terça-feira, 1 de março de 2011

Testamento aos peixinhos...

Já estive para escrever este post há imenso muito, mas por uma razão ou por outra, ficava sempre na gaveta.

Isto da internet e da criação de blogs veio sem dúvida revolucionar a maneira como encaramos o mundo e a informação em si. Ainda hoje, não precisei de ver a cerimónia dos óscares para saber o que lá se passou ou que indumentárias as lady´s levaram na dita festa da entrega das estatuetas.
Uns blogs têm informação a mais, outros a menos e ainda outros, que não têm interesse na perspectiva de alguns leitores. Há de tudo como na Farmácia.
E como na vida tudo é por "ondas", andou uma fase que choviam comentários anónimos com insultos gratuitos, de pessoas que só podem não ter o mínimo de respeito por si próprios; pois de outra forma nunca o fariam assim gratuitamente a alguém que simplesmente escreve um blog. Sem dúvida que o respeito começa em nós e só depois, o conseguimos ter e partilhar com os outros.
Mas como se costuma dizer: "os cães ladram e a caravana passa" fomos evoluindo (ou não) para uma forma mais retocada de critica. Pessoas anónimas que decidem criar blogs em jeito de sátira (conceito infelizmente desconhecido de muitos desses blogs) em que somente constroem posts em critica/sátira a outros blogs. São opções!

Esta nova forma de critica, apesar de muito apreciada por muitos, no meu ponto de vista é daqueles assuntos, que antes de mais, podem se tornar num caso sério!
Poderão chamar radical a minha opinião mas em muitos casos apelidarei de uma espécie de "bullying" virtual. Não sabemos quem é que está por detrás de um blog, se é alguém que no momento está mais frágil ou se consegue lidar da melhor forma com este tipo de "julgamentos de valores" que muitas vezes são feitos nestes tipo de blogs.
Claro que num blog escrevemos o que queremos e nem sempre podemos garantir que aquilo que lemos corresponde à verdade daquela blogger, mas pode ser a verdade que gostariam de ter ou ser... e quem pode criticar? Ninguém! Isto é simplesmente, uma página criada por alguém que decide partilhar o que pensa, o que gosta ou que gostaria de fazer ou ter!

Imagino muitas vezes as pessoas que escrevem este tipo de critica (como de certeza já tentaram me imaginar a mim) alguém sem qualquer "mancha" no passado, uma vida tranquila e uma rotina estabelecida que simplesmente se lembrou de um dia criar um blog onde criticava os blogs que já visitava anteriormente! Nada mais que isto. Um escape à sua realidade que poderá ser (ou não) incompatível com aquilo que algum dia ambicionaram.

Não vos vou dizer que a primeira vez, há uns tempos atrás, quando descobri esse mundo em que tinha sido contemplada com uns belos posts sobre o meu blog (e sempre sobre o meu blog pois de mim pouco podem dizer) fiquei com raiva e triste pela critica gratuita sobre alguém que não conhecem e que nunca conhecerão na sua verdadeira personalidade. Mas como em tudo na minha vida eu relativizo e só dou importância ao que verdadeiramente merece, fechei o blog e disse a mim mesma que há coisas que não valem a pena! Uma bela critica construtiva é sempre bem vinda, este género em nada contribui para a minha felicidade. Não mais lá voltei, assim como aos outros blogs do género que foram aparecendo desde daí.

Cada um tem o seu espaço mas esse tipo de m2 não me agrada, por isso não visito. Sou assim com tudo na vida, não gosto não volto. Ponto.
Talvez seja o preço da "fama" (desta fama parva de um numero XPTO de visitas e de um suposto sucesso).
Escrevo o que quero e quando quero. Não quero fazer fortuna com o meu blog, nem sequer quero escrever um livro, não sou uma "opinion maker" nem quero ser, a minha escrita não é modelo, nem quer ser (é uma escrita livre que nem sempre acerta na construção)... podia estar a explicar as condicionantes em que muitas vezes escrevo... mas não vale a pena! É a minha escrita, as minhas opiniões na minha casa! Isto é um blog, nada mais que um blog!

