quarta-feira, 30 de maio de 2012

Vamos falar de publicidade?

Correndo bastantes riscos de ser achincalhada por essa internet fora, hoje apetece-me opinar sobre este "buhhhh" assunto que é a publicidade nos blogs.

Todas sabemos que o mundo da publicidade está a mudar e cada vez mais estão a reconhecer o "poder" dos blogs. Estão apostar num meio que chega a cada vez mais pessoas. 
E aqui é que reside a polémica. 
Por essa blogosfera fora insurgem-se vozes que não concordam com este tipo de associação que não é leal para quem os lê, pois levam com opiniões que não são isentas somente porque lhes ofereceram um produto. 
Aqui concordo e discordo numa outra parte. 
Que existem blogs que não têm nenhuns critérios ao publicitar? Existem e muitos... que publicam cada press release que lhe chega à caixa de correio, verdade! Que são uma seca, verdade! 
Mas lá está, eu particularmente não gosto ver blogs sem substância, que nada escrevem que só usam o blog para um "copy, paste" mas isso sou eu. 
Estão erradas essas bloggers? Não! Cada um faz o que quer do seu blog. 
Nisto sou como as opiniões quando não gosto, fecho e já está! Não vou para lá destilar veneno só porque não concordo ou venho para aqui fazer dissertações porque aquele disse ou deixou de dizer... eu sou assim!

As pessoas são assim tão influenciadas pela opinião das bloggers? No fundo (muito destas publicidades) não são mais que a publicidade que as actrizes fazem a cremes e batons, bancos e automóveis. 
Será que questionam/criticam as caras públicas que dão a imagem para publicitar um creme anti rugas? Questionam se aquela pele é mesmo fruto daquele creme? Eu não! As moças andam no tapete vermelho com vestidos oferecidos ou emprestados e as respectivas jóias e estão erradas por isso?
Na rádio, cada vez mais falam de marcas e publicitam como se fossem conversas informais, vou dissertar sobre isso? Claro que não! E as revistas? Não deixo de comprar porque tem publicidade.
Eu tenho o meu bom senso, se quero comprar vou e tento formar a minha opinião. 

A minha caixa de email mais parece a revista Vogue ou a Cosmopolitan de tantas press releases e pedidos de parceria mas eu faço a minha selecção. Gosto de escrever livremente. Associo-me a marcas que me dizem algo e que eu gosto, falo delas quando acho que tenho de falar mas atenção: nem sempre o que é bom para mim é bom para vocês (é assim que encaro sempre).
Eu posso gostar muito e falar bem do champoo XPTO e a minha "crina" se dar às mil maravilhas e em vocês aquilo parecer mais cola de contacto. Falo da minha experiência, ponto.
Umas especificam que é um Publipost outras dizem que foram oferecidas, outras sonham com carteiras de marcas e sapatos e põem fotos (em 85% dos casos no meu blog).

Agora não me venham dizer que lá porque oferecem não se pode ter opinião isenta ou falar sobre o produto.
Já agora, oferecem-me uns bilhetes para um concerto não vou poder falar dele pois não sou isenta... ou então umas férias no Hotel de Design mas não posso falar sobre isso pois não sou isenta... 
Cada um só se deixa influenciar pelo que quer, somos todos crescidos, não?
As marcas estão erradas? Claro que não! Publicidade a baixo custo. As bloggers estão erradas? Não! Aproveitam o que lhe oferecem. As leitoras só têm que fazer uma triagem. Só! O poder está na vossa/nossa mão.

E por hoje era só, já tenho a rede levantada podem atirar as pedras.

