sexta-feira, 19 de junho de 2009

Calm down

Eu não tenho filhos mas como já sabem tenho opinião sobre assuntos relacionados com crianças... também!

Hoje em dia fala-se de hiperactividade como se fala de rebuçados de mentol quando temos uma dor de garganta! Sim, concordo que existam crianças hiperactivas... mas não a quantidade astronómica em que se apresentam hoje em dia! Acho que, existe sim muita falta de educação não só nas crianças mas nos pais que infelizmente (alguns) também não primam pela abundância!

Se a criança "pincha e grita" mais do que aquilo que acham conveniente, a solução é levá-lo ao médico pois de certeza é hiperactivo! Quando me dizem isto, eu penso, oh meus senhores e antigamente??? Como faziam com as crianças assim?? Davam-lhes a Educação, pois claro!

E assusta-me ouvir pais a falar dos filhos como se fossem muito doentes e que têm de lhes dar o medicamento XPTO para que em adulto não se torne num descompensado! Claro, poderá sempre tornar-se num"addicted" em comprimidos ou em coisas mais fortes! Mas isso já será problema relacionado com qualquer trauma em adulto que os pais vão inventar!

Acho que cada vez há mais informação e não se aprende nada de jeito!

Um dia destes vi numa livraria um livro “Aprenda a dizer Não, ao seu Filho” quase o comprei e oferecer à minha mãe… para ela rir às gargalhadas! Pois, sempre soube dizer Não, e não aprendeu em nenhum livro! E não, não sou uma adulta traumatizada porque os meus pais não me deram tudo o que eu queria!

E me conservem esta ideiinha, pois quando tiver filhos, quero saber dizer que Não! E ter o discernimento de não o entupir com medicamentos desnecessários!

42 comentários:

  1. é uma estupidez... mas hoje em dia é mesmo isso que acontece. por qualquer coisa é porque a crinça é hiperactiva. argh

    ResponderEliminar
  2. Ò balha-me deus!!
    E não é que tens razão mesmo.

    Enfim,


    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. a educação é fundamental e os papás quando não são capazes de a dar dão desculpa que os putos são doentes.
    Mais doentes são eles...
    Uns castigos de vez em quando e uns nãos bem ditos nunca fizeram trauma nenhum

    ResponderEliminar
  4. há muita faltade muita coisa hoje em dia... mass...
    de qualquer forma vou esperar para ter filhos e depois falo sobre isso! =P

    Os adultos de hoje vivem ocupados, e é muito mais facil desta forma do que gastar tempo, ter de ter pulso forte, que é muito dificil...e ainda ouvir o puto aos berros..

    Acho que é assim que muita gente pensa...

    Beijinhoss*

    ResponderEliminar
  5. Sabes são tantos os pais de alunos que me contam estarem ARREPENDISSIMOS de terem levado os filhos ao médico. Zumba com tanto medicamento porque eram supostamente hyperactivos...e não eram nada CLARO!!!Os miudos então estavam nas aulas a dormir e tornavam-se LENTOS em tudo até na compreensão!!Outros ainda ficam piores e serviam-se da desculpa de serem hyperactivos para a falta de educação na sala de aula!

    Enfim...a minha kanita é muito mechida mesmo. Cabe a nos pais, encontrar actividades onde ela possa canalizar essa energia toda :) em vez de a meter em frente à tv.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tenho um primo hiperactivo, desde muito miúdo tinha todas os indicios de hiperactividade, até a falar, o agitar das pernas, etc etc... Para quem a tem é uma xatice, como todas as enfermidades, para quem pensa que tem eu concordo contigo... a doença chama-se falta de educação!
    Se pensarmos há tantas pessoas sem educação, sem caracter, sem civismo... não lhes é retirado o direito de serem pais, a natureza dá as capacidades a todos, e depois as criançinhas formam-se á semelhança dos progenitores... Solução: comprimidos para o bucho!