Não gosto de falar sobre este tema pois é a mesma coisa que "pregar para os peixinhos" mas não podia deixar de opinar sobre este assunto! E viva a Liberdade de Expressão!! Se é assim que se pode chamar...

15 comentários:

  1. Muito bem .
    Assim é que se fala.
    :D

    ResponderEliminar
  2. Ora e aqui está um post, onde muita boa gente deviria por os olhinhos e ver bem o que aqui se diz... 8)

    ResponderEliminar
  3. Não poderia deixar de concordar contigo SAV =) Já o disse e torno a dizer que a Internet e o mundo dos blogs têm espaço para todos e que se vivêssemos num mundo justo não havia este tipo de críticas infundadas! Mas as vezes toca-nos =(, o que podemos fazer é não ligar demasiado ! =) Bom ponto de vista sav, espero que esteja tudo bom contigo e com a família !!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ainda só tive o (Des)prazer de me cruzar com um desses blogs que é dirigido a apenas uma blogger.
    Concordo com todas as tuas palavras e acredito que de facto estas pessoas, que escrevem estes blogs ou estes comentários anónimos são pessoas menos felizes na sua vida, que possivelmente nunca conseguiram a atenção e a tal fama a que te referes, da forma tradicionalmente considerada normal, e por isso acabam por ir pelo caminho mais fácil e o que infelizmente no nosso pais tem sempre sucesso: O da critica barata e muitas vezes, para não dizer sempre, infundada e mesquinha!
    Que tenhas um dia sorridente e que estas pessoas não te impeçam nunca de continuares a escrever neste teu espaço agradável!

    ResponderEliminar
  5. Olha, eu não sou um peixinho :P e li tudo com muita atenção. Descobri recentemente esse conceito de blog de sátira (ou hate blog?) através de outro blog e descobri lá posts que "satirizavam" o teu blog e outros que acompanho. Descobri esse conceito recentemente porque, como sabes, tenho andado um pouco arredada deste meio...
    Se por vezes acho graça às sátiras, tenho de ser sincera, por outro lado acho certas "críticas" demasiado mordazes, ferozes mesmo, principalmente quando falamos de pessoas que não conhecemos... quando se falam de sentimentos, por exemplo. Aí estou 100% de acordo contigo: trata-se de bullying virtual! Porque eu tento pôr-me no lugar de quem está a ser vítima daquele post... e acho que ia ficar muito chateada.

    Mas como tu dizes, os cães ladram e a caravana passa: bola para a frente! Tu és quem és e, como bem referes, escreves o que bem te apetece. É esta a liberdade que a blogoesfera tem!

    Beijo grande!
    (e desculpa o testamento!)

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Concordo com o que dizes, não entendo o que motiva as pessoas a criarem blogs com o intuito de criticarem outros (que se calhar até gostam e são seguidores).
    Na minha opinião, se não gosto de determinado blog, não volto lá - é simples não há necessidade de criticar ou de enviar comentários maldosos.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Oh querida SAV...eu entendo-te perfeitamente, mas sabes, acho que a dimensão dos comentadores anónimos e da maldade expressa em determinado blog, é proporcional à sua fama e à importância que o mesmo tem.

    ResponderEliminar
  8. Ora bem...

    Onde se assina mesmo? ;)

    **

    ResponderEliminar
  9. :)

    deixei de seguir alguns blogs quando deixaram de ser do meu agrado... comecei a seguir outros...
    reparei que existem muitos blogs que são cópias de cópias de cópias de outros blogs... e depois também há os hate-blogs...
    Como disseste, e muito bem, há de tudo, como na farmácia...
    Resta a cada um de nós escolher o que lê, escrever o que apetecer... e não se melindrar com o que escrevem sobre os bloggers... um blog é um blog, não é uma pessoa e o que é apresentado no blog, muitas vezes nem tem qualquer semelhança com o(a) autor(a)...

