terça-feira, 14 de agosto de 2012

Tantrum (isto soa mais fino em Inglês)

Já li imenso, já conversei, já partilhei experiência e deram-me conselhos... mas este constante desafiar da autoridade materna por parte daqueles 90cm de gente consegue fazer despontar os imaculados fios brancos na minha crina.

Sei que é normal que é a idade do começo da afirmação, das famosas birras mas cada uma sente as suas e a minha veio refinada no sentido desafiador da minha autoridade. 
Já sei que quem sai aos seus "não é de Genebra" mas digo-vos que está num estado apurado que não sabia que era possível.
Percebi o porquê de muita gente "desistir" de dar a educação mais propriamente de dizer o famoso "Não". Dá muito mais trabalho. 

E é tão fácil educar o filho dos outros!!

É claro que com isto não quer dizer que vá "desistir" mas sei que vou ficar idosa em pouco tempo. Eu tento dar a volta, dialogar e o "diabo a sete" mas querem saber? Há dias e dias!
Há dias que conto até 03 e está tudo bem mas há outros que conto até 50 e em alemão que é para demorar mais tempo a passar o febril. 

Só me conseguem dizer que ainda agora começou que tenho um longo caminho pela frente... e pensar que foi tão fácil educar-me (claro que do meu ponto de vista). 
Ioga, talvez seja o melhor conselho que me deram até hoje. 
Técnicas infalíveis para tratar de birras requintadas e de 90cm de puro desafio à autoridade? Digam-me que existem, tá? 

20 comentários:

  1. Se encontrares a receita....partilha por favor; estou em desespero com os 90 e pouco cms da minha filha; a dondoca já chegou ao ponto de exigir sair com uns sapatos completamente diferentes daqueles que eu tinha estipulado; enrola o pé, não me deixa calçá-la enquanto não cedo. Há dias em que não cedo mesmo, mas ter que chegar ao escritório a horas decentes e estarmos às 08:50h naquela guerra...a Bébécas por vezes consegue levar a dela avante, mesmo contra a minha vontade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda-a descalça, se fôr para a escola explicas à Educadora e duvido que ela ache mal, se fôr para a ama ou a avó muito melhor. Ganhar é que não. Tu és a mãe. Palavra de Educadora de Infância;)

      Eliminar
  2. eu era um terror, levei com muitos não mas tb fui muito mimada, hj tenho orgulho do q sou, por isso ate correu bem para os meus pais :)
    Deves ter muita calma e paciencia acima de tudo, e digo t q odeio aquelas maes q dao surras aos miudos por tudo e por nada. se ele é teimoso o melhor as vezes é dizer nao e ignorar alguns comportamentos q sao autenticas chamadas de atençao e jogo emntal , sim as crianças sao muito inteligentes ;)

    Paulinha

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado, tu dizes quem sai aos seus não é de genebra, por enquanto aqui na minha zona é: "quem sai aos seus não degenera". Fui ao google e aparece as duas formas.lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol eu dizer dizer, digo "não degenera" mas em situações de crise digo "de Genebra" :D

      Eliminar
    2. Ao início eu ia corrigir-te toda maria pomposa, no entanto fui ao google, reparei que essa forma tb era usada e então decidi ser boa menina :)

      Eliminar
  4. Este foi o comentário deixado no blog da ML...

    "Blogger MissBlueEyes disse...

    Por cá as coisas estão a ficar verdadeiramente difíceis, na hora de comer é bater com os talheres na mesa, no prato e em todo o lado, na hora de vestir é deitar, rebolar, deixar vestir é que não, tirar-lo de algum sítio que goste é um martírio, onde há gritaria à mistura, é nãos a toda a hora, da parte dele, birras de 5 em 5 m. Atirasse para o chão e preparem-se que cá vai gritaria da pesada, tudo a olhar a achar que estou a espancar o miudo (e vontade não me falta, a bem da verdade.)A paciencia começa a faltar para tanta parvoice e birras sem tamanho, seja onde for.

    Enfim para estes lados só se pede paciência, muita, paletes...lol

    12 de agosto de 2012 23:38"

    E penso em como eu sou severa com falta de educação, em como eu ficava a olhar para os filhos dos outros a fazer birras no supermercado e olhava para aqueles pais e pensava, se lhe desses uma palmada não era nada disso. Agora olho e penso, cuspiste tanto para o ar, então e a palmada agora não a dás? Pois não dou porque ia toda a gente ficar a olhar, ou então estão a pensar exactamente o que eu pensava na altura, mas não arriscos e sorrio enquanto lhe peço CALMAMENTE para parar, mas em vão... Enfim... Não é fácil!