    Temas interessantes:)

    ResponderEliminar
  7. Não há nada que um pai goste mais de dizer: "O meu filho não pára quieto UM SEGUNDO! Só pode ser hiperactivo!! É que só pode!" ... e depois dizem sempre isto com uma espécie de exasperação orgulhosa... ou wtv...

    Se uma criança conseguir ver um filme do principio ao fim... ou ficar quieta a ver desenhos animados... NÃO É HIPERACTIVA! Mesmo que passe o resto do tempo aos saltos pela casa ou a trepar pelos cortinados.
    Uma criança hiperactiva não consegue estar atenta ou parada mais de cinco minutos... e aí sim... Ritanil com eles!

    Pash!

    ResponderEliminar
  8. Concordo a 100%... mas prepara-te para receber comentários bem desagradáveis... :P

    Bom fds!
    Beijão*

    ResponderEliminar
  9. Claro que concordo contigo Saltinhos!;)

    ResponderEliminar
  10. A hiperactividade só se começa a manisfestar-se completamente na escola, quando as crianças não conseguem concentrar nas tarefas aplicadas nem tão pouco parar quietas. Por isso todos os outros chavalitos a quem os papás diagnosticam hiperactividade precoce, não é hiperactividade mas sim má educação.... e sim concordo plenamente contigo... beijocas

    ResponderEliminar
  11. A proposito de um texto deste genero da Coco na Fralda nem imaginas a confusao que deu. Nao tarda nada estas com anonimos a desancarem-te :P

    Para mim ha criancas hiperactivas e criancas muito mal educadas. O problema e que se misturam os conceitos.
    Os miudos hiperactivos necessitam de cuidados especiais e acompanhamento, Os mal educados precisam de ter uns pais em condicoes que os ponham na linha.

    ResponderEliminar
  12. Hoje em dia ha muita gente a confundir ma educação com hiperactividade...e são coisas tão distintas. Ainda ontem escrevi um post sobre crianças mal educadas e o quanto eu detesto crianças assim.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho filhos, mas vou saber dizer não!! Diz-se assim: N Ã O!! Simples, não é?? Claro que este não redondo pode ter uma eplicação, se não compreenderem...fica para a próxima... Ouvi tanto N Ã O e sou FELIZ! MUITO FELIZ!

    ResponderEliminar
  14. Finalmente alguém que pensa como eu acerca deste assunto! "Ralhar também é educar!"

    ResponderEliminar
  15. é assustador a forma como hoje em dia se lida e aborda temas relacionados com a infância... pior, só mesmo as desculpas que se "arranjam" para as grandes faltas de educação que aí se vê!!!

    mas pior ainda é perceber que a geração de 80 ( neste caso a nossa) é a geração que está hoje a educar e formar estes pequenos diabinhos... é óbvio que não são todos, pois há por aí muito e bons país...

    ResponderEliminar
  16. Ora ca temos mais um belissimo post!! Que também pode dar para fazer uma tese... Eu concordo plenamente contigo... Acho ate ridiculo quando os pais se comelam a queixar que o filho é hiperactivo, quando na realidade é mal educado... E isso, não se resolve com medicamentos... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  17. Eu não tenho filhos ainda...mas há certas coisas que vejo que também me irritam...
    O que eu não gosto mesmo nada é de dizer "se fosse meu filho eu não o educava assim" e levar como resposta um "quando fores mãe fazes o mesmo, igualzinho!"... Livra!
    *

    ResponderEliminar
  18. Podes crer, concordo inteiramente contigo. às vezes vejo cada um, que não sei se os pais é que deviam levar palmadas em vez dos filhos.

    ResponderEliminar
  19. Toda a verdade!!! ninguém ira morrer por alguns nãos na vida....

    ResponderEliminar
  20. Como mamã recente, digo-te que educar um filho não é tão linear como eu pensava que ia ser :)... mas adiante, faço o melhor que posso e acho que me estou a sair bem :D!

    Concordo que dar medicamentos às crianças é a última medida a tomar...

