quarta-feira, 22 de abril de 2009

Nem sempre foi fácil!

A vida nem sempre é fácil!
E para mim, as coisas definitivamente sempre foram bastante "lutadas" para que acontecessem!
Sempre fui de uma família normal que ganhava para as despesas e não havia luxos extra, pois como eramos 3 tivemos de nos habituar a dividir e muitas vezes abdicar de coisas por causa das outras!
Desde a primária que lembro-me de situações em que pensei: "ai gostava tanto de ter"!! na altura era complicado entender pois em criança todos sabemos como somos! Mas fui tão feliz!!
Cresci e tive de estudar bastante para entrar numa faculdade pública pois sabia que os papás não me conseguiriam pôr numa privada. Tive de começar a trabalhar ao mesmo tempo que estudava para pagar as minhas pequenas contas.
Tive de juntar dinheiro para tirar a carta e comprar o meu primeiro carro!
Ninguém me arranjou emprego, eu fui atrás dele! Sinceramente, em todo este percurso tudo me correu bem e sempre tive muita sorte!
Quando decidimos casar, nós pagamos tudo! E orgulho-me muito de tudo isto e mais alguma coisa! Eu cresci em cada dificuldade que me apareceu e faz-me confusão esta fantástica facilidade com que os jovens de hoje em dia têm as coisas! Muitos acham que a Obrigação de lhes dar tudo é dos pais, só por serem pais!
Ao longo da minha vida, tudo tem sido conquistado e com muito orgulho!
Nunca pensem que as dificuldades são somente coisas tristes e negativas, com elas vocês aprendem a crescer e a enfrentar a vida!

35 comentários:

  1. Este texto podia ter sido escrito por mi, e não o teria esccrito melhor. Sabe bem olhar para trás e dizer EU CONSEGUI SOZINHA. Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos já somos 3!!!!

    O meu percurso é muito semelhante, só alterava a questão da divisão por 3 uma vez que sou filha única e acrescentava uma infância com uma doença chata como a potassa!!!
    E sabes, acho que não trocava!

    Bêjos

    ResponderEliminar
  3. Também mereces os parabéns! ;)
    O meu percurso é idêntico, e apesar de ser filha única, nunca tive as coisas de mão beijada, lembro-me de ter a primeira barbie lá para os 7 anos e só a tive depois de "ajudar" a minha mãe a encher um frasco de moedas ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com tudo o que dizes... já que também eu tive que lutar por tudo o que e meu hj... infelizmente eu n tive uma infancia tao facil... sai de casa assim que fiz oa 18 pq... pq n interessa... e lutei e hj .... 4 aninhos depois... WOW ... e bom olhar pa tras** e pensar que FOMOS nos que construimos aquilo que temos e não andamos ao colo de ninguem !
    **Su

    ResponderEliminar
  5. Parece que já somos muitas :)
    Os meus pais sempre me fizeram questão de ver o quanto custa conseguir o que queremos, isso para eu dar valor a tudo o tenho e a tudo o que consegui. Sou filha única, confesso que me deram muitas coisas, mas principalmente me deram apoio para conseguir alcançar os meus objectivos e muita força para não desistir, sempre que eu tentei e não consegui.
    Hoje em dia não se vê muito isso, e é por isso que não dão valor ao que têm...

    ResponderEliminar
  6. eu junto-me a lista!!!
    Tambem tive de trabalhar para ter o que tenho hj, e posso orgulhar-me que se hj estou a construir a minha casa é as minhas custas e do meu namorado.
    e claro com a ajuda do banco, eheheh
    isto é valido quer para mim, quer para o meu irmao...

    mas com os meus tios nao é bem assim, eles não tem qualquer problema em darem o que os meus primos querem, por ex, a minha prima tirou a carta agora, e assim do nada vai ter uim carro novo a estrear... este é um exemplo claro como não ha necessidade de esforçar para nada...
    Eu para andar com um carro, tenho primeiro de levar a minha mae ao trab e so dps e que venho para o meu...

