quinta-feira, 11 de setembro de 2025

Armário pequeno, paixão grande por sapatos: soluções práticas

Se há coisa que todos sabemos, é que sapatos nunca são demais, certo? O problema é quando a coleção cresce e o espaço... não. Aí os pares ficam espalhados, uns em cima dos outros, e quando precisamos justamente daquelas sapatilhas ou daquelas sandálias, parece que desapareceram...

Mas calma, não é preciso se desfazer dos seus amados sapatos — dá pra deixar tudo organizado mesmo com pouco espaço. As minhas dicas (de quem sofre do mesmo mal):

1. Pendurar

Aproveitar a parte de trás das portas ou até um cantinho do armário com aquelas sapateiras suspensas. Elas são baratas, cabem vários pares e deixam o chão livre.

2. Caixas que salvam


As caixas transparentes são as melhores amigas da organização. Assim conseguimos ver tudo de uma só vez. Se a caixa não for transparente, colem uma foto ou escrevam o nome do par à frente da caixa. E fica tipo um catálogo.

3. Dividir

Dentro do armário, dá pra usar umas divisórias ajustáveis para separar os sapatos. Assim cada par tem o seu espaço e não se perde tempo a procurar.

4. Móveis com segredo

Que tal um poufe ou banco com espaço interno? Além de ser decorativo, também pode esconder uns bons pares ali dentro. Ninguém desconfia que, debaixo do assento, tem uma série de sapatos guardados.

5. Fazer rotação

Não se usam todas as botas no verão, certo? Então guardar os pares da estação que você não está a usar em caixas ou malas. Assim, o espaço fica só para os sapatos do dia a dia.

6. Sapatos tipo decoração


Sabem aquele par de sapatos "lindos de morrer" que quase não se usa (confessem, também têm), mas que parece uma obra de arte? Ponham-no numa prateleira aberta ou até numa estante. Além de fácil acesso, ainda dá um toque ao quarto.

Organizar sapatos em pouco espaço é fácil com alguns truques. Com um pouco de criatividade, podemos deixar tudo visível, arrumado e sem perder tempo a procurar o par perdido. E o melhor: continuam a ter a vossa coleção sem precisar de abdicar de nada.