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo em genero grau e número. Tenho dois filhotes e neste momento já são adultos, eram super mexidos, activos e nunca paravam quietos até estarem no vele de lençois, mas nem por isso algum dia me peassou pela cabeça que fossem hyperactivo. Eram crianças somente e toda essa agitação faz parte disso mesmo, ser criança. Quanto aos não precisam deles tantos como dos sins para crescerem conscientes da vida e do que ela implica. O resto MODERNISSES ....

    ResponderEliminar
  22. A hiperactividade com défice de atenção existe mas, na maior parte vezes (e quando efectivamente existe), trata-se de uma depressão mascarada.
    Alguns pedopsiquiatras adoram receitar a Ritalina, que é um fármaco que se baseia num composto que também é utilizado para tratar a esquizofrenia no adulto.
    Hoje em dia há dois diagnósticos psiquiátricos que estão na moda: a hiperactividade (nas crianças) e a doenças bipolar (nos adultos)... o que se calhar dá imenso jeito às empresas farmacêuticas que comercializam os medicamentos utilizados no tratamento de ambas.
    Concordo com muitos dos comentários que aqui foram feitos: não podemos confundir uma agitação provisória ou até mal-educação com a hiperactividade. É um erro clínico grave, com consequências para o futuro. Mas o que a mim me faz imensa confusão é como é que muitos médicos (inclusivamente médicos de família) se atrevem a fazer diagnósticos de hiperactividade sem que seja feita uma avaliação psicológica primeiro.

    ResponderEliminar
  23. Estou contigo.

    É preciso aprender para dizer não??? Por amor da santa!!!

    Sabes o que eu digo hoje em dia?

    Antes traumatizada por ter sido obrigada a estudar (que não sou) e hoje em dia ser a profissional que sou do que traumatizada por trabalhar numa caixa de supermercado, onde reconheço tantas "meninas" de outros tempos (sem menosprezar ou ofender quem trabalha numa caixa de supermercado).

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  24. Não podia concordar mais!
    na maior parte das vezes "hiperactivo" é código para "mal educado" e "défice de atenção" é código para "burrice".
    LOL

    ResponderEliminar
  25. Hoje em dia tentam-se atribuir culpas a tudo..
    Falta um bocadinho de firmeza em toda a educação das "nossas" crianças.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Hoje as crianças sao todas muito sensiveis, tadinhas. Eu tenho 20 anos, nunca me deprimi nem precisei de merdices de comprimidos.

    Um estalo na hora certa era um optimo calmante. Parava logo com a birra. :P

    ResponderEliminar
  27. eu e o meu irmao eramos tambem super hiper(porra pareço a floribela)hiperactivos.....ate ao dia que ele se fartou e encheu a gente de porrada....ha a boa e velha educaçao em casa.....eu ate filhos da puta ja ouvi crianças de 5 anos a chamarem aos pais na rua...

    ResponderEliminar
  28. HOje em dia dizem tantas coisas, há tantos livros, tantas formações, tantos estudos, tanta PORCARIA, que só complica!
    As pessoas, pura e simplesmente, meteram na cabeça que educar uma criança é complicado!
    Se assim fosse, o ser humano já se teria exterminado há muito!
    Tipo, PENSEM PELA VOSSA CABEÇA! Não custa tanto assim!

    Bom post! ;)
    Beijocas *.*

    ResponderEliminar
  29. Assino por baixo... que existem hiperactivos existem... mas realmente tambem existem muito má educação... e os professores geralmente é que aguentam a má criação dos filhos e dos pais.... e pela experincia os pais de filhos realmente hiperactivos são muito educados e preocupados com os filhos!


    `* beijocas

    ResponderEliminar
  30. A mim assusta-me a quantidade de pais que estão dispostos a medicar os filhos por dá cá aquela palha.

    São crianças, esperam o quê? Pequenos zombies que vegetam?

    É suposto eles serem irrequietos. Os meus pais que o digam ;)

    ResponderEliminar
  31. O que é certo é que os hábitos e os ritmos de vida mudaram, assim como o tempo que os pais têm para os filhos e mesmo os seus hábitos alimentares, o que faz com que as crianças de hoje sejam em quase tudo, diferentes das de ontem. Cabe a cada um de nós saber lidar e, acima de tudo, contrariar essa tendência, aproveitando tudo de bom que as gerações de hoje têm (não é tudo mau ;))
    Bom fim-de-semana Saltinhos!(Boas limpezas!!)

