ou a fazer a suas jantaradas monumentais com os amigalhaços! E realmente, 25€ no orçamento familiar (mensal) é muito dinheiro, uma empresa não consegue...

Irrita-me esta hipocrisia cheia de uma falsidade ridícula, em que no nome da manutenção dos postos de trabalho, dizem não poder aumentar tanto!
Gostaria que num mês, este empresários ridiculamente miseráveis mentalmente, gerissem uma família com um ordenado minimo!

Não é a crise, nem muito menos a dimensão da empresa mas mentalidades que por mais viajadas e eruditas que possam tentar ser, nunca irão além do mundo pequeno e egoísta que país cultiva!

E já agora, VIVA A TMN!!!!!! (se não fosse cliente, hoje tornaria-me)! E não digo mais nada, pois deveria estar num país que pelo menos fosse mais do que meros interesses, e um todo... não meia dúzia de hectares!

19 comentários:

  1. viva a tmn!!!!!!finalmente alguem com escrupulos

    ResponderEliminar
  2. Concordo e apoio totalmente a luta contra a hipocrisia...

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente...
    Na empresa onde trabalho, este ano não houve quaisquer aumentos.
    A crise afectou-nos imenso no último quadrimestre de 2008 e, entendo que, no meio dos depedimentos que foram efectuados por necessidade económica, não houvesse espaço financeiro para aumentos.
    Mas, felizmente, este ano, a partir do início do 2º semestre, houve franca recuperação e as previsões para 2010 são de crescimento económico.
    Agora, falam-nos em 1,5% de aumento salarial geral.
    Rídiculo. Em 2 anos, 1,5%... ainda por cima se pensar que tenho menos 2 pessoas na minha equipa e que estamos a falar em volume de trabalho igual ao que tinhamos antes da crise.
    Ainda não sei como dizer aos meus colaboradores...
    Desculpa o desabafo... mas o teu post propiciou isso mesmo...
    Happy Christmas!

    ResponderEliminar
  4. É uma tristeza a realidade de algumas empresas e o simples facto de serem estrangeiras não significa nada, pois continuam a ser geridas por gente que independentemente de ser nacional ou não, é de uma pequenez sem tamanho... não faço um viva à TMN nem a nenhuma outra, faço um viva aos gerentes/gestores/responsáveis que chegaram à conclusão que afinal trabalham com pessoas e não com números!


    :-)

    ResponderEliminar
  5. O problema não está nos empresários mas sim no estado que é o pior empregador que existe e que dá o pior exemplo.....entre os funcionários a contratos precários ou recibos verdes e os que ganham milhões só porque são políticos.....como queres que as empresas, muitas delas com a corda ao na garganta com tantos impostos e encargos queira fazer algo????

    E olha que se os salários chorudos que há neste país baixassem o salário mínimo poderia ir para valores aceitáveis como em outros países da Europa.
    Mas infelizmente estamos no topo dos países onde há a maior diferença entre salários.

    E eu sei do que falo....faço contabilidade.....

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  6. Existe questões as quais quem tem um emprego devia se questionar , em vez de colocar sempre a culpa nos outros . Seria :

    1 ª Porque aceitam essa misèria do ordenado minino ?

    2 ª Porque não se tranformam vocês mesmas em empresarias ? Já que o povo Portugues vive a vida no queixume .


    3 ª Porque não largam o vosso postozinho e vão procurar melhor ??? È facil falar quando se chega ao fim do mês e se recebe o ordenado acrescido de férias e subsidio de natal . Sejam pessoas de coragem e diferentes e vâo procurar melhor ..Sejam aquilo que falta neste pais .SEREM PRO ACTIVAS !

    ResponderEliminar
  7. Eu percebo que viver com um ordenado desses não é tarefa fácil. Deve haver respeito pela dignidade humana.

    No entanto, compreendo que são os empresários que arriscam, que investem, que perdem dinheiro quando a coisa corre mal, que estão sempre a gerar soluções para a empresa avançar.

    Enquanto os trabalhadores não têm esse risco. Vão trabalhar e recebem o salário, subsídio de férias, etc.

    É claro que compram bons carros, mas trabalharam para isso. Mas se a empresa falir também são eles que têm de se responsabilizar. As coisas não são tão lineares.