28 comentários:

  1. Estou completamente de acordo!! :) Kiss**

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler o teu post hoje. Concordo com tudo, principalmente com a última parte. Eu faço reviews de alguns produtos que me dão, e nem sempre digo bem, só porque são oferta, senão não estava a ser sincera com a marca e com as minhas leitoras. Mas eu falo da minha experiência, para mim pode ter um efeito e nas leitoras outro, isso fica sempre ao critério de cada um. Kisses

    ResponderEliminar
  3. lololol, Grande post SAV
    Adorei

    ResponderEliminar
  4. Foste tão soft Satinhos, nada de achincalhamentos... Acho que muitos blogs perderam a essência, o que faço? Deixo de o ler. Cada um é livre de fazer o que quer. ;)

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, mas no meu caso não faço publicidade, porque não me apetece, ou seja, só falo daquilo que quero, mas não houve nenhuma marca por detrás com pedidos. Até porque até hoje sou inundada com press diáriamente, mas a abordagem irrita-me, chateia-me que me peçam para experimentar isto ou aquilo, sei lá eu porquê, acho que é aquela coisa da cobaia. São opções.

    Aquilo que não acho justo em alguns blogs é falarem deste ou daquele produto como quem não quer a coisa, mas estando mesmo a fazer publicidade, porque há falta de transparência. Em relação aqueles que já sabemos que é ao que se dedicam, como o Mini Saia, por exemplo, nunca vi ninguém atirar-se ao ar, afinal é completamente transparente e justo, é a sua finalidade e nunca enganou ninguém.

    Acho que não custa nada, fazer uma referência, olha, como nas revistas, a publicidade não é encapotada, e quando há lugar a uma reportagem sobre um artigo, é inserida numa rubrica "publireportagem", é mais justo, só isso. Nas televisões há separadores para o efeito, quem não quer, muda de canal.

    Claro que as pessoas só são influenciadas se assim o quiserem, afinal somos todos crescidos, mas ao menos que haja transparência, acho que é disso que se trata.

    Beijinhos para ti :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo integralmente.:)
    Mua mua.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo o que dizes... Se não gostam não leiam e cada um faz o que quer em sua "casa"

    ResponderEliminar
  8. ahahahahha ;) é uma estratégia e concordo contigo, cada um faz o que quer, como quer (dentro de algumas normas, claro)e não só nos blogs, como na Tv ou mesmo na imprensa temos que ser selectivos!
    Não digo que não ficarei, muitas vezes, com vontade de experimentar algo só porque alguém o deu a conhecer e falou da sua experiência mas, daí até ao acto de o fazer... ;)

    ResponderEliminar
  9. Ao ler este teu post lembrei-me de um que comentei há dias cujo tema era basicamente o mesmo. A blogger comentava que já não conseguia acreditar na opinião sobre vários produtos apresentados em vários blogs.
    Eis o meu comentário a esse post:

    "Mas temos de admitir que é uma forma de negócio e marketing como outra qualquer.
    Quando a Júlia Pinheiro ou a Fátima Lopes aparecem a fazer publicidade a iogurtes, não quer dizer que gostem deles. Apenas lhe pagaram por isso!
    Quem digo elas, digo o Futre com as plataformas, por exemplo e assim por diante.
    São pessoas contratadas pelas empresas para fazer pub aos produtos.
    Para essas empresas, sai muito mais barato a divulgação dos seus produtos assim, do que um anúncio na TV, por exemplo! E chega a milhões de pessoas.
    Tendo em conta que existem blogs com visita diários de milhões de seguidores (e quando digo seguidores, quero dizer pessoas que seguem mesmo o que as outras fazem e adoptam isso ao seu estilo de vida) é um bom negócio.

    Conclusão: Nunca saberemos se o produto é realmente bom, até o experimentarmos...e aí já eles venderam pelo menos 1 unidade!"

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post e concordo plenamente com o que escreveste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Concordo!
    Tenho pena que muita gente não pense assim e ache que as bloggers são umas "vendidas" a todas as marcas que aparecem, quando nem têm conhecimento de quantas ofertas recebem nem quais recusam e muito menos as que experimentam e não postam nada sobre o assunto porque simplesmente não gostaram do produto... E claro que os produtos não têm o mesmo efeito em todas as pessoas!