    ResponderEliminar
  32. Ora, o meu dia a dia. Ainda hoje um miudo que nunca me deu trabalho nenhum fez-me uma birra descomunal porque os pais tinham chegado. Pensou ele que se ia ficar a rir depois de me faltar ao respeito so porque os pais estavam ali. Disse-lhe logo que se não o faz durante o dia não o faz aquela hora. Peguei nele, fomos para a sala e o catraio calou-se levou sermao e foi direitinho para casa. Imagino o que faz com aqueles pais.

    Bem, ritalin é o medicamento do momento. Quantos pais me vêm perguntar se eu nao acho que a criança é hiperactiva, senao quero escrever um parecer? Quê? Digo-lhes logo que irrequieto não é hiperactivo e que se não o acho não vou escrever nada.

    Eles também dizem que "venho tão cansada que nem me chateio com ele." Ora, depois temos pais que batem nos filhos e disso nao tenho pena nenhuma.

    ResponderEliminar
  33. Ali era: filhos que batem nos pais :)

    ResponderEliminar
  34. Concordo. Hoje em dia em muitos casos usam a hiperactividade para desculpar a falta de educação enfim...
    Jinhus

    ResponderEliminar
  35. Não podia estar mais de acordo contigo! Hiperactividade e falta de educação não é a mesma coisa!

    E além dissso já viste como para esses pais os filhos são tãao espertos?

    ResponderEliminar
  36. No meu tempo os miúdos também eram hiperactivos mas chamava-se a isso ser "irrequieto". Agora hoje em dia não, os pais até parece que têm orgulho em dizer que tem uma criança hiperactiva lá por casa, deve dar estatuto! É isso e dizerem que as criancinhas estão muito evoluidas e que são superdotados ("com capacidades cognitivas inexplicáveis"... dizem eles!).
    É mais que normal que as crianças sejam activas e aprendam rápido, é nesta fase da vida que têm o cérebro mais "limpo", têm mais energia e rendimento e as sinapses neuronais são mais rápidas... e isso é estranho??? É doença... ui... então muito meeeedoooo porque todos já passamos por essa doença (ah não... chama-se infancia.... na minha altura pelo menos era... agora não sei)

    ResponderEliminar
  37. hoje em dia é assim. em vez de se chamar a muitas crianças "mal-educada" passou a haver um termo muito mais giro "hiperactiva". muitos vezes os pais em vez de admitirem que a criança está-se a tornar mal educada, muitas vezes inconveniente, preferem dar a ideia às outras pessoas que se o filho delas está a tomar uma certa atitude é porque é hiperactivo. sim, porque é preferivel aos olhos daqueles pais que o filho não seja visto como mal educado que é. e depois pronto, vão a médicos e tudo mais para cuidar daquela "doença" que assombrou os filhos. e no fim quem sofre são sempre as crianças. pois se tivessem uma educação diferente, como aí referiste, secalhar nada disso acontecia.

    ResponderEliminar
  38. Ah, como eu concordo contigo!!! Hoje, nunca como dantes, há uma enorme desresponsabilização quer dos pais, quer dos filhos. Existe sempre uma desculpa para tudo... É mais fácil assim, talvez. Depois é aquilo que se vê. Enfim...

    Beijitos,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  39. Ora aqui tens uma psicologa que assina por baixo no que dizes.
    Ao contrário do que muitos pais pensam os meninos precisam de ouvir nãos, precisam de ter alguns castigos e acima de tudo regras.
    sim regrinhas que é o que muitos pais não sabem dar.
    então depois queixam-se que as criancinhas são doentes e encharcam-nas de porcaria e desculpas quando na verdade precisam é de educação e conversas produtivas.