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo último: é muito bonito falar em ser pro-activo a uma família que vive com o salário mínimo e tem filhos e contas para pagar... é muito bonito falar em ser pro-activo quando se tenta fazer algo e não se tem "o contacto certo" (vulgo Cunha) para se conseguir... e quer mesmo saber, quem consegue ser pro-activo neste país e o é... já cá não está!!!

    ResponderEliminar
  9. @Angel: mas diga-me: já viu empresários a serem responsabilizados por falências de empresas?? Pois é, eu também não! E olhe, surpresa!!! No dia seguinte abrem outra com outro nome!!! Conheço bem do que falo!!!

    ResponderEliminar
  10. Saltos altos ,Sou empresaria ou seja sou mais aquela pessoa que não pode ficar doente porque não tem subsidio de doença , tambem sou aquela pessoa que se a minha empresa falir fico sem nada , inclusive subsidio de desemprego.

    A familia como diz è mediocre porque se você lhe for dizer para trabalhar mais algumas horas è um drama ....

    Quer mais algum exemplo ? acho sinceramente mediocre e mesquinho a familia que vive com 400 euros porque esses coitadinhos como querem fazer parecer fazem do nosso pais um miseravel ..porque essas mesmas pessoas não criam riqueza nelas e nos outros !

    ResponderEliminar
  11. @anónimo(último): Mas não desconta? Não tem ordenado? Se é empresária deve saber que só tem um ano de isenção de segurança social, e com ou sem ordenado é obrigada a descontar como os comuns mortais! É com isto que salvaguarda a sua posição!
    Quanto a trabalhar mais horas, depende da situação, pois o comum, (infelizmente) é o pedido de horas extraordinárias sem qualquer outra contrapartida! E assim, quando a vantagem é unilateral... compreende que não há motivação!!!!
    E realmente, é mesmo muito medíocre se viver com o salário mínimo pois aí estamos de acordo, não conseguem gerar riqueza a ninguém... nem a eles nem aos outros!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Sim, já vi empresários a perderem tudo, assim como conheço quem abra uma nova empresa, embora o nome se mantenha ligado a uma fraude.

    Acho que uma sociedade evolui com o aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Acho muito bem que o salário vá aumentando. Mas no momento presente, isso vai tornar-nos menos competitivos face a países com a mão-de-obra mais barata.

    Em tudo há dois lados, e só se nos colocarmos em cada um deles conseguimos ter discernimento para não sermos tão parciais nas nossas opiniões.

    ResponderEliminar
  13. já diz o povo "quando o mar bate na rocha que mse lixa é o mexilhão".
    neste caso, estando em crise, o povo aperta os cordões à bolsa mas quem tem muito tem de ser ajudado para a economia não estagnar.
    e de facto não tem estagnado, os bens considerados de luxo têm crescido e nunca foram afectados pela tão cruel crise.
    por mim o ordenado mínimo ia directo para os 500 euros mensais.
    (valor alcançado há anos pela Grécia que nos acompanha sempre nas sondagens na cauda da europa... têm menos estradas alcatroadas mas mais dinheiro no bolso).
    concordo que muitas vezes falta pro-actividade e não me identifico com o depósito de culpas no estado e nos subsídios que não chegam mas por vezes há situações tão injustas e de favorecimento tão óbvias que quase nos fazem desistir.
    isto dá pano para mangas, por isso eu e tu Saltinho, conversamos depois. é bom conversar contigo e partilharmos as conquistas que vamos tendo.
    e pró ano vou fazer por mudar de vida. porque quem não arrisca não petisca.

    ResponderEliminar
  14. Ai gaja, nem sabes como concordo contigo!

    Não percebi foi essa da tmn...

    ResponderEliminar
  15. Ai gaja, nem sabes como concordo contigo!

    Não percebi foi essa da tmn...

    ResponderEliminar
  16. Podes crer!Fiquei mm contente com a atitude da tmn:)

    ResponderEliminar
  17. alguem explica a cena da tmn? tou a leste dessa manobra de marketing
    (sim, porque TUDO é marketing... não pensem...)
    agora o que eu não sei é qual foi a comunicação.
    anyone?