    ResponderEliminar
  12. Eu vou ser muito honesta..eu não consigo perceber porque é que essa questão causa tanta discussão! É que não percebo mesmo.
    As marcas fazem muito bem em procurar produtos alternativos.
    As pessoas que leem as opiniões sobre os produtos deverão fazer a sua triagem.
    Eu por exemplo já falei de determinadas marcas no blog... não são oferecidas, falei porque gostei do produto. Se por acaso fossem oferecidas e tivesse usado e tivesse uma opinião positiva porque motivo não a haveria de a partilhar?Quem não gosta do que lê passa ao post seguinte.É que e não consigo mesmo perceber em que é que consiste a discussão...

    ResponderEliminar
  13. certíssimo! Excelente perspectiva, bom artigo.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que escreveste muito bem, muito acertada!
    Esperamos que as pessoas tenham cabecinha para pensar e decidir os seus gostos por si, eu não tenho os meus leitores como parvos, muito pelo contrário!

    Falo de imensas marcas e produtos no meu blogue, a maioria da minha experiência ou escolha pessoal, sem press releases por trás. A verdade é que estamos rodeados de marcas e falar delas por sugestão ou espontaneamente vai dar ao mesmo, o impacto é o mesmo.

    Mas se calha um press release ir de encontro à minha preferência, ou ter a ver com algo que queira falar, óptimo, já fico com imagem e tudo!
    Depois há PRs que são de divulgação de campanhas, ofertas ou descontos e eu gosto de divulgar porque eu acredito no projecto, ou adoro uma pechincha e há mais quem goste.
    Quando me oferecem alguma coisa ou apresentam um projecto e pedem que divulgue, eu refiro a origem, e muito contente, quem me dera que oferecessem mais! Quem não gosta de receber coisas com as quais se identifica? Eu adoro!

    A verdade é que nunca me ofereceram algo de que não gostasse. Se algum dia isso acontecer, vou ter de ser sincera, ou então escrever a quem me enviou dizendo que não vou falar no produto deles porque não gostei e sugerir melhoras.

    É simples, sem espinhas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. :) este tema já foi por nós largamente explorado.
    a Mimi e a Mac disseram exactamente o que penso.

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo plenamente com aquilo que disseste. E tens toda a razão, se não gostamos de um determinado blogue por isto e por aquilo, é só fechar a janela e já está.

    ResponderEliminar
  17. Eu NÃO ACREDITO nas publicidades feitas pela Júlia Pinheiro, Fátima Lopes, nem tão pouco que o Cristiano Ronaldo combata a caspa (se é que tem) com aquele champô. Não é fácil enganar todo o mundo, mas a maioria talvez sim.

    ResponderEliminar
  18. Não tenho absolutamente nada contra publicidade em blogues, mas defendo que deve ser bem explícita. Coloquem no título, ou em etiqueta, que é publicidade... e a partir daí, tudo certo.

    ResponderEliminar
  19. Já agora que me lembrei, quando as revistas publicam artigos a falar sobre o artigo A ou B vocês conseguem identificar que se trata de post encomendado ou de simples jornalismo? Opinião de quem lá pôs os "chiantes", gostou e resolveu partilhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende, quando é alguém da redacção que foi testar os produtos, dos pontos que ressalta, consigo perceber se realmente testou o produto ou não; Quando é algo que vejo diariamente mesmo pelos blogs como: Adorei, é lindo, vão comprar, falta conteúdo e informações práticas e detalhadas do produto, não me convence.
      Há revistas que fazem questão de foto-reportar os detalhes e nestas, claro mesmo que seja para publicidade, eu sinto que tem mais um "Que" de jornalismo.

