Eu não digo que é bom ou mau... ou faço juízos de valor, simplesmente digo que existem coisas que não concordo mesmo na minha religião!
Boas e más pessoas existem em qualquer lado e não precisa de ser na religião! Tenho a minha maneira muito própria de comunicar através da minha fé e existem coisas que acredito mais e em outras menos... para mim a religião não é só como a me apresentam, para mim há muito mais do que contam!
Não sou estática, sei que o ponto de vista de cada um é mesmo isso um ponto de vista!
As pessoas que vão à missa todos os domingos ou mais, fazem-no porque isso as faz sentir bem e isso sim é importante na nossa vida. Sentirmos bem com aquilo que fazemos e acreditamos!
Eu simplesmente, gosto de ser verdadeira comigo mesma e admitir que sou humana e tenho muitos defeitos, sentimentos menos bons eu tenho-os e admito e sou a primeira a dizer que não tenho sentimentos altruístas! Se me fazem mal não perdoo com facilidade!
Mas sei admitir e não fazer como a maior parte das pessoas que não o dizem (mas o fazem) porque é politicamente correcto! Eu sou como sou e não é por mais defeitos que tenha que sou menos cristã!
Gosto de ir à missa quando quero ir, quando preciso, não como um ritual o qual se tornaria uma obrigação só porque é assim que deveria ser!
Podem mesmo pensar que sou uma "outsider" mas é por isso que digo que tenho uma visão muito própria de ver as coisas!
E acima de tudo não julgo ninguém, por não acreditarem ou por acreditarem em algo completamente diferente de mim!
Acima de tudo é preciso acreditar!
Ai eu julgo, pelo menos no que toca a vestimentas ridiculas. Sim, sou má lingua. :P
ResponderEliminarAí é que está!
ResponderEliminarEu cá por mim, não vou à Eucaristia por obrigação, mas por gosto e acredita que a Eucaristia a que eu vou é bem diferente daquelas missas, que muitos consideram uma seca, porque o Padre em vez de fazer uma homília está a chamar à atenção das beatas, porque a liturgia não é bem proclamada. Enfim... Podia citar tantas coisas!
Eu já experimentei perdoar e pedir perdão e acredita que é difícil mas é gratificante.
Além do mais, um cristão tem como modelo Jesus e se fores bem a ver, Jesus humilhou-se por nós.
Beijoca
PS: Não falo mais de religião. :P
lol pepper, é saudável falar! E gosto de pessoas que dialogam e explicam os pontos de vista! É assim que aprendemos sempre mais um bocadinho! :D
ResponderEliminarA religião há-de ser sempre um tema polémico.
ResponderEliminarConvicções à parte, também acho que há e sempre houve adaptações por parte do homem: antigamente pouco havia que fazer e o Domingo, dia de ida à Missa, era provavelmente o acontecimento da semana. Hoje em dia isso já não acontece... infelizmente a igreja não se está a saber adaptar à nova sociedade.
Mas isto sou eu que não sigo cegamente as suas regras e ponho tudo em causa.
Isto é mesmo daqueles assuntos complicados... Eu sou católica não praticante (na ideia deles). Tenho fé, mas há muita coisa que nao acredito e outras que não vêm escritas mas que acredito. Tal como, não me venham dizer que Jesus não se casou... LOL Se ele se tivesse casado, era menos Deus do que é? Alguém acreditaria menos nele? Tb fui catequista durante algum tempo, mas a Igreja peca em muita coisa...
ResponderEliminarNão vou à missa desde Setembro, e só fui pk foi o batizado da minha sobrinha... Se sentir necessidade de falar com Deus, falo em casa... Não é por ir ou não à missa que sou mais ou menos que as beatas...
Acho que cada um é como é. Cada um tem a sua fé. E assim é que tem de ser... A Igreja enquanto não aprender com os seus erros tb não vai a lado nenhum...
E pronto.. já escrevi demais... desculpa lá Saltos! :(
Cada um é livre de escolher o caminho que quer seguir!!!!