    ResponderEliminar
  18. o problema é que esses empresários mentalmente pobres" nunca souberam o que era ter de esticar!
    sobe a conta bancária e o poder cresce a olhos vistos a ignorancia! beijo enorme saltitos!
    tb sou cliente tmn ahahhahahhahaha

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

19 comentários:

  1. viva a tmn!!!!!!finalmente alguem com escrupulos

    ResponderEliminar
  2. Concordo e apoio totalmente a luta contra a hipocrisia...

    ResponderEliminar
  3. Concordo plenamente...
    Na empresa onde trabalho, este ano não houve quaisquer aumentos.
    A crise afectou-nos imenso no último quadrimestre de 2008 e, entendo que, no meio dos depedimentos que foram efectuados por necessidade económica, não houvesse espaço financeiro para aumentos.
    Mas, felizmente, este ano, a partir do início do 2º semestre, houve franca recuperação e as previsões para 2010 são de crescimento económico.
    Agora, falam-nos em 1,5% de aumento salarial geral.
    Rídiculo. Em 2 anos, 1,5%... ainda por cima se pensar que tenho menos 2 pessoas na minha equipa e que estamos a falar em volume de trabalho igual ao que tinhamos antes da crise.
    Ainda não sei como dizer aos meus colaboradores...
    Desculpa o desabafo... mas o teu post propiciou isso mesmo...
    Happy Christmas!

    ResponderEliminar
  4. É uma tristeza a realidade de algumas empresas e o simples facto de serem estrangeiras não significa nada, pois continuam a ser geridas por gente que independentemente de ser nacional ou não, é de uma pequenez sem tamanho... não faço um viva à TMN nem a nenhuma outra, faço um viva aos gerentes/gestores/responsáveis que chegaram à conclusão que afinal trabalham com pessoas e não com números!


    :-)

    ResponderEliminar
  5. O problema não está nos empresários mas sim no estado que é o pior empregador que existe e que dá o pior exemplo.....entre os funcionários a contratos precários ou recibos verdes e os que ganham milhões só porque são políticos.....como queres que as empresas, muitas delas com a corda ao na garganta com tantos impostos e encargos queira fazer algo????

    E olha que se os salários chorudos que há neste país baixassem o salário mínimo poderia ir para valores aceitáveis como em outros países da Europa.
    Mas infelizmente estamos no topo dos países onde há a maior diferença entre salários.

    E eu sei do que falo....faço contabilidade.....

    Beijokitas

    ResponderEliminar
  6. Existe questões as quais quem tem um emprego devia se questionar , em vez de colocar sempre a culpa nos outros . Seria :

    1 ª Porque aceitam essa misèria do ordenado minino ?

    2 ª Porque não se tranformam vocês mesmas em empresarias ? Já que o povo Portugues vive a vida no queixume .


    3 ª Porque não largam o vosso postozinho e vão procurar melhor ??? È facil falar quando se chega ao fim do mês e se recebe o ordenado acrescido de férias e subsidio de natal . Sejam pessoas de coragem e diferentes e vâo procurar melhor ..Sejam aquilo que falta neste pais .SEREM PRO ACTIVAS !

    ResponderEliminar
  7. Eu percebo que viver com um ordenado desses não é tarefa fácil. Deve haver respeito pela dignidade humana.

    No entanto, compreendo que são os empresários que arriscam, que investem, que perdem dinheiro quando a coisa corre mal, que estão sempre a gerar soluções para a empresa avançar.

    Enquanto os trabalhadores não têm esse risco. Vão trabalhar e recebem o salário, subsídio de férias, etc.

    É claro que compram bons carros, mas trabalharam para isso. Mas se a empresa falir também são eles que têm de se responsabilizar. As coisas não são tão lineares.

    ResponderEliminar
  8. @Anónimo último: é muito bonito falar em ser pro-activo a uma família que vive com o salário mínimo e tem filhos e contas para pagar... é muito bonito falar em ser pro-activo quando se tenta fazer algo e não se tem "o contacto certo" (vulgo Cunha) para se conseguir... e quer mesmo saber, quem consegue ser pro-activo neste país e o é... já cá não está!!!