      Eliminar
  20. Saltos, peço desculpa mas em jornalismo há uma coisa chamada publi-reportagem, que deve ser assinalada. No Público, por exemplo, naquelas revistas que costuma trazer, já vi várias vezes artigos com a indicação de PUB, de publicidade. É assim que deveria ser. Se as revistas fazem isso? Não. Mas deviam.

    ResponderEliminar
  21. Olá,

    Confesso que conheci o teu blog hoje através da Su (Beleza q.b.), e seria impossível não o seguir, pois como disse no post da Su este foi sem dúvidas um dos posts mais educados,inteligentes e bem fundamentados que já li por toda esta internet sobre este assunto.

    Muitos parabéns por partilhares a tua opinião de uma forma tão educada.

    Beijinhos**
    LiliMakes

    ResponderEliminar
  22. Concordo SAV e acrescento, gosto de ver/ler opiniões de quem experimenta os produtos, principalmente aqueles que pretendo comprar. Claro que não confio em todas as opiniões mas confio em algumas e já me têm ajudado bastante, por isso não vejo qualquer mal em publicitarem nos blogs, pelo contrário!

    ResponderEliminar
  23. Concordo com tudo o que disseste. É tão simples!

    ResponderEliminar
  24. Fantástico! Os meus sinceros parabéns por este excelente post, por esta excelente opinião, da qual partilho na totalidade. Não conhecia o teu blog (que parva eu, eheeh) mas já sou fã!! Mais uma vez parabéns! Continua com o excelente trabalho*

    Beijinhos.
    http://re-makemeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Parabéns, eu sinto que poderia ter sido a escrever este post, pois é exactamente o que sinto e até acrescentaria mais...

    Acho para além de tudo o que escreveu, o importante é também saber qual é a finalidade do blog, o mesmo seria numa revista, comprar uma revista relacionada com o hipismo e desportos com cavalo e de repente ler um artigo publicidade sobre maquiagem eu ficava um pouco apreensiva.
    Há blogs disso e daquilo e há blogs de tudo um pouco (normalmente oiço sempre as pessoas dizerem: Ai eu não sigo/não gosto destes blogs que falam de tudo, não percebo porque), se falar da are que conheço melhor, os blogs de beleza, cuja finalidade é dar a conhecer produtos de beleza, as novidades, os novos lançamentos, fazer revisões (detalhadas, principalmente com muita fotos a tentar realmente comprovar a veracidade das afirmações acerca do mesmo, acho que aqui está toda a diferença entre um post "olha é lindo maravilhoso, adoro vão comprar" entre " a embalagem diz que faz isso, mas como podem ver nas fotos, realmente faz/não faz) não vejo mesmo de todo nenhum mal em mostrar todas as press relacionadas com o assunto, até porque, o que dá para mim, não dá para outra pessoa e vice-versa, acho que quando a finalidade do blog é mesmo essa, publicitar, dar opinião, quando gostamos e acreditamos, não vejo mal, e como eu costumo dizer, aquilo que eu faço no meu blog só me diz respeito à mim e aos meus leitores, o que fazem em blogs alheios me passam ao lado.

    Até pouco tempo atrás não compreendia o porque de darem tanta importância à este assunto e de tudo o que tenho lido e absorvido acho que o problema não é nosso enquanto bloggers e sim de quem envia as press e oferece algo em troca, pois na maioria das vezes não escolhem os blogs pela opinião e trabalho mas sim pelos números, que depois para quem lê acaba por generalizar todos os blogs e dizem que a opinião "patrocinada" não conta, pelo mau trabalho de uns generalizam à todos e retiram oportunidades à quem merece.

    Mais uma vez parabéns.