    faz-me confusao... não digo para nao darem nada, mas apenas 'obrigarem' os miudos de hj a trabalharem para ter aquele dvd, ou aquele jogo de computador... assim é que realmente dariam valor às coisas na vida...

    enfim... sao os pais que temos hoje...

    beijokas electricas

    ResponderEliminar
  7. Há um grande fosso entre a nossa geração e a actual, por isso mesmo que dizes, também eu trabalho desde os 15 anos e fiz questão de entrar numa faculdade pública. Lutei por aquilo que tenho e não dependo de ninguém. Mas tenho duas irmãs bem mais novas e vejo a forma como tendem a não valorizar o que têm, pela facilidade com que as coisas lhes chegam às mãos. Percebo que os (meus) pais queiram dar o melhor aos filhos, mas, ao faze-lo, arriscam-se a impedir que os mesmos aprendam a enfrentar a vida "lá fora"...e não dão valor nenhum ao que têm!

    ResponderEliminar
  8. revejo-me no teu texto... completamente!!


    :-)

    ResponderEliminar
  9. Os meus parabéns Saltinho!!:))
    Por acaso nunca tive que fazer muitas dessas coisas, não foi preciso mas valorizo muito quem tenha tido que o fazer!!:))
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  10. Uma grande diferença nas gerações, e tenho tanto medo quando penso no que vou "sofrer" quando a minha bebe crescer.Pensarei nisso depois.
    Tens toda a razão.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. O meu percurso foi identico ao teu, e isso ensinou-me a lutar pelas coisas e dar valor aos objectivos atingidos.

    Também fui ajudada pelos pais mas também os ajudei para que isso acontece-se.

    Muito bem escrito este texto.

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ler......só por isso já mereces muito mais que a minha consideração...acho mesmo que os jovens de hoje são como dizes e pior ainda são os pais que se deixam impressionar com isso com medo de perderem o amor e carinho dos filhos....

    E aí é que eu acho que os pais tem muita culpa por os meninos serem meninos mimados.

    Tenho 2 um de 25 aninhos e outro de 19 anos e olha que apesar de ter o que é necessario, foram educados de maneira a lutar pelo que querem.....e não fiacar a espera que caia.....

    Beijokitas linda

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo e identifico-me.
    A coisa está tb que hoje sou mãe, e embora a minha piquena não me exija nada...eu tenho a noção que SOU eu a responsável de a estragar!

    ResponderEliminar
  14. Um excelente post!!!
    Eu costumo dizer: que se a vida fosse feita de facilidades (e só delas) qual seria o gosto de viver?Viver sem nos termos de esforçar para ter as coisas não me parece de todo aliciante! Sofrer, faz parte da vida! E acho que dá uma certa dose de vivacidade a coisa..se tudo fosse fácil seria uma monotonia! E por ela ser fácil para muitos jovens de hoje, é que eles vão em busca do perigo, da novidade (e fazem asneiras) para fugir a monotonia da sua própria vida!
    Beijinhos**
    ^^fifi^^

    ResponderEliminar
  15. Não podias ter mais razão!

    ResponderEliminar
  16. Pois é saltos eu reveijo-me em todas as tuas palavras,eu também tudo o que consegui até hoje foi porque lutei por isso ,nada me foi dado de mão beijada,mas também te digo cada vitória alcançada tem outro sabor,não têm???
    Beijos
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Mais uma que além de lutar perdeu tudo para pagar uma divida que o pai deixou.. estou a começar de novo outra vez e está a custar muito mais porque sempre tive de lutar, a minha mãe faleceu muito nova,e o meu pai, "no comment" sobre o que ele me fez ao longo destes anos!!

    Não fui feliz, não fui adolescente, mas tenho orgulho em mim e sei que mais uma vez vou ter de conseguir...