    ResponderEliminar
  40. Olá Saltos Altos! Não posso deixar de comentar este post ;)
    Eu tenho quatro Filhos entre os 8 e os 18 anos. A todos soube e continuo a saber dizer não. A minha Filha mais velha, ainda pequena e filha única na altura, fez uma birra de se atirar para o chão num supermercado. Foi levantada com uma bela palmada. Nunca mais fez uma birra! Hoje em dia é mais fácil ir ao psicólogo, arranjar uma doença comportamental com um nome giro e dar uns remédiozitos do que educar. Sou muito céptica em relação aos Pais de hoje...lamento. beijos para ti :)

    ResponderEliminar
  41. concordo completamente... :) tens toda a razão e eu sou exactamente assim para a minha filha... hj em dia há é muito falta de educaçao...

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

42 comentários:

  1. é uma estupidez... mas hoje em dia é mesmo isso que acontece. por qualquer coisa é porque a crinça é hiperactiva. argh

    ResponderEliminar
  2. Ò balha-me deus!!
    E não é que tens razão mesmo.

    Enfim,


    Jinhos

    ResponderEliminar
  3. a educação é fundamental e os papás quando não são capazes de a dar dão desculpa que os putos são doentes.
    Mais doentes são eles...
    Uns castigos de vez em quando e uns nãos bem ditos nunca fizeram trauma nenhum

    ResponderEliminar
  4. há muita faltade muita coisa hoje em dia... mass...
    de qualquer forma vou esperar para ter filhos e depois falo sobre isso! =P

    Os adultos de hoje vivem ocupados, e é muito mais facil desta forma do que gastar tempo, ter de ter pulso forte, que é muito dificil...e ainda ouvir o puto aos berros..

    Acho que é assim que muita gente pensa...

    Beijinhoss*

    ResponderEliminar
  5. Sabes são tantos os pais de alunos que me contam estarem ARREPENDISSIMOS de terem levado os filhos ao médico. Zumba com tanto medicamento porque eram supostamente hyperactivos...e não eram nada CLARO!!!Os miudos então estavam nas aulas a dormir e tornavam-se LENTOS em tudo até na compreensão!!Outros ainda ficam piores e serviam-se da desculpa de serem hyperactivos para a falta de educação na sala de aula!

    Enfim...a minha kanita é muito mechida mesmo. Cabe a nos pais, encontrar actividades onde ela possa canalizar essa energia toda :) em vez de a meter em frente à tv.
    beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Tenho um primo hiperactivo, desde muito miúdo tinha todas os indicios de hiperactividade, até a falar, o agitar das pernas, etc etc... Para quem a tem é uma xatice, como todas as enfermidades, para quem pensa que tem eu concordo contigo... a doença chama-se falta de educação!
    Se pensarmos há tantas pessoas sem educação, sem caracter, sem civismo... não lhes é retirado o direito de serem pais, a natureza dá as capacidades a todos, e depois as criançinhas formam-se á semelhança dos progenitores... Solução: comprimidos para o bucho!

    Temas interessantes:)

    ResponderEliminar
  7. Não há nada que um pai goste mais de dizer: "O meu filho não pára quieto UM SEGUNDO! Só pode ser hiperactivo!! É que só pode!" ... e depois dizem sempre isto com uma espécie de exasperação orgulhosa... ou wtv...

    Se uma criança conseguir ver um filme do principio ao fim... ou ficar quieta a ver desenhos animados... NÃO É HIPERACTIVA! Mesmo que passe o resto do tempo aos saltos pela casa ou a trepar pelos cortinados.
    Uma criança hiperactiva não consegue estar atenta ou parada mais de cinco minutos... e aí sim... Ritanil com eles!

    Pash!