    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

28 comentários:

  1. Estou completamente de acordo!! :) Kiss**

    ResponderEliminar
  2. Gostei de ler o teu post hoje. Concordo com tudo, principalmente com a última parte. Eu faço reviews de alguns produtos que me dão, e nem sempre digo bem, só porque são oferta, senão não estava a ser sincera com a marca e com as minhas leitoras. Mas eu falo da minha experiência, para mim pode ter um efeito e nas leitoras outro, isso fica sempre ao critério de cada um. Kisses

    ResponderEliminar
  3. lololol, Grande post SAV
    Adorei

    ResponderEliminar
  4. Foste tão soft Satinhos, nada de achincalhamentos... Acho que muitos blogs perderam a essência, o que faço? Deixo de o ler. Cada um é livre de fazer o que quer. ;)

    ResponderEliminar
  5. Concordo contigo, mas no meu caso não faço publicidade, porque não me apetece, ou seja, só falo daquilo que quero, mas não houve nenhuma marca por detrás com pedidos. Até porque até hoje sou inundada com press diáriamente, mas a abordagem irrita-me, chateia-me que me peçam para experimentar isto ou aquilo, sei lá eu porquê, acho que é aquela coisa da cobaia. São opções.

    Aquilo que não acho justo em alguns blogs é falarem deste ou daquele produto como quem não quer a coisa, mas estando mesmo a fazer publicidade, porque há falta de transparência. Em relação aqueles que já sabemos que é ao que se dedicam, como o Mini Saia, por exemplo, nunca vi ninguém atirar-se ao ar, afinal é completamente transparente e justo, é a sua finalidade e nunca enganou ninguém.

    Acho que não custa nada, fazer uma referência, olha, como nas revistas, a publicidade não é encapotada, e quando há lugar a uma reportagem sobre um artigo, é inserida numa rubrica "publireportagem", é mais justo, só isso. Nas televisões há separadores para o efeito, quem não quer, muda de canal.

    Claro que as pessoas só são influenciadas se assim o quiserem, afinal somos todos crescidos, mas ao menos que haja transparência, acho que é disso que se trata.

    Beijinhos para ti :)

    ResponderEliminar
  6. Concordo contigo integralmente.:)
    Mua mua.

    ResponderEliminar
  7. Concordo com tudo o que dizes... Se não gostam não leiam e cada um faz o que quer em sua "casa"

    ResponderEliminar
  8. ahahahahha ;) é uma estratégia e concordo contigo, cada um faz o que quer, como quer (dentro de algumas normas, claro)e não só nos blogs, como na Tv ou mesmo na imprensa temos que ser selectivos!
    Não digo que não ficarei, muitas vezes, com vontade de experimentar algo só porque alguém o deu a conhecer e falou da sua experiência mas, daí até ao acto de o fazer... ;)

    ResponderEliminar
  9. Ao ler este teu post lembrei-me de um que comentei há dias cujo tema era basicamente o mesmo. A blogger comentava que já não conseguia acreditar na opinião sobre vários produtos apresentados em vários blogs.
    Eis o meu comentário a esse post:

    "Mas temos de admitir que é uma forma de negócio e marketing como outra qualquer.
    Quando a Júlia Pinheiro ou a Fátima Lopes aparecem a fazer publicidade a iogurtes, não quer dizer que gostem deles. Apenas lhe pagaram por isso!
    Quem digo elas, digo o Futre com as plataformas, por exemplo e assim por diante.
    São pessoas contratadas pelas empresas para fazer pub aos produtos.
    Para essas empresas, sai muito mais barato a divulgação dos seus produtos assim, do que um anúncio na TV, por exemplo! E chega a milhões de pessoas.
    Tendo em conta que existem blogs com visita diários de milhões de seguidores (e quando digo seguidores, quero dizer pessoas que seguem mesmo o que as outras fazem e adoptam isso ao seu estilo de vida) é um bom negócio.

    Conclusão: Nunca saberemos se o produto é realmente bom, até o experimentarmos...e aí já eles venderam pelo menos 1 unidade!"