    O Post mexeu comigo, porque nunca tive nada ao pé das minhas colegas, nem comparado com estes jovens, e ... uma pessoa cresce, mas as coisas ainda doem porque afinal ninguém é de ferro, e é por isto que te admiro e gosto muito de ti ;)

    ResponderEliminar
  18. de facto...
    quando olhammos para trás e recordamos cada detalhe do nosso percurso...
    As nossas vitórias têm outro sabor...

    Incomoda-me um bocado a postura de algumas gerações mais recentes...
    Mais centrada na imagem e no comsumo. Tanto a nivel material como emocional.
    É tudo "Plástico".

    ResponderEliminar
  19. Inevitávelmente, assim de relance reparei que depois do teu texto os comentários que se seguiram todos mencionam que nunca se teve a vida facilitada. Assim, posto em percentagem ou tipo estátistica nunca ninguem teve vida facilitada. Será díficil de admitir que não se esforçou para ter?? Se calhar, o conceito de facilitismo na vida varia de pessoa para pessoa. Eu agora tenho a minha vida facilitada, arranjei trabalho desde os 16 anos, tenho saúde até hoje para trabalhar, tenho um carro que comprei para poder ir trabalhar, ainda estou a tirar a carta e consigo pagar tudo a tempo e horas. È fácil. O díficil ficou para trás, o meu conceito de facilitismo é este.

    ResponderEliminar
  20. Identifico-me com cada palavra... As dificuldades, a conquista, a luta... Não são tristes, fazem que cada vitória tenha um sabor muito especial!

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  21. Se calhar a diferença está no que para uns é fácil e para outros não..
    Mas seja como for a realidade é uma, cada pedra que conseguimos levantar no nosso caminho, torna-nos mais fortes para levantar a próxima pedra que o destino colocará no nosso caminho.

    ResponderEliminar
  22. Se calhar não, é mesmo essa diferença ;)

    ResponderEliminar
  23. Muito bem. dou-te os parabens! e estou numa situação deveras semelhante. (ando a juntar dinheiro para a carta..jesus..como custa. mas vou conseguir!)

    ResponderEliminar
  24. Adorei este texto.

    tbm consegui tudo com o meu esforço, e tbm não tive tanta coisa que queria, mas tive muito amor e acrinho, aprendi a dar valor a outras coisas.


    Beijokas

    ResponderEliminar
  25. Tenho 34 anos, sempre me senti uma previligiada. Sem luxos ou futilidades, mas estudava num bom colégio, tinha uma familia estável e os meus pais sempre nos mostraram que era preciso sermos gratos pelo que tinhamos.
    Hoje como mãe, assento a educação das minhas estrelas em dois pontos base...a força de vontade para atingir metas e a gratidão por tudo o que vão conseguindo... espero ser bem sucedida!!!

    O teu post fez-me recordar coisas boas... ;)

    ResponderEliminar
  26. Eu costumo dizer à minha mãe "não me fizeram?! agora aturem-me!".. mas não abuso, sei que hoje em dia não é facil termos tudo o que queremos! :\

    mas quando ganhar o euromilhões, já não vai ser assim! :D

    beijinhos e mts LoUcUrAs

    ResponderEliminar
  27. Eu também sei o que é isso... beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Concordo plenamente ctg. a geração de hoje não sabe dar valor às coisas simplesmente por terem tudo o que querem... Também sei que trabalhar e estudar não é nada fácil. E o quanto custa lutarmos para termos o que queremos. Mas ao menos damos valor ao que conseguimos alcançar. Bjs**

    ResponderEliminar
  29. Parece que sou a unica que teve um percurso de vida diferente, mas isso nao significa que nao de valor as coisas que nao ensine a minha filha que para as termos temos que trabalhar, os pais se puderem podem ajudar mas nao tem obrigacao de o fazer.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. "Sinto" tão bem as tuas palavras!!!

    ResponderEliminar
  31. Saltos altos vermelhos,
    Adorei este Post! Reconheci nele(e noutros Posts que já li)uma jovem Mulher consciente, responsável, com um humor inteligente (certeiro e oportuno) bem consigo mesma e de bem com a Vida! Continua assim... escolheste bem o "caminho"!