    ResponderEliminar
  9. @Angel: mas diga-me: já viu empresários a serem responsabilizados por falências de empresas?? Pois é, eu também não! E olhe, surpresa!!! No dia seguinte abrem outra com outro nome!!! Conheço bem do que falo!!!

    ResponderEliminar
  10. Saltos altos ,Sou empresaria ou seja sou mais aquela pessoa que não pode ficar doente porque não tem subsidio de doença , tambem sou aquela pessoa que se a minha empresa falir fico sem nada , inclusive subsidio de desemprego.

    A familia como diz è mediocre porque se você lhe for dizer para trabalhar mais algumas horas è um drama ....

    Quer mais algum exemplo ? acho sinceramente mediocre e mesquinho a familia que vive com 400 euros porque esses coitadinhos como querem fazer parecer fazem do nosso pais um miseravel ..porque essas mesmas pessoas não criam riqueza nelas e nos outros !

    ResponderEliminar
  11. @anónimo(último): Mas não desconta? Não tem ordenado? Se é empresária deve saber que só tem um ano de isenção de segurança social, e com ou sem ordenado é obrigada a descontar como os comuns mortais! É com isto que salvaguarda a sua posição!
    Quanto a trabalhar mais horas, depende da situação, pois o comum, (infelizmente) é o pedido de horas extraordinárias sem qualquer outra contrapartida! E assim, quando a vantagem é unilateral... compreende que não há motivação!!!!
    E realmente, é mesmo muito medíocre se viver com o salário mínimo pois aí estamos de acordo, não conseguem gerar riqueza a ninguém... nem a eles nem aos outros!!!!!!

    ResponderEliminar
  12. Sim, já vi empresários a perderem tudo, assim como conheço quem abra uma nova empresa, embora o nome se mantenha ligado a uma fraude.

    Acho que uma sociedade evolui com o aumento da qualidade de vida dos cidadãos. Acho muito bem que o salário vá aumentando. Mas no momento presente, isso vai tornar-nos menos competitivos face a países com a mão-de-obra mais barata.

    Em tudo há dois lados, e só se nos colocarmos em cada um deles conseguimos ter discernimento para não sermos tão parciais nas nossas opiniões.

    ResponderEliminar
  13. já diz o povo "quando o mar bate na rocha que mse lixa é o mexilhão".
    neste caso, estando em crise, o povo aperta os cordões à bolsa mas quem tem muito tem de ser ajudado para a economia não estagnar.
    e de facto não tem estagnado, os bens considerados de luxo têm crescido e nunca foram afectados pela tão cruel crise.
    por mim o ordenado mínimo ia directo para os 500 euros mensais.
    (valor alcançado há anos pela Grécia que nos acompanha sempre nas sondagens na cauda da europa... têm menos estradas alcatroadas mas mais dinheiro no bolso).
    concordo que muitas vezes falta pro-actividade e não me identifico com o depósito de culpas no estado e nos subsídios que não chegam mas por vezes há situações tão injustas e de favorecimento tão óbvias que quase nos fazem desistir.
    isto dá pano para mangas, por isso eu e tu Saltinho, conversamos depois. é bom conversar contigo e partilharmos as conquistas que vamos tendo.
    e pró ano vou fazer por mudar de vida. porque quem não arrisca não petisca.

    ResponderEliminar
  14. Ai gaja, nem sabes como concordo contigo!

    Não percebi foi essa da tmn...

    ResponderEliminar
  15. Ai gaja, nem sabes como concordo contigo!

    Não percebi foi essa da tmn...

    ResponderEliminar
  16. Podes crer!Fiquei mm contente com a atitude da tmn:)

    ResponderEliminar
  17. alguem explica a cena da tmn? tou a leste dessa manobra de marketing
    (sim, porque TUDO é marketing... não pensem...)
    agora o que eu não sei é qual foi a comunicação.
    anyone?

    ResponderEliminar
  18. o problema é que esses empresários mentalmente pobres" nunca souberam o que era ter de esticar!
    sobe a conta bancária e o poder cresce a olhos vistos a ignorancia! beijo enorme saltitos!
    tb sou cliente tmn ahahhahahhahaha

    ResponderEliminar

🦸‍♀️