    ResponderEliminar
  10. Adorei o post e concordo plenamente com o que escreveste.
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Concordo!
    Tenho pena que muita gente não pense assim e ache que as bloggers são umas "vendidas" a todas as marcas que aparecem, quando nem têm conhecimento de quantas ofertas recebem nem quais recusam e muito menos as que experimentam e não postam nada sobre o assunto porque simplesmente não gostaram do produto... E claro que os produtos não têm o mesmo efeito em todas as pessoas!

    ResponderEliminar
  12. Eu vou ser muito honesta..eu não consigo perceber porque é que essa questão causa tanta discussão! É que não percebo mesmo.
    As marcas fazem muito bem em procurar produtos alternativos.
    As pessoas que leem as opiniões sobre os produtos deverão fazer a sua triagem.
    Eu por exemplo já falei de determinadas marcas no blog... não são oferecidas, falei porque gostei do produto. Se por acaso fossem oferecidas e tivesse usado e tivesse uma opinião positiva porque motivo não a haveria de a partilhar?Quem não gosta do que lê passa ao post seguinte.É que e não consigo mesmo perceber em que é que consiste a discussão...

    ResponderEliminar
  13. certíssimo! Excelente perspectiva, bom artigo.

    ResponderEliminar
  14. Eu acho que escreveste muito bem, muito acertada!
    Esperamos que as pessoas tenham cabecinha para pensar e decidir os seus gostos por si, eu não tenho os meus leitores como parvos, muito pelo contrário!

    Falo de imensas marcas e produtos no meu blogue, a maioria da minha experiência ou escolha pessoal, sem press releases por trás. A verdade é que estamos rodeados de marcas e falar delas por sugestão ou espontaneamente vai dar ao mesmo, o impacto é o mesmo.

    Mas se calha um press release ir de encontro à minha preferência, ou ter a ver com algo que queira falar, óptimo, já fico com imagem e tudo!
    Depois há PRs que são de divulgação de campanhas, ofertas ou descontos e eu gosto de divulgar porque eu acredito no projecto, ou adoro uma pechincha e há mais quem goste.
    Quando me oferecem alguma coisa ou apresentam um projecto e pedem que divulgue, eu refiro a origem, e muito contente, quem me dera que oferecessem mais! Quem não gosta de receber coisas com as quais se identifica? Eu adoro!

    A verdade é que nunca me ofereceram algo de que não gostasse. Se algum dia isso acontecer, vou ter de ser sincera, ou então escrever a quem me enviou dizendo que não vou falar no produto deles porque não gostei e sugerir melhoras.

    É simples, sem espinhas...

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  15. :) este tema já foi por nós largamente explorado.
    a Mimi e a Mac disseram exactamente o que penso.

    ResponderEliminar
  16. Eu concordo plenamente com aquilo que disseste. E tens toda a razão, se não gostamos de um determinado blogue por isto e por aquilo, é só fechar a janela e já está.

    ResponderEliminar
  17. Eu NÃO ACREDITO nas publicidades feitas pela Júlia Pinheiro, Fátima Lopes, nem tão pouco que o Cristiano Ronaldo combata a caspa (se é que tem) com aquele champô. Não é fácil enganar todo o mundo, mas a maioria talvez sim.

    ResponderEliminar
  18. Não tenho absolutamente nada contra publicidade em blogues, mas defendo que deve ser bem explícita. Coloquem no título, ou em etiqueta, que é publicidade... e a partir daí, tudo certo.

    ResponderEliminar
  19. Já agora que me lembrei, quando as revistas publicam artigos a falar sobre o artigo A ou B vocês conseguem identificar que se trata de post encomendado ou de simples jornalismo? Opinião de quem lá pôs os "chiantes", gostou e resolveu partilhar?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depende, quando é alguém da redacção que foi testar os produtos, dos pontos que ressalta, consigo perceber se realmente testou o produto ou não; Quando é algo que vejo diariamente mesmo pelos blogs como: Adorei, é lindo, vão comprar, falta conteúdo e informações práticas e detalhadas do produto, não me convence.
      Há revistas que fazem questão de foto-reportar os detalhes e nestas, claro mesmo que seja para publicidade, eu sinto que tem mais um "Que" de jornalismo.