    Por isso vou seguir o texto para ver mais dicas, embora ontem o diabinho se tenha transformado em anginho, e fez uma única asneira.

    ResponderEliminar
  5. Existem sim! Faz-se é com cada figura... mas aí é que está o truque!
    Por exemplo, tenho os meus irmãos gémeos (coisas mai lindas da minha vida) com 17 anos de diferença! Ora a minha Mãe, já contava com 3 filhos no currículo antes dos gémeos, logo com eles foi como tu disseste "Percebi o porquê de muita gente "desistir" de dar a educação mais propriamente de dizer o famoso "Não". Dá muito mais trabalho. "
    Eu encarreguei-me de tentar dar-lhes a disciplina que a minha Mãe já não conseguia,ou seja, quando a birra/choro/gritos começam a surgir tu és mais rápida e fazes ainda pior! Eu sei que parece ridículo fazermos estas figuras na rua, mas para eles é um choque tão grande ver a figura que a Mãe/Pai está a fazer que param automaticamente! Acredita! Este método para mim foi infalível pois ainda hoje faz com que aquelas pestes, que agora estão na idade do armário, me tenham imenso respeito.
    E o famoso "Não", eu sei que é difícil, mas tenta não vacilar e explicar sempre o "porque não", pois por mais pequenos que eles possam ser, eles percebem e sabem muito mais do que o que pensamos!
    Espero ter conseguido ajudar e não ter sido mais um "bitate"

    ResponderEliminar
  6. Olá lindas :)

    Para as birras matinais do
    "Eu não quero levar essa roupa"
    "Quero levar os outros sapatos"

    Ajuda se os habituarem sempre no dia anterior a preparar a roupa/calçado do dia seguinte... se houver birra é melhor que seja a essa hora que sempre se aguenta melhor do que de manhã cedo com a pressa antes de sair de casa!
    Também ajuda ver que a mamã faz o mesmo e também prepara a roupa no dia anterior, ela pode ajudar a mamã nessa tarefa e a mamã ajuda a princesa a escolher a dela... com calma e paciencia :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente o que fiz com a pirralha que na altura tinha 18 MESES e que cismava que queria ir de saia (quando na rua estavam 10 ABAIXO de zero!!!)!Nunca mais houve birras por causa da roupa!

      Eliminar
  7. Já segui a dica da Sara Morais, as viagens de Lisboa Porto, não é preciso dizer que são um martírio, pois não? (vá nem sempre, não vá Deus castigar-me...lol) Então é música alto e siga em frente, ele calasse e eu baixo o volume, por vezes resulta, outras nem por isso, mas por cá vamos tentando, as vezes com uma palmada no rabo, ou na mão, quando insistentemente decide atirar o guardanapo da mesa, ou os talheres para o chão, o próximo vai ser castigo, vai apreendes a custa dele, que daqui a pouco não conseguimos fazer nada deles...

    ResponderEliminar
  8. tinha mesmo que vir comentar!! a minah esta exactamente nesse nivel, so n sei se ja com 90 cm de gente... :)
    todos os dias levo as maos a cabeça, e pergunto me de onde tera saido aquele monstrinho (a) que me da cabo da cabeça! e birra para tudo, e porque acorda, e porque nao pego ao colo e porque pego, e porque nao e a colher ma so garfo...normalmente respiro (bufo mesmo) 3 ou 4 x, em ultimo recusro uma palmada, que as x ja vai tarde! nao levei tareia snem sou apologista mas de x em quando salta me a tampa (a mae entenda se) e vai de palmada...mas acho que nem isso vai...ai se a minha rica mae me ouvisse, e os tios e por ai...tudo pessoal que sabe muito de educar, e que dizem que assim nao pode ser, que quem manda sou eu e nao e ela...sim com isso concordo de resto...oh god mas ja se esqueceram do que e ter filhos na fase das birras???
    over...ja falei demais e pior, nao ajudei nada!

    bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Ai SAV... a minha nem é das piores mas o meu conselho para ultrapassar isto é: TINTA! Sim TINTA para cobrir os cabelos brancos porque por muito que façamos eles estão a aparecer em força ehehehehe

    Beijocas grandes e estes desafios fazem parte... se fosse fácil não tinha piadinha nenhuma (digo eu para não desmoralizar) :D

    ResponderEliminar
  10. Nem me fales nisso... a minha tem uma diferença da tua de 4/5 dias por isso estão mesmo na mesma fase!!!! É birras por tudo e por nada... a palavra preferida é o "não" e tem um defeito que eu detesto... se é contrariada levanta logo a mão para bater em quem a contraria... e bate... e leva, e bate e leva e bate e leva e acaba por desistir. Não a espanco, antes que alguém me venha aqui acusar de maus tratos, mas quando tem de ser nem penso duas vezes, leva uma palmada e já está. Levei muitas e hoje dou o valor à educação que recebi! Estou na fase final da gravidez e a paciência anda pelas ruas da amargura!!! Ai se não fossem os avós acho que este mês enlouquecia!!!!!! Nunca mais começa a creche!!!! :) Paciência SAV, muita paciência... para ti e para mim... se souberes onde se arranja paciência à venda avisa... Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  11. Ui, uso essa palavra tantas vezes ao dia. O meu conselho é "Não é não", não tenho filhos mas sou a única que o meu sobrinho respeita a valer e somos os melhores amigos. A nossa relação é fantástica, tem 7 anos mas desde pequeno sabe que não é não. Aliás, fui de férias com ele e a minha amiga disse que ele estava a precisar de uns dias comigo para ganhar tino nas birras.
    Não tenham vergonha das birras em plena rua, das birras na escola em frente às pessoas. É que não tenhas mesmo. Ela tem que aprender que tu és a mãe e sabes o que é melhor para ela. Dar escolhas é o melhor, ela tem que escolher entre duas opções, duas opções válidas porque és a mãe mas uma de entre as duas escolhida por ela. Trabalho de equipa. Eu sei que escola é diferente de casa mas é o que eu faço e já dei estes conselhos aos pais e foram funcionando. Dar e receber é a chave e ela tem bem idade para começar a aprender isso :) good luck!

    ResponderEliminar
  12. Não é certamente nada fácil, mas sei que não vais desistir porque amas a tua filha :)

    ResponderEliminar
  13. hahaha

    a Paula é cá das minhas :)
    quanto às fórmulas, não acredito nelas.

    criança sem birra é como Natal sem presentes e quem espera o contrário... ainda deve acreditar no Pai Natal :D

    ResponderEliminar
  14. Ouve...jà vão quase 8 anos e nem palmadas, nem castigos, nem nada de nada de nada! O feitiozinho é tramado! LOL Mas continuo em não querer desistir, pois abdicar nem pensar!!

    beijinhos

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

20 comentários:

  1. Se encontrares a receita....partilha por favor; estou em desespero com os 90 e pouco cms da minha filha; a dondoca já chegou ao ponto de exigir sair com uns sapatos completamente diferentes daqueles que eu tinha estipulado; enrola o pé, não me deixa calçá-la enquanto não cedo. Há dias em que não cedo mesmo, mas ter que chegar ao escritório a horas decentes e estarmos às 08:50h naquela guerra...a Bébécas por vezes consegue levar a dela avante, mesmo contra a minha vontade!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Manda-a descalça, se fôr para a escola explicas à Educadora e duvido que ela ache mal, se fôr para a ama ou a avó muito melhor. Ganhar é que não. Tu és a mãe. Palavra de Educadora de Infância;)

      Eliminar
  2. eu era um terror, levei com muitos não mas tb fui muito mimada, hj tenho orgulho do q sou, por isso ate correu bem para os meus pais :)
    Deves ter muita calma e paciencia acima de tudo, e digo t q odeio aquelas maes q dao surras aos miudos por tudo e por nada. se ele é teimoso o melhor as vezes é dizer nao e ignorar alguns comportamentos q sao autenticas chamadas de atençao e jogo emntal , sim as crianças sao muito inteligentes ;)

    Paulinha

    ResponderEliminar
  3. Que engraçado, tu dizes quem sai aos seus não é de genebra, por enquanto aqui na minha zona é: "quem sai aos seus não degenera". Fui ao google e aparece as duas formas.lol

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lol eu dizer dizer, digo "não degenera" mas em situações de crise digo "de Genebra" :D

      Eliminar
    2. Ao início eu ia corrigir-te toda maria pomposa, no entanto fui ao google, reparei que essa forma tb era usada e então decidi ser boa menina :)

      Eliminar
  4. Este foi o comentário deixado no blog da ML...