    ResponderEliminar
  32. ola, obrigada pela mensagem...adorei seu blog, e esse texto 'e muito bom...a vida 'e assim mesmo !!! seja bem vinda sempre q quiser compartilhar momentos...um abraco ca em casa

    ResponderEliminar
  33. Estou a ler agora o blog de uma ponta a outra e deparei-me com este post e identfico-me completamente. Também trabalho desde cedo, também consegui os meus empregos sempre à minha custa e também pagamos o nosso próprio casamento. Temos muito orgulho em tudo isso. Beijinhos

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

35 comentários:

  1. Este texto podia ter sido escrito por mi, e não o teria esccrito melhor. Sabe bem olhar para trás e dizer EU CONSEGUI SOZINHA. Um beijo

    ResponderEliminar
  2. Pelos vistos já somos 3!!!!

    O meu percurso é muito semelhante, só alterava a questão da divisão por 3 uma vez que sou filha única e acrescentava uma infância com uma doença chata como a potassa!!!
    E sabes, acho que não trocava!

    Bêjos

    ResponderEliminar
  3. Também mereces os parabéns! ;)
    O meu percurso é idêntico, e apesar de ser filha única, nunca tive as coisas de mão beijada, lembro-me de ter a primeira barbie lá para os 7 anos e só a tive depois de "ajudar" a minha mãe a encher um frasco de moedas ;)

    ResponderEliminar
  4. Concordo plenamente com tudo o que dizes... já que também eu tive que lutar por tudo o que e meu hj... infelizmente eu n tive uma infancia tao facil... sai de casa assim que fiz oa 18 pq... pq n interessa... e lutei e hj .... 4 aninhos depois... WOW ... e bom olhar pa tras** e pensar que FOMOS nos que construimos aquilo que temos e não andamos ao colo de ninguem !
    **Su

    ResponderEliminar
  5. Parece que já somos muitas :)
    Os meus pais sempre me fizeram questão de ver o quanto custa conseguir o que queremos, isso para eu dar valor a tudo o tenho e a tudo o que consegui. Sou filha única, confesso que me deram muitas coisas, mas principalmente me deram apoio para conseguir alcançar os meus objectivos e muita força para não desistir, sempre que eu tentei e não consegui.
    Hoje em dia não se vê muito isso, e é por isso que não dão valor ao que têm...

    ResponderEliminar
  6. eu junto-me a lista!!!
    Tambem tive de trabalhar para ter o que tenho hj, e posso orgulhar-me que se hj estou a construir a minha casa é as minhas custas e do meu namorado.
    e claro com a ajuda do banco, eheheh
    isto é valido quer para mim, quer para o meu irmao...

    mas com os meus tios nao é bem assim, eles não tem qualquer problema em darem o que os meus primos querem, por ex, a minha prima tirou a carta agora, e assim do nada vai ter uim carro novo a estrear... este é um exemplo claro como não ha necessidade de esforçar para nada...
    Eu para andar com um carro, tenho primeiro de levar a minha mae ao trab e so dps e que venho para o meu...

    faz-me confusao... não digo para nao darem nada, mas apenas 'obrigarem' os miudos de hj a trabalharem para ter aquele dvd, ou aquele jogo de computador... assim é que realmente dariam valor às coisas na vida...

    enfim... sao os pais que temos hoje...

    beijokas electricas

    ResponderEliminar
  7. Há um grande fosso entre a nossa geração e a actual, por isso mesmo que dizes, também eu trabalho desde os 15 anos e fiz questão de entrar numa faculdade pública. Lutei por aquilo que tenho e não dependo de ninguém. Mas tenho duas irmãs bem mais novas e vejo a forma como tendem a não valorizar o que têm, pela facilidade com que as coisas lhes chegam às mãos. Percebo que os (meus) pais queiram dar o melhor aos filhos, mas, ao faze-lo, arriscam-se a impedir que os mesmos aprendam a enfrentar a vida "lá fora"...e não dão valor nenhum ao que têm!