    ResponderEliminar
  8. Concordo a 100%... mas prepara-te para receber comentários bem desagradáveis... :P

    Bom fds!
    Beijão*

    ResponderEliminar
  9. Claro que concordo contigo Saltinhos!;)

    ResponderEliminar
  10. A hiperactividade só se começa a manisfestar-se completamente na escola, quando as crianças não conseguem concentrar nas tarefas aplicadas nem tão pouco parar quietas. Por isso todos os outros chavalitos a quem os papás diagnosticam hiperactividade precoce, não é hiperactividade mas sim má educação.... e sim concordo plenamente contigo... beijocas

    ResponderEliminar
  11. A proposito de um texto deste genero da Coco na Fralda nem imaginas a confusao que deu. Nao tarda nada estas com anonimos a desancarem-te :P

    Para mim ha criancas hiperactivas e criancas muito mal educadas. O problema e que se misturam os conceitos.
    Os miudos hiperactivos necessitam de cuidados especiais e acompanhamento, Os mal educados precisam de ter uns pais em condicoes que os ponham na linha.

    ResponderEliminar
  12. Hoje em dia ha muita gente a confundir ma educação com hiperactividade...e são coisas tão distintas. Ainda ontem escrevi um post sobre crianças mal educadas e o quanto eu detesto crianças assim.

    ResponderEliminar
  13. Não tenho filhos, mas vou saber dizer não!! Diz-se assim: N Ã O!! Simples, não é?? Claro que este não redondo pode ter uma eplicação, se não compreenderem...fica para a próxima... Ouvi tanto N Ã O e sou FELIZ! MUITO FELIZ!

    ResponderEliminar
  14. Finalmente alguém que pensa como eu acerca deste assunto! "Ralhar também é educar!"

    ResponderEliminar
  15. é assustador a forma como hoje em dia se lida e aborda temas relacionados com a infância... pior, só mesmo as desculpas que se "arranjam" para as grandes faltas de educação que aí se vê!!!

    mas pior ainda é perceber que a geração de 80 ( neste caso a nossa) é a geração que está hoje a educar e formar estes pequenos diabinhos... é óbvio que não são todos, pois há por aí muito e bons país...

    ResponderEliminar
  16. Ora ca temos mais um belissimo post!! Que também pode dar para fazer uma tese... Eu concordo plenamente contigo... Acho ate ridiculo quando os pais se comelam a queixar que o filho é hiperactivo, quando na realidade é mal educado... E isso, não se resolve com medicamentos... 8)
    Bjinho*

    ResponderEliminar
  17. Eu não tenho filhos ainda...mas há certas coisas que vejo que também me irritam...
    O que eu não gosto mesmo nada é de dizer "se fosse meu filho eu não o educava assim" e levar como resposta um "quando fores mãe fazes o mesmo, igualzinho!"... Livra!
    *

    ResponderEliminar
  18. Podes crer, concordo inteiramente contigo. às vezes vejo cada um, que não sei se os pais é que deviam levar palmadas em vez dos filhos.

    ResponderEliminar
  19. Toda a verdade!!! ninguém ira morrer por alguns nãos na vida....

    ResponderEliminar
  20. Como mamã recente, digo-te que educar um filho não é tão linear como eu pensava que ia ser :)... mas adiante, faço o melhor que posso e acho que me estou a sair bem :D!

    Concordo que dar medicamentos às crianças é a última medida a tomar...

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo em genero grau e número. Tenho dois filhotes e neste momento já são adultos, eram super mexidos, activos e nunca paravam quietos até estarem no vele de lençois, mas nem por isso algum dia me peassou pela cabeça que fossem hyperactivo. Eram crianças somente e toda essa agitação faz parte disso mesmo, ser criança. Quanto aos não precisam deles tantos como dos sins para crescerem conscientes da vida e do que ela implica. O resto MODERNISSES ....

    ResponderEliminar
  22. A hiperactividade com défice de atenção existe mas, na maior parte vezes (e quando efectivamente existe), trata-se de uma depressão mascarada.
    Alguns pedopsiquiatras adoram receitar a Ritalina, que é um fármaco que se baseia num composto que também é utilizado para tratar a esquizofrenia no adulto.
    Hoje em dia há dois diagnósticos psiquiátricos que estão na moda: a hiperactividade (nas crianças) e a doenças bipolar (nos adultos)... o que se calhar dá imenso jeito às empresas farmacêuticas que comercializam os medicamentos utilizados no tratamento de ambas.
    Concordo com muitos dos comentários que aqui foram feitos: não podemos confundir uma agitação provisória ou até mal-educação com a hiperactividade. É um erro clínico grave, com consequências para o futuro. Mas o que a mim me faz imensa confusão é como é que muitos médicos (inclusivamente médicos de família) se atrevem a fazer diagnósticos de hiperactividade sem que seja feita uma avaliação psicológica primeiro.