    "Blogger MissBlueEyes disse...

    Por cá as coisas estão a ficar verdadeiramente difíceis, na hora de comer é bater com os talheres na mesa, no prato e em todo o lado, na hora de vestir é deitar, rebolar, deixar vestir é que não, tirar-lo de algum sítio que goste é um martírio, onde há gritaria à mistura, é nãos a toda a hora, da parte dele, birras de 5 em 5 m. Atirasse para o chão e preparem-se que cá vai gritaria da pesada, tudo a olhar a achar que estou a espancar o miudo (e vontade não me falta, a bem da verdade.)A paciencia começa a faltar para tanta parvoice e birras sem tamanho, seja onde for.

    Enfim para estes lados só se pede paciência, muita, paletes...lol

    12 de agosto de 2012 23:38"

    E penso em como eu sou severa com falta de educação, em como eu ficava a olhar para os filhos dos outros a fazer birras no supermercado e olhava para aqueles pais e pensava, se lhe desses uma palmada não era nada disso. Agora olho e penso, cuspiste tanto para o ar, então e a palmada agora não a dás? Pois não dou porque ia toda a gente ficar a olhar, ou então estão a pensar exactamente o que eu pensava na altura, mas não arriscos e sorrio enquanto lhe peço CALMAMENTE para parar, mas em vão... Enfim... Não é fácil!


    Por isso vou seguir o texto para ver mais dicas, embora ontem o diabinho se tenha transformado em anginho, e fez uma única asneira.

    ResponderEliminar
  5. Existem sim! Faz-se é com cada figura... mas aí é que está o truque!
    Por exemplo, tenho os meus irmãos gémeos (coisas mai lindas da minha vida) com 17 anos de diferença! Ora a minha Mãe, já contava com 3 filhos no currículo antes dos gémeos, logo com eles foi como tu disseste "Percebi o porquê de muita gente "desistir" de dar a educação mais propriamente de dizer o famoso "Não". Dá muito mais trabalho. "
    Eu encarreguei-me de tentar dar-lhes a disciplina que a minha Mãe já não conseguia,ou seja, quando a birra/choro/gritos começam a surgir tu és mais rápida e fazes ainda pior! Eu sei que parece ridículo fazermos estas figuras na rua, mas para eles é um choque tão grande ver a figura que a Mãe/Pai está a fazer que param automaticamente! Acredita! Este método para mim foi infalível pois ainda hoje faz com que aquelas pestes, que agora estão na idade do armário, me tenham imenso respeito.
    E o famoso "Não", eu sei que é difícil, mas tenta não vacilar e explicar sempre o "porque não", pois por mais pequenos que eles possam ser, eles percebem e sabem muito mais do que o que pensamos!
    Espero ter conseguido ajudar e não ter sido mais um "bitate"

    ResponderEliminar
  6. Olá lindas :)

    Para as birras matinais do
    "Eu não quero levar essa roupa"
    "Quero levar os outros sapatos"

    Ajuda se os habituarem sempre no dia anterior a preparar a roupa/calçado do dia seguinte... se houver birra é melhor que seja a essa hora que sempre se aguenta melhor do que de manhã cedo com a pressa antes de sair de casa!
    Também ajuda ver que a mamã faz o mesmo e também prepara a roupa no dia anterior, ela pode ajudar a mamã nessa tarefa e a mamã ajuda a princesa a escolher a dela... com calma e paciencia :)

    Bjinhos
    Su

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi exactamente o que fiz com a pirralha que na altura tinha 18 MESES e que cismava que queria ir de saia (quando na rua estavam 10 ABAIXO de zero!!!)!Nunca mais houve birras por causa da roupa!

      Eliminar
  7. Já segui a dica da Sara Morais, as viagens de Lisboa Porto, não é preciso dizer que são um martírio, pois não? (vá nem sempre, não vá Deus castigar-me...lol) Então é música alto e siga em frente, ele calasse e eu baixo o volume, por vezes resulta, outras nem por isso, mas por cá vamos tentando, as vezes com uma palmada no rabo, ou na mão, quando insistentemente decide atirar o guardanapo da mesa, ou os talheres para o chão, o próximo vai ser castigo, vai apreendes a custa dele, que daqui a pouco não conseguimos fazer nada deles...