    ResponderEliminar
  8. revejo-me no teu texto... completamente!!


    :-)

    ResponderEliminar
  9. Os meus parabéns Saltinho!!:))
    Por acaso nunca tive que fazer muitas dessas coisas, não foi preciso mas valorizo muito quem tenha tido que o fazer!!:))
    Um grande bj

    ResponderEliminar
  10. Uma grande diferença nas gerações, e tenho tanto medo quando penso no que vou "sofrer" quando a minha bebe crescer.Pensarei nisso depois.
    Tens toda a razão.
    Beijos

    ResponderEliminar
  11. O meu percurso foi identico ao teu, e isso ensinou-me a lutar pelas coisas e dar valor aos objectivos atingidos.

    Também fui ajudada pelos pais mas também os ajudei para que isso acontece-se.

    Muito bem escrito este texto.

    ResponderEliminar
  12. Gostei de ler......só por isso já mereces muito mais que a minha consideração...acho mesmo que os jovens de hoje são como dizes e pior ainda são os pais que se deixam impressionar com isso com medo de perderem o amor e carinho dos filhos....

    E aí é que eu acho que os pais tem muita culpa por os meninos serem meninos mimados.

    Tenho 2 um de 25 aninhos e outro de 19 anos e olha que apesar de ter o que é necessario, foram educados de maneira a lutar pelo que querem.....e não fiacar a espera que caia.....

    Beijokitas linda

    ResponderEliminar
  13. Eu concordo e identifico-me.
    A coisa está tb que hoje sou mãe, e embora a minha piquena não me exija nada...eu tenho a noção que SOU eu a responsável de a estragar!

    ResponderEliminar
  14. Um excelente post!!!
    Eu costumo dizer: que se a vida fosse feita de facilidades (e só delas) qual seria o gosto de viver?Viver sem nos termos de esforçar para ter as coisas não me parece de todo aliciante! Sofrer, faz parte da vida! E acho que dá uma certa dose de vivacidade a coisa..se tudo fosse fácil seria uma monotonia! E por ela ser fácil para muitos jovens de hoje, é que eles vão em busca do perigo, da novidade (e fazem asneiras) para fugir a monotonia da sua própria vida!
    Beijinhos**
    ^^fifi^^

    ResponderEliminar
  15. Não podias ter mais razão!

    ResponderEliminar
  16. Pois é saltos eu reveijo-me em todas as tuas palavras,eu também tudo o que consegui até hoje foi porque lutei por isso ,nada me foi dado de mão beijada,mas também te digo cada vitória alcançada tem outro sabor,não têm???
    Beijos
    Rute

    ResponderEliminar
  17. Mais uma que além de lutar perdeu tudo para pagar uma divida que o pai deixou.. estou a começar de novo outra vez e está a custar muito mais porque sempre tive de lutar, a minha mãe faleceu muito nova,e o meu pai, "no comment" sobre o que ele me fez ao longo destes anos!!

    Não fui feliz, não fui adolescente, mas tenho orgulho em mim e sei que mais uma vez vou ter de conseguir...

    O Post mexeu comigo, porque nunca tive nada ao pé das minhas colegas, nem comparado com estes jovens, e ... uma pessoa cresce, mas as coisas ainda doem porque afinal ninguém é de ferro, e é por isto que te admiro e gosto muito de ti ;)

    ResponderEliminar
  18. de facto...
    quando olhammos para trás e recordamos cada detalhe do nosso percurso...
    As nossas vitórias têm outro sabor...

    Incomoda-me um bocado a postura de algumas gerações mais recentes...
    Mais centrada na imagem e no comsumo. Tanto a nivel material como emocional.
    É tudo "Plástico".

