Não li o livro, mas já o J. já me tinha falado da intensidade.Saiu agora em filme e decidimos ir ver. É forte!! E as criticas foram durissimas com o filme. Mas realmente é um filme que nos faz pensar, não na cegueira em si mas na nossa "cegueira" que apesar de conseguir observar, quase nunca Vemos.
É preciso ver para além das imagens do filme ou das palavras do livro. ADOREI o filme!
Um resumo para quem ainda não viu:
"O romance aborda a emergência de uma inédita praga de uma repentina cegueira abatendo uma cidade não identificada, inexplicável e incurável. Tal "cegueira branca" — assim nomeada pois as pessoas infectadas percebem em seus olhos nada mais que uma superfície leitosa — manifesta-se primeiramente em um homem sentado no trânsito e, lentamente, se espalha pelo país. Aos poucos, todos acabam cegos e reduzidos, pela obscuridade, a meros seres lutando por seus instintos. À medida que os afectados pela epidemia são colocados em quarentena, em condições desumanas, e os serviços estatais começam a falhar, a trama segue a mulher de um médico, a única pessoa que não é afectada pela doença que cega todos os outros.
O romance nos mostra o desmoronar completo da sociedade que, por causa da cegueira, perde tudo aquilo que considera como civilização e, (tal como em A Peste, de Albert Camus) mais que comentar as facetas básicas da natureza humana à medida que elas emergem numa crise de epidemia, Ensaio sobre a cegueira mostra a profunda humanidade dos que são obrigados a confiar uns nos outros quando os seus sentidos físicos os deixam. O brilho branco da cegueira ilumina as percepções das personagens principais, e a história torna-se não só um registro da sobrevivência física das multidões cegas, mas também das suas vidas espirituais e da dignidade que tentam manter. Mais do que olhar, importa reparar no outro. Só dessa forma o homem se humaniza novamente.
Na contracapa: "Se puderes olhar, vê. Se podes ver, repara.", citado do "Livro dos conselhos", de El-Rei Dom Duarte."
Não gosto do Saramago, assumo, e como tal faço questão de poupar dinheiro com este filme. Em todo o caso, acho que a cegueira já está bem presente no nosso meio...
ResponderEliminarBeijoca!
tenho um desafio à tua espera no meu cantinho!
ResponderEliminarhumm...eu ainda não vi,mas também não tenho vontade, sou sincera
ResponderEliminarnão gosto da maneira de escrever do sr saramago... no entanto já vou a meio do livro :P adoro a ideia, a "historia", a critica que o livro conta, e estou a fazer um esforço enorme para ler o livro porque pronto, a maneira do sr escrever irrita-me os poucos neurónios... não gastei dinheiro nele e sou uma pessoa curiosa, só depois de ler é que posso dizer mal ou bem, e até agora, muito bem :P vale mesmo a pena ler :)
ResponderEliminarÉ fantástico não é? Eu adorei!!
ResponderEliminarEu li o livro ja ha alguns anos e adorei...confesso que foi o unico que gostei dele!
ResponderEliminarMas acontece-me sempre o mesmo quando gosto muito de um livro nunca acho que o filme lhe chegue aos calcanhares, a excepcao do 'Notebook'... mas vou fazer por ver porque o tema do livro e muito interessante e tenho alguma curiosidade em ver como foi absorvido pelos actores!