    ResponderEliminar
  23. Estou contigo.

    É preciso aprender para dizer não??? Por amor da santa!!!

    Sabes o que eu digo hoje em dia?

    Antes traumatizada por ter sido obrigada a estudar (que não sou) e hoje em dia ser a profissional que sou do que traumatizada por trabalhar numa caixa de supermercado, onde reconheço tantas "meninas" de outros tempos (sem menosprezar ou ofender quem trabalha numa caixa de supermercado).

    Bisouxxx

    ResponderEliminar
  24. Não podia concordar mais!
    na maior parte das vezes "hiperactivo" é código para "mal educado" e "défice de atenção" é código para "burrice".
    LOL

    ResponderEliminar
  25. Hoje em dia tentam-se atribuir culpas a tudo..
    Falta um bocadinho de firmeza em toda a educação das "nossas" crianças.
    beijinho.

    ResponderEliminar
  26. Hoje as crianças sao todas muito sensiveis, tadinhas. Eu tenho 20 anos, nunca me deprimi nem precisei de merdices de comprimidos.

    Um estalo na hora certa era um optimo calmante. Parava logo com a birra. :P

    ResponderEliminar
  27. eu e o meu irmao eramos tambem super hiper(porra pareço a floribela)hiperactivos.....ate ao dia que ele se fartou e encheu a gente de porrada....ha a boa e velha educaçao em casa.....eu ate filhos da puta ja ouvi crianças de 5 anos a chamarem aos pais na rua...

    ResponderEliminar
  28. HOje em dia dizem tantas coisas, há tantos livros, tantas formações, tantos estudos, tanta PORCARIA, que só complica!
    As pessoas, pura e simplesmente, meteram na cabeça que educar uma criança é complicado!
    Se assim fosse, o ser humano já se teria exterminado há muito!
    Tipo, PENSEM PELA VOSSA CABEÇA! Não custa tanto assim!

    Bom post! ;)
    Beijocas *.*

    ResponderEliminar
  29. Assino por baixo... que existem hiperactivos existem... mas realmente tambem existem muito má educação... e os professores geralmente é que aguentam a má criação dos filhos e dos pais.... e pela experincia os pais de filhos realmente hiperactivos são muito educados e preocupados com os filhos!


    `* beijocas

    ResponderEliminar
  30. A mim assusta-me a quantidade de pais que estão dispostos a medicar os filhos por dá cá aquela palha.

    São crianças, esperam o quê? Pequenos zombies que vegetam?

    É suposto eles serem irrequietos. Os meus pais que o digam ;)

    ResponderEliminar
  31. O que é certo é que os hábitos e os ritmos de vida mudaram, assim como o tempo que os pais têm para os filhos e mesmo os seus hábitos alimentares, o que faz com que as crianças de hoje sejam em quase tudo, diferentes das de ontem. Cabe a cada um de nós saber lidar e, acima de tudo, contrariar essa tendência, aproveitando tudo de bom que as gerações de hoje têm (não é tudo mau ;))
    Bom fim-de-semana Saltinhos!(Boas limpezas!!)

    ResponderEliminar
  32. Ora, o meu dia a dia. Ainda hoje um miudo que nunca me deu trabalho nenhum fez-me uma birra descomunal porque os pais tinham chegado. Pensou ele que se ia ficar a rir depois de me faltar ao respeito so porque os pais estavam ali. Disse-lhe logo que se não o faz durante o dia não o faz aquela hora. Peguei nele, fomos para a sala e o catraio calou-se levou sermao e foi direitinho para casa. Imagino o que faz com aqueles pais.