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Se isto é um testamento aos peixinhos, eu prefiro mandar-lhes um arpão. Enferrujado...

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso do teu post e reflecte de facto muita coisa que para aí anda; por acaso ainda não me tinha apercebido que andam por aí blogs com o intuito de criticar e defraudar outros, mas já tentaram comigo uma situação semelhante com comentários anónimos.
    Sei de onde partiram, pois no meu blog sou eu própria, falo do que me apetece e também de experiências da minha vida...e alguém se sentiu atingido.
    Ignoro, não estou nem aí...não vale a pena.

    Mas gostei muito daquilo que disseste e subscrevo.

    BE

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo. Esta é a tua casa, fazes o que queres.
    Seres satirizada ou "mal falada" noutra casa, não te deve afectar e muito bem.
    Aposto que todas nós já fomos "mal faladas" em casa dos nossos vizinhos. É para o lado que durmo melhor!

    ResponderEliminar
  13. como em tudo, há que saber escolher, filtrar o que queremos e não queremos conhecer e aprofundar.
    e nessa altura, tudo o que é dispensável, passa-nos ao lado.
    beijooooo

    ResponderEliminar
  14. Não podia estar mais de acordo ctg SAV! Felizmente nunca me deparei com esse tipo de blogues e ainda bem para não contribuir para um maior número de visitas,para não julgarem que estão a ter sucesso. Não conheço a realidade de que falas, apesar de há muito ler sobre isso "amor é um lugar estranho" é um dos blogues em que "presenciei" e tive pena de ter estado em risco. Não esqueçamos de que os blogues são como na vida real,mas por aqui as pessoas escondem-se através do anonimato e isso só lhes dá uma porta aberta para ter atitudes desprezíveis. Lembra-te das tuas seguidoras e por favor,não penses em cancelar o blogue por causa de gente dessa!!!

    ResponderEliminar

🦸‍♀️

15 comentários:

  1. Muito bem .
    Assim é que se fala.
    :D

    ResponderEliminar
  2. Ora e aqui está um post, onde muita boa gente deviria por os olhinhos e ver bem o que aqui se diz... 8)

    ResponderEliminar
  3. Não poderia deixar de concordar contigo SAV =) Já o disse e torno a dizer que a Internet e o mundo dos blogs têm espaço para todos e que se vivêssemos num mundo justo não havia este tipo de críticas infundadas! Mas as vezes toca-nos =(, o que podemos fazer é não ligar demasiado ! =) Bom ponto de vista sav, espero que esteja tudo bom contigo e com a família !!

    ResponderEliminar
  4. Por acaso ainda só tive o (Des)prazer de me cruzar com um desses blogs que é dirigido a apenas uma blogger.
    Concordo com todas as tuas palavras e acredito que de facto estas pessoas, que escrevem estes blogs ou estes comentários anónimos são pessoas menos felizes na sua vida, que possivelmente nunca conseguiram a atenção e a tal fama a que te referes, da forma tradicionalmente considerada normal, e por isso acabam por ir pelo caminho mais fácil e o que infelizmente no nosso pais tem sempre sucesso: O da critica barata e muitas vezes, para não dizer sempre, infundada e mesquinha!
    Que tenhas um dia sorridente e que estas pessoas não te impeçam nunca de continuares a escrever neste teu espaço agradável!

    ResponderEliminar
  5. Olha, eu não sou um peixinho :P e li tudo com muita atenção. Descobri recentemente esse conceito de blog de sátira (ou hate blog?) através de outro blog e descobri lá posts que "satirizavam" o teu blog e outros que acompanho. Descobri esse conceito recentemente porque, como sabes, tenho andado um pouco arredada deste meio...
    Se por vezes acho graça às sátiras, tenho de ser sincera, por outro lado acho certas "críticas" demasiado mordazes, ferozes mesmo, principalmente quando falamos de pessoas que não conhecemos... quando se falam de sentimentos, por exemplo. Aí estou 100% de acordo contigo: trata-se de bullying virtual! Porque eu tento pôr-me no lugar de quem está a ser vítima daquele post... e acho que ia ficar muito chateada.