    ResponderEliminar
  8. tinha mesmo que vir comentar!! a minah esta exactamente nesse nivel, so n sei se ja com 90 cm de gente... :)
    todos os dias levo as maos a cabeça, e pergunto me de onde tera saido aquele monstrinho (a) que me da cabo da cabeça! e birra para tudo, e porque acorda, e porque nao pego ao colo e porque pego, e porque nao e a colher ma so garfo...normalmente respiro (bufo mesmo) 3 ou 4 x, em ultimo recusro uma palmada, que as x ja vai tarde! nao levei tareia snem sou apologista mas de x em quando salta me a tampa (a mae entenda se) e vai de palmada...mas acho que nem isso vai...ai se a minha rica mae me ouvisse, e os tios e por ai...tudo pessoal que sabe muito de educar, e que dizem que assim nao pode ser, que quem manda sou eu e nao e ela...sim com isso concordo de resto...oh god mas ja se esqueceram do que e ter filhos na fase das birras???
    over...ja falei demais e pior, nao ajudei nada!

    bjs :)

    ResponderEliminar
  9. Ai SAV... a minha nem é das piores mas o meu conselho para ultrapassar isto é: TINTA! Sim TINTA para cobrir os cabelos brancos porque por muito que façamos eles estão a aparecer em força ehehehehe

    Beijocas grandes e estes desafios fazem parte... se fosse fácil não tinha piadinha nenhuma (digo eu para não desmoralizar) :D

    ResponderEliminar
  10. Nem me fales nisso... a minha tem uma diferença da tua de 4/5 dias por isso estão mesmo na mesma fase!!!! É birras por tudo e por nada... a palavra preferida é o "não" e tem um defeito que eu detesto... se é contrariada levanta logo a mão para bater em quem a contraria... e bate... e leva, e bate e leva e bate e leva e acaba por desistir. Não a espanco, antes que alguém me venha aqui acusar de maus tratos, mas quando tem de ser nem penso duas vezes, leva uma palmada e já está. Levei muitas e hoje dou o valor à educação que recebi! Estou na fase final da gravidez e a paciência anda pelas ruas da amargura!!! Ai se não fossem os avós acho que este mês enlouquecia!!!!!! Nunca mais começa a creche!!!! :) Paciência SAV, muita paciência... para ti e para mim... se souberes onde se arranja paciência à venda avisa... Beijinhos:)

    ResponderEliminar
  11. Ui, uso essa palavra tantas vezes ao dia. O meu conselho é "Não é não", não tenho filhos mas sou a única que o meu sobrinho respeita a valer e somos os melhores amigos. A nossa relação é fantástica, tem 7 anos mas desde pequeno sabe que não é não. Aliás, fui de férias com ele e a minha amiga disse que ele estava a precisar de uns dias comigo para ganhar tino nas birras.
    Não tenham vergonha das birras em plena rua, das birras na escola em frente às pessoas. É que não tenhas mesmo. Ela tem que aprender que tu és a mãe e sabes o que é melhor para ela. Dar escolhas é o melhor, ela tem que escolher entre duas opções, duas opções válidas porque és a mãe mas uma de entre as duas escolhida por ela. Trabalho de equipa. Eu sei que escola é diferente de casa mas é o que eu faço e já dei estes conselhos aos pais e foram funcionando. Dar e receber é a chave e ela tem bem idade para começar a aprender isso :) good luck!

    ResponderEliminar
  12. Não é certamente nada fácil, mas sei que não vais desistir porque amas a tua filha :)

    ResponderEliminar
  13. hahaha

    a Paula é cá das minhas :)
    quanto às fórmulas, não acredito nelas.

    criança sem birra é como Natal sem presentes e quem espera o contrário... ainda deve acreditar no Pai Natal :D

    ResponderEliminar
  14. Ouve...jà vão quase 8 anos e nem palmadas, nem castigos, nem nada de nada de nada! O feitiozinho é tramado! LOL Mas continuo em não querer desistir, pois abdicar nem pensar!!

    beijinhos

    ResponderEliminar

🦸‍♀️