    ResponderEliminar
  19. Inevitávelmente, assim de relance reparei que depois do teu texto os comentários que se seguiram todos mencionam que nunca se teve a vida facilitada. Assim, posto em percentagem ou tipo estátistica nunca ninguem teve vida facilitada. Será díficil de admitir que não se esforçou para ter?? Se calhar, o conceito de facilitismo na vida varia de pessoa para pessoa. Eu agora tenho a minha vida facilitada, arranjei trabalho desde os 16 anos, tenho saúde até hoje para trabalhar, tenho um carro que comprei para poder ir trabalhar, ainda estou a tirar a carta e consigo pagar tudo a tempo e horas. È fácil. O díficil ficou para trás, o meu conceito de facilitismo é este.

    ResponderEliminar
  20. Identifico-me com cada palavra... As dificuldades, a conquista, a luta... Não são tristes, fazem que cada vitória tenha um sabor muito especial!

    Beijocas*

    ResponderEliminar
  21. Se calhar a diferença está no que para uns é fácil e para outros não..
    Mas seja como for a realidade é uma, cada pedra que conseguimos levantar no nosso caminho, torna-nos mais fortes para levantar a próxima pedra que o destino colocará no nosso caminho.

    ResponderEliminar
  22. Se calhar não, é mesmo essa diferença ;)

    ResponderEliminar
  23. Muito bem. dou-te os parabens! e estou numa situação deveras semelhante. (ando a juntar dinheiro para a carta..jesus..como custa. mas vou conseguir!)

    ResponderEliminar
  24. Adorei este texto.

    tbm consegui tudo com o meu esforço, e tbm não tive tanta coisa que queria, mas tive muito amor e acrinho, aprendi a dar valor a outras coisas.


    Beijokas

    ResponderEliminar
  25. Tenho 34 anos, sempre me senti uma previligiada. Sem luxos ou futilidades, mas estudava num bom colégio, tinha uma familia estável e os meus pais sempre nos mostraram que era preciso sermos gratos pelo que tinhamos.
    Hoje como mãe, assento a educação das minhas estrelas em dois pontos base...a força de vontade para atingir metas e a gratidão por tudo o que vão conseguindo... espero ser bem sucedida!!!

    O teu post fez-me recordar coisas boas... ;)

    ResponderEliminar
  26. Eu costumo dizer à minha mãe "não me fizeram?! agora aturem-me!".. mas não abuso, sei que hoje em dia não é facil termos tudo o que queremos! :\

    mas quando ganhar o euromilhões, já não vai ser assim! :D

    beijinhos e mts LoUcUrAs

    ResponderEliminar
  27. Eu também sei o que é isso... beijinhos

    ResponderEliminar
  28. Concordo plenamente ctg. a geração de hoje não sabe dar valor às coisas simplesmente por terem tudo o que querem... Também sei que trabalhar e estudar não é nada fácil. E o quanto custa lutarmos para termos o que queremos. Mas ao menos damos valor ao que conseguimos alcançar. Bjs**

    ResponderEliminar
  29. Parece que sou a unica que teve um percurso de vida diferente, mas isso nao significa que nao de valor as coisas que nao ensine a minha filha que para as termos temos que trabalhar, os pais se puderem podem ajudar mas nao tem obrigacao de o fazer.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
  30. "Sinto" tão bem as tuas palavras!!!

    ResponderEliminar
  31. Saltos altos vermelhos,
    Adorei este Post! Reconheci nele(e noutros Posts que já li)uma jovem Mulher consciente, responsável, com um humor inteligente (certeiro e oportuno) bem consigo mesma e de bem com a Vida! Continua assim... escolheste bem o "caminho"!

    ResponderEliminar
  32. ola, obrigada pela mensagem...adorei seu blog, e esse texto 'e muito bom...a vida 'e assim mesmo !!! seja bem vinda sempre q quiser compartilhar momentos...um abraco ca em casa

    ResponderEliminar
  33. Estou a ler agora o blog de uma ponta a outra e deparei-me com este post e identfico-me completamente. Também trabalho desde cedo, também consegui os meus empregos sempre à minha custa e também pagamos o nosso próprio casamento. Temos muito orgulho em tudo isso. Beijinhos

    ResponderEliminar

🦸‍♀️