ResponderEliminarbem, deu mesmo polémica... há pessoas que não aguentam mesmo a opinião dos outros... como se a nossa opinião fosse mudar a vida deles... enfim. olha é por isso que eu não tenho religião mesmo. e não preciso. para mim deus é a vida, é o amor e a natureza, não um ser antropomórfico de barbas brancas que castiga tudo e todos pelos erros que fazem... deus somos nós. deus é o universo. e não há ninguém que me vai fazer voltar a ir a uma igreja outra vez. a religião é como política, só serve para controlar as pessoas.
ResponderEliminargostei do teu ponto de vista. não desrespeitaste ninguém. só deste a tua opinião. ;)
"to yourself be true, be your own guru..."
ResponderEliminarSabes saltinhos, o que me irrita na igreja, não é a igreja em si... são as pessoas... como padres que não querem baptizar crianças porque um dos pais não foi baptizado, ou como catequistas que são muito religiosas e são na essência autenticas viboras, ou como acólitos que maltratam os colegas, e por aí fora.
De resto, eu acho que a religião, seja ela qual for é importante... não pela religião em si, mas pelo nosso lado espiritual. A fé. A religião é tão importante, que integra a definição de civilização.
eu sou católica, cristã, hindu, budista... whatever.
ResponderEliminarsou aquilo em que acredito.
Nao vais a missa? Eu tambem nao :P
ResponderEliminarE ninguém tem de te julgar!
ResponderEliminarEu vou porque fui habituada assim desde pequena e gosto.
Cito o que disseste no post anterior: " Para mim religião, é aquilo que nos faz sentir bem e não aquilo que nos impõem."
ResponderEliminarNão podia concordar mais com isso!
Bem, eu não acho que deu polémica alguma. Só estamos a dar os nossos pontos de vista. Mas, coisa que não aceito é criticarem a Igreja Catolica pelas regras que tem. Ora, eu para ser Cristã não tenho que ser necessariamente da Catolica. Posso escolher em que regras acredito e se as quero seguir. É o que costumo dizer aos meus amigos e nunca deixamos de ser amigos por eu ter esta opiniao e eles a deles. Eu costumo dizer aos miudos na catequese, tu vais para as aulas de guitarra, tem regras, já sabias que existiam, podes optar por ir aquela aula ou a outra com regras diferentes. As pessoas enraizam que ser Cristão é ser apenas Católico. A meu ver ou se pratica ou não. Eu nunca dei um tostão à igreja, mas dou o meu trabalho e sinto-me realizada a fazê-lo. Divirto-me, também me chateio. É assim mesmo. Se há coisas com as quais não concordo? Se sei que há podridão? Sei pois. Mas, eu sou mais apologista de olhar para as coisas boas e fazer algo por isso ;)
ResponderEliminarEu tenho uma visão e uma vivência religiosa muito semelhantes às tuas, pelo menos do que li nestes dois posts. E como tu dizes e muito bem, o mais importante é ter fé e acreditar!
ResponderEliminarUm beijo!
Só me custa que a religião traga tantas guerras e desentendimentos entre os homens...
ResponderEliminarIsso que me deixa triste agora fé não tenho la muita.
beijinhos
Realmente é tão bom acreditar em qualquer coisa :)
ResponderEliminarBeijinhos*
saltinhos passei para desejar bons feriados ou estás de férias?
ResponderEliminarbeijinhos
Foi uma boa resposta a todos os comentários... 8)
ResponderEliminarBjinho*
Podia ter sido eu a escrever este post! Assino em baixo !!!
ResponderEliminar(já se nota o meu bronze ;D )
Beijo
Eu volto a assinar por baixo :)))))
ResponderEliminarDoce beijo
Subscrevo.te inteiramente..
ResponderEliminarbeijinho.
O ritual da missa (com seu senta, levanta, ajoelha) é uma analogia à caminhada da vida como o é uma procissão. Quanto ao crer, cada um deve seguir o que melhor lhe parece.
ResponderEliminarBeijinhos. Manoel Eduardo - Brasil.
Que assim continues por muitos e muitos anos!!!
ResponderEliminar