    Bem, ritalin é o medicamento do momento. Quantos pais me vêm perguntar se eu nao acho que a criança é hiperactiva, senao quero escrever um parecer? Quê? Digo-lhes logo que irrequieto não é hiperactivo e que se não o acho não vou escrever nada.

    Eles também dizem que "venho tão cansada que nem me chateio com ele." Ora, depois temos pais que batem nos filhos e disso nao tenho pena nenhuma.

    ResponderEliminar
  33. Ali era: filhos que batem nos pais :)

    ResponderEliminar
  34. Concordo. Hoje em dia em muitos casos usam a hiperactividade para desculpar a falta de educação enfim...
    Jinhus

    ResponderEliminar
  35. Não podia estar mais de acordo contigo! Hiperactividade e falta de educação não é a mesma coisa!

    E além dissso já viste como para esses pais os filhos são tãao espertos?

    ResponderEliminar
  36. No meu tempo os miúdos também eram hiperactivos mas chamava-se a isso ser "irrequieto". Agora hoje em dia não, os pais até parece que têm orgulho em dizer que tem uma criança hiperactiva lá por casa, deve dar estatuto! É isso e dizerem que as criancinhas estão muito evoluidas e que são superdotados ("com capacidades cognitivas inexplicáveis"... dizem eles!).
    É mais que normal que as crianças sejam activas e aprendam rápido, é nesta fase da vida que têm o cérebro mais "limpo", têm mais energia e rendimento e as sinapses neuronais são mais rápidas... e isso é estranho??? É doença... ui... então muito meeeedoooo porque todos já passamos por essa doença (ah não... chama-se infancia.... na minha altura pelo menos era... agora não sei)

    ResponderEliminar
  37. hoje em dia é assim. em vez de se chamar a muitas crianças "mal-educada" passou a haver um termo muito mais giro "hiperactiva". muitos vezes os pais em vez de admitirem que a criança está-se a tornar mal educada, muitas vezes inconveniente, preferem dar a ideia às outras pessoas que se o filho delas está a tomar uma certa atitude é porque é hiperactivo. sim, porque é preferivel aos olhos daqueles pais que o filho não seja visto como mal educado que é. e depois pronto, vão a médicos e tudo mais para cuidar daquela "doença" que assombrou os filhos. e no fim quem sofre são sempre as crianças. pois se tivessem uma educação diferente, como aí referiste, secalhar nada disso acontecia.

    ResponderEliminar
  38. Ah, como eu concordo contigo!!! Hoje, nunca como dantes, há uma enorme desresponsabilização quer dos pais, quer dos filhos. Existe sempre uma desculpa para tudo... É mais fácil assim, talvez. Depois é aquilo que se vê. Enfim...

    Beijitos,
    Nuno.

    ResponderEliminar
  39. Ora aqui tens uma psicologa que assina por baixo no que dizes.
    Ao contrário do que muitos pais pensam os meninos precisam de ouvir nãos, precisam de ter alguns castigos e acima de tudo regras.
    sim regrinhas que é o que muitos pais não sabem dar.
    então depois queixam-se que as criancinhas são doentes e encharcam-nas de porcaria e desculpas quando na verdade precisam é de educação e conversas produtivas.

    ResponderEliminar
  40. Olá Saltos Altos! Não posso deixar de comentar este post ;)
    Eu tenho quatro Filhos entre os 8 e os 18 anos. A todos soube e continuo a saber dizer não. A minha Filha mais velha, ainda pequena e filha única na altura, fez uma birra de se atirar para o chão num supermercado. Foi levantada com uma bela palmada. Nunca mais fez uma birra! Hoje em dia é mais fácil ir ao psicólogo, arranjar uma doença comportamental com um nome giro e dar uns remédiozitos do que educar. Sou muito céptica em relação aos Pais de hoje...lamento. beijos para ti :)

    ResponderEliminar
  41. concordo completamente... :) tens toda a razão e eu sou exactamente assim para a minha filha... hj em dia há é muito falta de educaçao...

    ResponderEliminar

🦸‍♀️