      Eliminar
  20. Saltos, peço desculpa mas em jornalismo há uma coisa chamada publi-reportagem, que deve ser assinalada. No Público, por exemplo, naquelas revistas que costuma trazer, já vi várias vezes artigos com a indicação de PUB, de publicidade. É assim que deveria ser. Se as revistas fazem isso? Não. Mas deviam.

    ResponderEliminar
  21. Olá,

    Confesso que conheci o teu blog hoje através da Su (Beleza q.b.), e seria impossível não o seguir, pois como disse no post da Su este foi sem dúvidas um dos posts mais educados,inteligentes e bem fundamentados que já li por toda esta internet sobre este assunto.

    Muitos parabéns por partilhares a tua opinião de uma forma tão educada.

    Beijinhos**
    LiliMakes

    ResponderEliminar
  22. Concordo SAV e acrescento, gosto de ver/ler opiniões de quem experimenta os produtos, principalmente aqueles que pretendo comprar. Claro que não confio em todas as opiniões mas confio em algumas e já me têm ajudado bastante, por isso não vejo qualquer mal em publicitarem nos blogs, pelo contrário!

    ResponderEliminar
  23. Concordo com tudo o que disseste. É tão simples!

    ResponderEliminar
  24. Fantástico! Os meus sinceros parabéns por este excelente post, por esta excelente opinião, da qual partilho na totalidade. Não conhecia o teu blog (que parva eu, eheeh) mas já sou fã!! Mais uma vez parabéns! Continua com o excelente trabalho*

    Beijinhos.
    http://re-makemeup.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  25. Parabéns, eu sinto que poderia ter sido a escrever este post, pois é exactamente o que sinto e até acrescentaria mais...

    Acho para além de tudo o que escreveu, o importante é também saber qual é a finalidade do blog, o mesmo seria numa revista, comprar uma revista relacionada com o hipismo e desportos com cavalo e de repente ler um artigo publicidade sobre maquiagem eu ficava um pouco apreensiva.
    Há blogs disso e daquilo e há blogs de tudo um pouco (normalmente oiço sempre as pessoas dizerem: Ai eu não sigo/não gosto destes blogs que falam de tudo, não percebo porque), se falar da are que conheço melhor, os blogs de beleza, cuja finalidade é dar a conhecer produtos de beleza, as novidades, os novos lançamentos, fazer revisões (detalhadas, principalmente com muita fotos a tentar realmente comprovar a veracidade das afirmações acerca do mesmo, acho que aqui está toda a diferença entre um post "olha é lindo maravilhoso, adoro vão comprar" entre " a embalagem diz que faz isso, mas como podem ver nas fotos, realmente faz/não faz) não vejo mesmo de todo nenhum mal em mostrar todas as press relacionadas com o assunto, até porque, o que dá para mim, não dá para outra pessoa e vice-versa, acho que quando a finalidade do blog é mesmo essa, publicitar, dar opinião, quando gostamos e acreditamos, não vejo mal, e como eu costumo dizer, aquilo que eu faço no meu blog só me diz respeito à mim e aos meus leitores, o que fazem em blogs alheios me passam ao lado.

    Até pouco tempo atrás não compreendia o porque de darem tanta importância à este assunto e de tudo o que tenho lido e absorvido acho que o problema não é nosso enquanto bloggers e sim de quem envia as press e oferece algo em troca, pois na maioria das vezes não escolhem os blogs pela opinião e trabalho mas sim pelos números, que depois para quem lê acaba por generalizar todos os blogs e dizem que a opinião "patrocinada" não conta, pelo mau trabalho de uns generalizam à todos e retiram oportunidades à quem merece.

    Mais uma vez parabéns.

    Beijinho e boa semana.

    ResponderEliminar

🦸‍♀️