    Mas como tu dizes, os cães ladram e a caravana passa: bola para a frente! Tu és quem és e, como bem referes, escreves o que bem te apetece. É esta a liberdade que a blogoesfera tem!

    Beijo grande!
    (e desculpa o testamento!)

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Concordo com o que dizes, não entendo o que motiva as pessoas a criarem blogs com o intuito de criticarem outros (que se calhar até gostam e são seguidores).
    Na minha opinião, se não gosto de determinado blog, não volto lá - é simples não há necessidade de criticar ou de enviar comentários maldosos.
    Bj

    ResponderEliminar
  7. Oh querida SAV...eu entendo-te perfeitamente, mas sabes, acho que a dimensão dos comentadores anónimos e da maldade expressa em determinado blog, é proporcional à sua fama e à importância que o mesmo tem.

    ResponderEliminar
  8. Ora bem...

    Onde se assina mesmo? ;)

    **

    ResponderEliminar
  9. :)

    deixei de seguir alguns blogs quando deixaram de ser do meu agrado... comecei a seguir outros...
    reparei que existem muitos blogs que são cópias de cópias de cópias de outros blogs... e depois também há os hate-blogs...
    Como disseste, e muito bem, há de tudo, como na farmácia...
    Resta a cada um de nós escolher o que lê, escrever o que apetecer... e não se melindrar com o que escrevem sobre os bloggers... um blog é um blog, não é uma pessoa e o que é apresentado no blog, muitas vezes nem tem qualquer semelhança com o(a) autor(a)...

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
  10. Se isto é um testamento aos peixinhos, eu prefiro mandar-lhes um arpão. Enferrujado...

    ResponderEliminar
  11. Gostei imenso do teu post e reflecte de facto muita coisa que para aí anda; por acaso ainda não me tinha apercebido que andam por aí blogs com o intuito de criticar e defraudar outros, mas já tentaram comigo uma situação semelhante com comentários anónimos.
    Sei de onde partiram, pois no meu blog sou eu própria, falo do que me apetece e também de experiências da minha vida...e alguém se sentiu atingido.
    Ignoro, não estou nem aí...não vale a pena.

    Mas gostei muito daquilo que disseste e subscrevo.

    BE

    ResponderEliminar
  12. Concordo contigo. Esta é a tua casa, fazes o que queres.
    Seres satirizada ou "mal falada" noutra casa, não te deve afectar e muito bem.
    Aposto que todas nós já fomos "mal faladas" em casa dos nossos vizinhos. É para o lado que durmo melhor!

    ResponderEliminar
  13. como em tudo, há que saber escolher, filtrar o que queremos e não queremos conhecer e aprofundar.
    e nessa altura, tudo o que é dispensável, passa-nos ao lado.
    beijooooo

    ResponderEliminar
  14. Não podia estar mais de acordo ctg SAV! Felizmente nunca me deparei com esse tipo de blogues e ainda bem para não contribuir para um maior número de visitas,para não julgarem que estão a ter sucesso. Não conheço a realidade de que falas, apesar de há muito ler sobre isso "amor é um lugar estranho" é um dos blogues em que "presenciei" e tive pena de ter estado em risco. Não esqueçamos de que os blogues são como na vida real,mas por aqui as pessoas escondem-se através do anonimato e isso só lhes dá uma porta aberta para ter atitudes desprezíveis. Lembra-te das tuas seguidoras e por favor,não penses em cancelar o blogue por causa de gente dessa!!!

    ResponderEliminar

🦸‍♀️